Pergunta

Gostaria de saber se compensa trocar uma VW Parati por uma Palio Weekend ?

Lacides

Resposta

Prezado Lacides,

Com certeza a escolha por um produto da família Palio é uma das mais acertadas possíveis, pois se observarmos a lista dos veículos mais vendidos o modelo Palio da Fiat permanece na segunda posição em números de vendas pelos últimos três anos. O mesmo perde apenas para o modelo Gol que continua sendo o campeão de vendas por mais de 10 anos.

Pela sua pergunta acreditamos que você esteja considerando a troca de sua Station Wagon pelo modelo Palio Weekend. Se olharmos os volumes de vendas também observamos um melhor posicionamento da perua da Fiat a saber:

Ano 2000:

Fiat Palio Weekend: 27.152 unidades vendidas
VW Parati: 28.171 unidades vendidas

Ano 2001:

Fiat Palio Weekend: 37.247 unidades vendidas
VW Parati: 24.697 unidades vendidas

Ano 2002 (até outubro):

Fiat Palio Weekend: 27.541 unidades vendidas
VW Parati: 19.121 unidades vendidas

Pelos números acima já da para se perceber que o modelo da Fiat conquistou o seu espaço no segmento das peruas pequenas. Parte deste sucesso foi representado pelo lançamento da versão de 4 portas, muito antes do fabricante VW, da disponibilização da versão Palio Week Adventure, que foi criada para vender 10% do mix de produção da família Palio e seu sucesso foi tão grande que a mesma chega na casa dos 30% deste mix. Somente agora a VW lançou uma versão para competir com este veículo com apelos de maior esportividade e características off road.

Uma ressalva muito importante deve ser levada em conta:

A mídia especializada recentemente veiculou que a Fiat estria lançando 14 novos modelos em 2003. Se pensarmos na Fiat mundial o único lançamento que existe lá fora e não está disponível no Brasil é a versão Weekend do veículo Stilo. Com certeza este novo produto estará disponível também em nosso mercado a partir de 2003. E os outros 13 lançamentos.

Só uma explicação:

Aa família Palio composta de vários modelos e derivações deve sofrer mudanças em seu estilo. Já era em tempo pois em 2002 a Fiat já sofreu um pouco com a concorrência de novos produtos (Peugeot 206, Novo Fiesta, Novo Polo, Citroen C3, etc,etc) e neste ano a estratégia foi oferecer sues produtos numa melhor relação de custo / benefício. Esta estratégia funciona no curto espaço de tempo, mas no mercado de automóveis, além de preço justo os potencias Clientes buscam novidades. Já circulam na rede ou em publicações especializadas fotos do novo modelo Palio, com a frente muito parecida com o novo Fiat Stilo e a traseira com as lanternas instaladas acima da linha dos vidros (parecido com a solução adotada na nova linha Corsa Hatch).

Se você pretende comprar um carro da Família Palio, a decisão é correta em termos de produto, mas se puder esperar um pouco mais, com certeza novidades estão por vir para esta família de veículos. Se você adquirir um modelo atual, poderá sofrer uma maior desvalorização por conta do lançamento da nova família. Esta decisão de compra só seria aceita se a Fiat estivesse concedendo descontos especiais por conta da chegada dos novos lançamentos.

Como ainda o assunto é mantido em segredo, o mercado ainda não tem praticado esta estratégia de vendas, para manter as vendas de um modelo passível de mudanças num curo espaço de tempo. Este tipo de situação é comum a qualquer fabricante, quando se aproxima do lançamento de um novo produto em substituição ao veículo atual de seu portifólio.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento