Pergunta

Sou de Rio Quente – Goiás ; pretendo trocar o veículo de minha esposa por uma pick-up ; (currier , corsa , saveiro ou fiat stradeiro ??) , perguntas !.

• Qual delas tem uma melhor performance para estrada de chão , visto que atualmente moro na zona rural ?.
• Qual é a que tem o menor preço de venda ou seja a mais barata ?.
• Onde posso fazer o melhor negócio , colocando o carro atual como parte de pagamento ; agregando neste o melhor valor de mercado ?.
• Pick-up a alcool ou a gasolina ?.
• Modelo e Côr que tenha maior valor agregado na venda futura ?.
• O momento atual é oportuno para o negócio ?.
• Devo focar o negócio na pick-up 0km. ou semi nova ?.
Obs: • Para análise ; considere o carro verona em ótimo estado ; com 120mil Km. original.
• Favor informar a melhor taxa de juros e a o valor da mensalidade caso resolva financiar a diferença do verona com o veículo proposto por esta consultoria , em 12 parcelas.

Grato !

Engº Luiz Claudio Druziani.

Rio Quente – Goiás – 16 / 11 / 2002.

Resposta

Prezado Colega,

Como você está preocupado com vendas futuras e desvalorização de preços, talvez a melhor estratégia seja dar uma verificada no volumes de vendas das opções apresentadas, nos últimos exercícios:

Ano 2000:

Fiat Strada: 27.853 unidades vendidas
VW Saveiro: 24.853 unidades vendidas
Ford Courier: 11.179 unidades vendidas
Corsa pick-up: 9.212 unidades vendidas

Ano 2001:

Fiat Strada: 29.007 unidades vendidas
VW Saveiro: 28.831 unidades vendidas
Ford Courier: 8.998 unidades vendidas
Corsa pick-up: 7.512 unidades vendidas

Ano 2002 (até setembro):

Fiat Strada: 19.6307 unidades vendidas
VW Saveiro: 16.468 unidades vendidas
Ford Courier: 5.744 unidades vendidas
Corsa pick-up: 5.664 unidades vendidas

Pelos números acima já da para se perceber que a Strada da Fiat e a Saveiro da VW são as campeãs deste mercado. Tudo indica que ambas irão repetir a performance de vendas de 2001 e considerando que 2002 foi um ano repleto de lançamentos da industria, com certeza representa um sucesso em termos de representação no mercado.

Talvez exista uma explicação para o reduzido volume de vendas dos outros dois modelos. Lembre-se que ambos fabricantes Ford e GM lançaram os veículos que originam suas picapes com novas versões, novos design (Novo Fiesta e Novo Corsa). Infelizmente as picapes atuais não são derivados destes novos produtos e isto pode afugentar alguns possíveis compradores.

Neste cenário a VW Saveiro é outra que conheça a correr riscos. Todos pensavam que o novo Polo seria o substituto da linha Gol. Erraram. O veículo foi lançado no chamado segmento compact preminum, ou seja, um carro pequeno mais repleto de acessórios.

Como 70% dos novos veículos novos comercializados tem motorização 1.0 a VW precisa de um veículo para atender esta demanda. Resultado: o Gol geração III. Com motor 1.0 seria a opção.

Talvez sim, talvez não: já se comenta sobre um novo carro, bem pequeno, montado sobre a plataforma do Polo de codinome Tupi. Será ofertado com motorização 1.0 e será bem mais simples que seu irmão mais velho (novo Polo). Se der o resultado esperado é bem provável que este cenário represente o início do fim de nosso velho e conhecido Gol.

O assunto lhe interessa, pois a Saveiro, pertence a família BX da VW, ou seja, Gol, Saveiro e Parati. Se o Gol morrer a Saveiro vai na seqüência e com certeza a picape futura da VW seria uma Saveiro com cara do novo Polo.

A linha Palio da onde é derivada a Fiat Strada também já carece de mudanças. Em 2002 a Fiat na falta de novos lançamentos resolveu ofertar os seus produtos numa melhor relação custo / benefício. Pode dar certo, mas por quanto tempo. Ainda assim nos parece a melhor opção do mercado.

A versão Adventure, lançada para vender 10% do mix de produção da família Fiat Strada, representa hoje quase 230% deste volume de vendas. O sucesso foi tão grande que só agora a VW lança um modelo com esse tipo de apelo, ou seja, uma picape mais jovem, com uma relativa capacidade de vencer obstáculos, etc,etc.

Fiat Strada e VW Saveiro seriam nossas opções. Uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança também será uma boa maneira de pontuar para um modelo frente ao outro. Nos parece que o modelo VW irá apresentar um custo mais elevado, pois é um VW e este sempre teve apelo maior para roubo e furto e isto acaba representando uma maior exposição do modelo e conseqüente maior prêmio do seguro.

Nova ou usada:

Em nossas consultorias sempre referenciamos que no mercado dos usados o que mais conta é o estado geral do veículo. Quanto mais novo o veículo, menores as chances de problemas e se este ainda estiver sob o período da garantia, melhor ainda, pois você teria ainda a quem reclamar. É difícil procurar um seminovo, pouco rodado e ainda no período de garantia. Se achar, pode ser uma alternativa, pois neste caso você já estaria ganhando a desvalorização do 1 ano que representa a maior do mercado.

Lembre-se que o veículo procurado é um utilitário, ou seja, as chances de comprar uma tranqueira no mercado, são maiores quando comparado ao mercado e possibilidades dos automóveis. Estes tipos de veículos são muito utilizados como veículos de trabalho e estão mais expostos a um maior desgastes.

Nos dias de hoje também é comum encontrarmos as chamadas mega promoções, onde os grandes fabricantes acabam entrando com seus agentes financeiro para tentar avalancar as vendas. Nestas situações é fácil comprar com juros subsidiados. Existem promoções com juros menores que 1% ao mês. Para a compra de um bem durável, nos parece um bom negócio.

Ainda que este tipo de promoção esteja disponível somente com entrada de 50% e o restante pago em 12 meses, com certeza o desencaixe de seu capital é menor se comparado com um veículo seminovo e você ainda estaria coberto por uma garantia de fábrica. Existirão as prestações futuras, mas o negócio em termos financeiros foi realizado com boas condições. Este tipo de cenário acaba prejudicando em muito quem quer vender um seminovo nos dias de hoje.

Álcool x gasolina:

Vejamos um trecho de uma oura consultoria respondida, que com certeza também é valida para você:

=============================================================

Temos respondido muitas consultorias em relação à compra de veículos a álcool e nossa resposta sempre foi que se o governo não sinalizar com uma retomada do programa, garantindo benefícios aos proprietários de veículos (como houve no passado) tais como redução do ICMS (menor valor do bem), redução das taxas de IPVA, etc,etc, o risco é muito grande. Se você observar o último aumento de combustível ocorrido, irá perceber que as vantagens de um veículo a álcool frente ao modelo à gasolina diminuíram ainda mais.

As revistas e publicações especializadas, fazem referência que no cenário atual só existe a vantagem do álcool frente à gasolina se o proprietário rodar muitos km em um mesmo mês (ex. motoristas de táxis). Fora isto os riscos e desvantagens do veículo a álcool não justificam a aquisição.

Acredito que o Brasil tenha em mãos uma grande oportunidade de ganhar dinheiro exportando tecnologia e competência de nosso antigo projeto do pró-alcool. Nos países mais desenvolvidos a questão de poluição ambiental é muito séria e existem compromissos assumidos junto aos Governos. Combustíveis alternativos têm sido testados, mas em termos de viabilidade comercial a solução do álcool já é possível e contribui bastante para uma diminuição na emissão dos gases.

Alguns Países mais desenvolvidos e alguns estados americanos já possuem a chamada solução Flex-Fuel, ou seja, um veículo capaz de rodar com uma mistura de gasolina e álcool, independente da quantidade de cada um.

No Brasil as grandes montadoras já possuem seus projetos bastantes avançados e recentemente anunciaram a posição que esta solução já estaria disponível (comercialmente falando) ao final de 2003.

Ou seja, o futuro de nossa industria automotiva será uma solução híbrida, ou seja, você poderá optar pela economia, colocando mais gasolina em vosso veículo, ou desempenho, colocando mais álcool no mesmo.

Se puder esperar mais um pouco, não compre o veículo a álcool.

================================================================

Você fez algumas pergunta em relação a aspectos comerciais, taxas de juros, local de compra, etc,etc.

Infelizmente neste ponto não vamos poder te ajudar muito, pois não temos nenhuma relação com lojas, revendas ou estabelecimentos comerciais e seria muita irresponsabilidade este tipo de indicação.

Dê uma olhada nos Classificados de sua cidade e com certeza irá verificar as chamadas mega promoções que normalmente são apresentadas de maneira corporativa, ou seja, o fabricante anuncie a,etc,etc,etc….

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Obrigado ; fui atendido plenamente , um trabalho de um nível profissional muito bom , com certeza vou levar ao conhecimento de meus amigos e conhecidos ; inclusive será pauta de análise e estudos no meu curso de pós gradução em “Gestão Empresarial e de Negócios”.

– Nosso contato foi através do site “Cadê” automóveis.

O meu muito obrigado!

Atenciosamente ;

Engº Luiz Claudio Druziani.