Pergunta

Caros,
Atualmente eu gasto aproximadamente R$500,00/mes de gasolina com o Astra, sendo que eu o utilizo para viagens para o interior semanalmente. Desta forma, pretendo manter este veiculo no interior com a minha esposa, pois ela roda muito pouco e desejo trocar o Gol (sem ar-condicionado) por um carro que atenda-me no dia-a-dia levando em consideracao o conforto e economia.

Estou pensando em um pickup Strada, semi-nova e colocar um kit de gas. Sendo assim seguem as minhas duvidas:

1) Esta pickup foi teve o seu visual renovado em 2001 ou 2002?
2) A versao Working 1.5, utiliza aquele velho motor da fiat que equipava os primeiros Palios EL 1.5 ?
3) E legal acoplar dois cilindros de Gás na caçamba deste carro?
4) Caso eu opte por um novo, como fica a questao da garantia se eu converte-lo para gas ?
5) Desde quando é utlizado o motor 1.6 nesta pickup e qual a diferença desta motorizacao no modelo 2001 e 2002

Agradeço antecipdamente pela colaboração.

Tébio Neves.

Resposta

Prezado Tébio,

Vejamos se conseguimos atender aos seus questionamentos:

A Fita lançou a família de Pickup Strada em 24 de outubro de 98, com as versões Working e LX (básica e top de linha).

A versão Working era equipada com motor 1.5 mpi de 76CV. A LX era ofertada com motor italiano do Palio 1.6 16V (106CV).

Fonte: Revista Auto Esporte Edição 402 novembro de 98.

Em maio de 99 a versão cabine estendida transformou a Strada numa campeã de vendas do segmento representando mais de 35% deste segmento. Esta linha era oferecida com 4 modelos:

# Working 1.5
# Working 1.6 16V
# LX 1.6 16V
# Adventure 1.6 16V

Fonte: Revista Motor Show Abril de 2002, que apresentava uma reportagem da nova Saveiro de cabine estendida, feita por uma revenda da marca VW.

Em junho de 2001 a revista Auto Esporte, edição 434 traz matéria referenciando a nova cara da família Strada, ou seja, a reestilização ocorreu em 2001.

Ainda neste momento a Strada era ofertada com dois motores: 1.5 e 1.6 16V.

De acordo com estas informações o motor 1.6 disponibilizado na linha Strada, sempre foi o 16V de 106 CV.

Recentemente a Fiat anunciou a descontinuidade destes dois motores à passa a oferecer a versão Strada com motor 1.3 e pelo motor 1.8 da Empresa Power Train. Esta Empresa representa uma joint venture entre GM e Fiat e irá produzir um motor 1.8 de 103 CV para a Fiat. Este mesmo motor é utilizado no GM Meriva, mas só com 102 CV.

Em relação ao motor 1.3 não consegui descobrir se será o de 8V (67CV) ou de 16V de 80CV. Estes dois motores estão disponíveis na linha Palio e acredito que para a Strada a opção pela maior potência será a adotada.

Opção a gás:

Infelizmente somos contrários a qualquer alteração na originalidade de um veículo. A conversão a gás só se justifica para aqueles carros que possuem motorização com grande consumo, ou seja, os grandes picapes com motores de 6 ou 8 cilindros.

Num determinado evento da industria automotiva, um ouvinte perguntou a um dirigente de montadora, porque os fabricantes não lançavam sues produtos com a opção de GLP de fábrica. Resposta: antes da decisão do fabricante, precisa o Governo sinalizar para uma política de abastecimento e produção do combustível. A partir desta as fábricas poderiam rever seus planos estratégicos, considerando volumes de vendas, custos, margens ,etc,etc.

Se você mexer nas alterações originais do veículo, com certeza perderá as garantias do fabricante. É até aceitável este tipo de posição por parte destes, até porque o veículo foi homologado e produzido dentro de condições específicas e a alteração gasolina x gás, muda todo o cenário anteriormente previsto.

Esqueça a opção gás…….. Esta suposta economia não justificaria, os riscos do processo, a desvalorização do veículo, os problemas de disponibilidade de combustível em alguns postos, etc,etc.

Prezado Colega, Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Nelson,

Siceramente fiquei satisfeito com este serviço e o acho de grande valia, porém tenho algumas ressalvas, ou melhor discordâncias:

Quanto a versão adventure (pickup) a data de lançamento não parece-me correta, como pude verificar em várias publicações na internet, além desta nào constar em nenhuma tabela de preços no referido ano.

Quanto a opinão dada referente a utilização de gás, existem aspectos importantes a serem observados.

1) As estratégias das empresas automobilisticas nem sempre vão de encontro aos anseios e necessidades dos usuários, simplesmente por uma questão economica. Desta forma, o fato das empresas não lancarem carros a gás de fabrica, não significa que não seja uma boa opção para alguns usuários. Observe que kits de gas natural são usados na Itália desde a decada de 70, por exemplo.

2) Quanto a originalidade do veiculo e a garantia é algo bastante importante a ser observado, pois em princípio eu acha que o carro perdia a garantia. Porém a concessionária Fiat Mais em Santo Amaro, na pessoa do consultor Perez informa que não existe problema algum, pois este combustível alternativo esta sendo amplamente utilizado em carros de frota, auto escola e taxistas e desta forma eles garantem que desde que seja utilizado kits homolados pelo IMETRO a garantia é mantida. Eu solicitei um posicionamento oficial da Fiat, pois este item será decisivo para a escolha do carro Ok. Porém, tal solicitação ainda não foi atendida.

3) A utilização de gás na minha opinião é algo que tem que ser levado em consideração em função muito mais do quanto roda-se do que o tamanho do motor.

Quanto ao site, fiquei sabendo pela indicação de um amigo e seguramente fará parte do meu bookmark, como tambem terei o prazer de divulgar entre os amigos.

Fiquei bastante impressionado pela agilidade da resposta, voces estão de parabéns. Embora tenhamos algumas opiniões diferentes (ainda bem !!!) sinto que temos a mesma paixão por veiculos.
[]’s
Tébio.