Pergunta

Quero comprar um carro economico com ar e direção.

Estou na dúvida entre o Palio,Gol e outros populares.

Qual sua sugestão?

Grato, Luciana

Resposta

Prezada Luciana,

Em relação às alternativas apontadas, somos meio contrários, a saber:

Até 2001, quando nos referíamos ao mercado dos carros de motorização 1.0, o modelo Peugeot 206 era o nosso favorito. Representava um veículo mundial, de design maravilhoso, boa motorização, boa procura na revenda, etc,etc.

Ainda que o Gol e o Palio vendessem mais que o modelo, o mesmo entrou neste segmento bem mais tarde e em 2002 o modelo já ocupa a posição de numero 7 no ranking dos mais vendidos.

VW Gol:

Seria uma injustiça falar mal do campeão de vendas de mercado, mas todos sabemos que a chegada do novo VW Polo poderia colocar a continuidade do modelo em produção sob suspeitas. A VW lançou o novo modelo no segmento dos compactos premium, ou seja, não foi desta vez, pois o mercado precisa de um veículo para atender o segmento de entrada dos carros 1.0. Neste sentido o Gol geração III seria o ideal.

Infelizmente para 2003 já existe a sinalização de um novo produto VW de codinome TUPI, que seria um veículo, menor, de motor 1.0, montado sob a plataforma do novo Polo. Com certeza se este veículo tiver o mesmo sucesso que o novo Polo está tendo, representa o início do fim do nosso velho e conhecido Gol.

Na industria automotiva o carro mundial é fator estratégico de sucesso. Não é com o Gol que a VW irá concorrer com novos produtos, tais como novo Fiesta, novo Citroen C3, novo Corsa, Peugeot 206, novo Renault Clio, etc,etc.

Os carros do futuro portifólio VW, no segmento de entrada serão os Tupi e o novo Polo.

Ainda que pareçam especulações, comprar um Gol nos dias atuais é viver perigosamente.

Fiat Palio:

No caso do a Fiat o cenário não é muito diferente, ou seja, a linha Palio foi lançada em 96 e apesar de algumas mudanças visuais o modelo já carece de uma mudança mais acentuada. Para 2002 a Fiat montou uma estratégia de oferecer o veículo numa melhor relação custo / benefício, se comprado com as ofertas anteriores, mas no futuro alterações de design representarão a sobrevida do modelo.

Posterior aos novos lançamentos da industria automotiva nacional, mudamos um ponto o nosso ponto de vista. Atualmente no mercado dos carros 1.0, Ford Fiesta e Polo VW tem a nossa preferência. É evidente que estamos falando de veículos no segmento intermediário dos carros 1.0 (para o caso da Ford) e no segmento mais caro no caso do veículo VW.

As duas escolhas, são excelentes produtos, representam o estado da arte em termos de industria automobilística nacional e mundial. O produto Ford Fiesta é ofertado com três motorizações (1.0, 1.0 Supercharger e 1.6) e neste sentido possui uma maior gama de preços.

Já o VW Polo ainda que seja oferecido com motor 1.0, o mesmo é encontrado bem completo, atendendo as premissas estratégicas do fabricante que está oferecendo um compact premium e não um veículo popular.

Como você busca um carro completo, com certeza estas seriam boas opções de compras:

# Ford Fiesta
# VW Polo
# Peugeot 206
# Novo GM Corsa

Pode parecer estranho nossa opção pelo Peugeot 206 frente ao novo Corsa Hatch da GM. Infelizmente não podemos dizer o mesmo do veículo da GM, quando comparamos com o Fiesta e o Polo, os quais representam novos produtos, novos projetos. O Corsa na verdade representa uma evolução da família antiga e isto já faz diferença num mercado tão competitivo.

Carro econômico:

Com certeza todas as opções disponíveis no segmento dos carros 1.0 atendem esta premissa. Lembramos que a grande vantagem de um carro com este tipo de motorização, com razoável dirigibilidade é a economia de combustível. O fabricante que não atender esta premissa está com os dias contados. Pode até existir um veículo um pouco mais econômico do que o outro, mas com certeza você conseguirá uma média de 11 km/l na cidade e próximo de 14 km/l na estrada. Qualquer coisa acima disto é sonho…..

Vejamos agora os números de vendas do mercado em 2002, até setembro:

1) VW Gol: 161.156 unidades vendidas
2) Fiat Palio: 93.984 unidades vendidas
3) Chevrolet Celta: 75.494 unidades vendidas
4) Fiat Uno: 71.501 unidades vendidas
5) Corsa Sedan: 67.670 unidades vendidas
6) Ford Fiesta: 39.296 unidades vendidas
7) Peugeot 206: 31.136 unidades vendidas
8) Corsa Hatch: 29.702 unidades vendidas
16) VW Polo: 14.109 unidades vendidas

Você deve estar imaginando que estamos meio loucos, pois as suas duas opções escolhidas encabeçam a lista dos mais vendidos. Existem explicações para isto, a lista contempla todos os modelos e motorizações das famílias e isto pode destorcer um pouco.

Quando observamos o Polo na 16 posição é porque a grande maioria destes veículos é comercializados com motor 1.6 que custam a partir de R$ 25.000,00. Um Fiat Uno ou Celta podem ser adquiridos por R$ 14.000,00.

Ainda assim queremos deixar bem claro que ambos os veículos por você escolhidos, são excelentes produtos e os números de vendas atestam este cenário. Apesar disto, se seu orçamento permitir, a melhor estratégia seria comprar um novo modelo, um carro mundial, que tem tido uma boa aceitação no mercado e que numa futura venda, representaria até uma menor desvalorização.

Vamos também anexar uma outra consultoria que falava do mercado dos carros 1.0 em 2001. Você irá atestar que mudamos o nosso discurso em função da mudança do mercado (novas alternativas / novos lançamentos).

Poderíamos ficar escrevendo horas e horas, mas as considerações já são suficientes para um direcionamento ou escolha. Uma vez escolhido o modelo, podemos evoluir um pouco mais, considerando comparativos, especificações técnicas, preços, etc,etc.

Por hoje é só……

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento