Pergunta

Considerando que o litro álcool e o IPVA dos carros movidos com este combustível é mais barato,

Porque existem tão poucos no mercado ?

Se compararmos dois veículos com mesma potência diferenciando apenas no combustível, qual se torna mais economico ?

Clever Ângelo de Souza

Resposta

Prezado Clever,

A euforia do programa do álcool ocorreu nos anos 80 quando chegamos a ter quase 95% de nossa frota rodando com tal combustível. Neste momento o governo subsidiava o combustível, existiam vantagens para a compra do carro a álcool, com menores impostos (IPI e ICMS) e descontos nas taxas anuais (IPVA).

O programa do álcool era vantajoso quando a preço do barril do petróleo era muito alto. No inicio dos anos 90 o petróleo já apresentava preços mais razoáveis fazendo com que o programa do álcool fosse perdendo força.

Na seqüência vieram os carros populares e como você deve saber chegamos a ter 80% dos novos veículos comercializados com este tipo de motorização (1.0). Como o Governo não deu sinais de retomada do programa do álcool a industria automotiva também nunca investiu neste tipo de solução para o segmento dos carros 1.0. A partir de agora existe uma tendência dos veículos Flex Fuel, ou seja, são veículos capazes de rodar com gasolina ou álcool, independente da mistura no tanque.

Esta é uma tendência mundial, pois o álcool acaba poluindo menos do que a gasolina, o Brasil já possui a tecnologia da fabricação do combustível e algumas montadoras já possuem esta solução em termos de economia de escala. Se o Governo sinalizar com uma retomada da produção deste combustível, com certeza os fabricantes partirão nesta direção.

Lembre-se que a não fabricação de carros a álcool por parte dos fabricantes está muito mais justificada nas incertezas dos governantes em relação à continuidade ou não do programa do álcool. É o Governo que tem a obrigação de criar uma política adequada deste componente.

Outro dia em um evento da industria automotiva nacional um expectador perguntou a um dirigente o porque de não carros a gás originais de fábrica.

 Resposta:

Se o governo sinalizar que este passa a ser uma alternativa de combustível, com correta distribuição a nível Brasil e o mercado sinalizar com potencias compradores, com certeza as montadoras caminharão para a manufatura de seus produtos movidos com esta solução.

Carro a gasolina x álcool:

Se compararmos modelos de mesma cilindrada, normalmente a potência de um veículo a álcool será maior. Isto é justificado pela diferença de taxas de compressão. Em compensação o consumo de um veículo a álcool também será maior a aquela diferença de preços na bomba acaba diminuindo ainda mais. Se um veículo a gasolina fizer 12 km/l de combustível este mesmo modelo a álcool fará uns 8,5 km/l de álcool. Se compararmos os preços dos combustíveis e considerarmos que a opção a gasolina representa um motor com menos manutenção, maior tempo de vida, etc,etc, acabamos escolhendo esta solução.

A utilização da solução a álcool só começa a ser interessante se você roda muitos quilômetros por dia. Neste caso pode haver alguma significativa diferença em seu orçamento quando comparado com a solução gasolina.

Nos últimos aumentos de combustíveis representaram uma maior procura pela solução de carros a álcool. Quando isto aconteceu à diferença entre os preços dos combustíveis também diminuiu representando uma menor vantagem para a solução álcool. O valor da gasolina ainda tem uma referência de preços internacionais. E o álcool, quem é que normatiza o quanto deve custar ???

Se você pretende comprar um veículo a álcool, nossa recomendação seria para a não compra. O futuro será os carros capazes de rodar com ambas as soluções (álcool e gasolina) e neste caso você poderá optar por um melhor desempenho (mistura mais rica em álcool) ou um melhor consumo (mistura mais rica em gasolina).

Este será o cenário futuro……….

Vamos anexar uma outra consultoria respondida que mostra também uma avaliação deste cenário.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Nelson,

Minha opinião sobre a consultoria é de completa satisfação principalmente no que diz respeito a agilidade e a riqueza das informações enviadas.

Tomei conhecimento deste site após fazer uma busca no Cadê.

Grato,
Cléver Ângelo de Souza