Pergunta

Eu quero comprar um carro da marca Audi mais precisamente um A3 T 150cv, a pergunta é a seguinte:

Sempre o mercado automotivo no período de Dezembro e Janeiro tende a dar uma queda nas vendas, logo as conssecionárias se veem sem saída, a não ser fazer um desconto ou proporcionando alguns benefícios na compra do automóvel desejado.

Eu espero até janeiro ou compro agora pois não haverá diferença?

Atenciosamente,

Rodrigo

Resposta

Prezado Rodrigo,

Esta pergunta é meio difícil de ser respondida pois durante todo o ano de 2002 a industria e suas revendas tiveram resultado de vendas abaixo do esperado e com certeza ainda buscam seus Clientes na tentativa de um maior aumento no volume de vendas.

Existe uma briga série entre volumes de vendas e em 2001 a VW perdeu a primeira posição para a Fiat. Este ano a briga continua e em outubro, considerando um resultado parcial a GM ficou na primeira posição. Se considerarmos o acumulado no ano a GM permanece na terceira posição, enquanto Fiat e VW ficam se alternando no topo.

Esta briga é importante, pois a VW utiliza também o volume de vendas de suas coligadas (Audi e Seat), enquanto que a Fiat também irá usar a mesma argumentação com a bandeira Alfa. É evidente que neste caso o fabricante italiano perde a vantagem pois o modelo Audi A3 é fabricado no Brasil, tem um preço bastante razoável se considerarmos a relação e vende muito no mercado.

Dezembro tem o apelo do 13 salário, ou seja, as revendas também se utilizam desta suposta sobra de dinheiro para aquecer as suas vendas.

Janeiro é um mês de férias, os negócios tradicionalmente diminuem, e também os fabricantes costumam conceder férias coletivas aos seus funcionários de 20 dezembro até 06 de janeiro, ou seja, o compromisso de vendas no primeiro mês de ano também é menor.

Uma coisa é certa: já não existe a concorrência no mercado de automóveis é muito grande e as revendas estão ávidas por Clientes potenciais e com certeza em dezembro ou em janeiro você conseguirá fazer um bom negócio.

Nos chama um pouco a atenção o fato de você optar por um veículo turbo. Não que o mesmo não seja um bom produto, muito pelo contrário, representa um excelente veículo, mas com certeza existem custos associados.

O seguro de veículos é calculado em função da sinistralidade do mesmo. Para as seguradoras um veículo turbo é classificado como esportivo e neste sentido tem sua sinistralidade aumentada, representando uma maior prêmio de seguros. Uma cotação de seguros junto ao corretor de sua confiança seria uma medida bastante prudente.

Se você ainda optar pela versão Turbo, talvez o mais razoável seja pela versão de 180CV. Com certeza esta passa a versão mais procurada do mercado e no futuro existirá uma tendência do fabricante diminuir a oferta de produtos e a maior motorização será a de 180CV. Com certeza representará uma maior investimento, um seguro mais caro e um IPVA mais caro também. Os tributos (IPVA / Seguro) são sempre associados ao valor do veículo e neste sentido quanto maior o valor do mesmo, maiores os seus custos associados.

Um ponto que você precisa saber. Já existem indícios de uma nove versão do modelo Audi A3 a ser disponibilizado em 2003 ao mercado Europeu e na seqüência ao mercado brasileiro. Isto pode representar uma mudança de design num curto / médio espaço de tempo. Se considerarmos que o modelo já tem mais de 4 anos de vida é até razoável.

Este tipo de situação é mais natural no mercado de automóveis, ou seja, existe a tendência que um modelo não consiga mais se manter no mercado por mais de 3 anos sem uma alteração de design. A acirrada concorrência faz com que esta situação aconteça. Veja o Golf, está na geração IV, a versão atual foi lançada ha 4 anos e já se fala na geração V. A família Golf tem exatos 25 anos, ou seja, os primeiros modelos demoraram muito para sofrer alterações de design.

Recentemente a industria e suas revendas anunciaram aumentos de preços, seja em função da alta da moeda americana ou seja em função da chegada dos modelos 2003.

Este momento (chegada dos novos veículos) sempre foi aproveitado para apresentar novos valores. Resta saber se o mercado consegue absorver estes aumentos, pois o volume de vendas já era abaixo do esperado.

Particularmente não venho que a compra em janeiro seja melhor que dezembro, exceto se a industria lançar alguma promoção corporativa, do tipo queima de estoques, financiamento com juros subsidiados, etc, etc.

Dentro deste cenário é mais provável que este tipo de promoção ocorra ainda no exercício de 2002, pois representaria uma melhoria nos resultados da marca. Infelizmente, para nós consumidores, a marca Audi não tem realizado estas chamadas queimas de estoques.

O produto representa o Estado da Arte na industria automotiva mundial, o ano de 2002 representou a chegada de novos modelos (linha A4), ou seja, tudo contribui para um excelente resultado. Cabe a nós procurar um valor de compra mais em conta.

Vamos anexar outras consultorias já realizadas para o modelo Audi A3, que com certeza representarão material adicional a sua leitura.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento