Pergunta

Pretendo trocar meu carro numa caminhonete diessel, cabina dupla.

As candidatas mais prováveis são a Ranger (XLT ou Limited, pois gostaria de ABS e airbag) contra a Frontier SE.

Gostaria se saber qual das duas caminhonetes é melhor em termo de durabilidade, revenda, etc… ?

Existe alguma vantagem em se comprar a versão 4×4 ao invés da 4×2: a revenda seria mais fácil ou algo assim ?

Alguma sugestão sobre outro modelo, versão ou montadora de caminhonetes ?

Obrigado.

João Flavio Machado Derzi

Resposta

Prezado João,

Com certeza a sua pergunta é um pouco difícil de ser respondida. Ainda assim vamos a algumas considerações:

Se considerarmos o mercado das picapes médias a Ford Ranger e a GM S10 respondem por quase 80% dos volumes de vendas.Não estamos falando que o modelo GM deveria fazer parte de sua lista de possibilidades, pois acreditamos que há tempos a GM está devendo uma nova versão de sua família de utilitários médios, pois a última ocorrida deixou muito a desejar.

Não há como negar que o fato do modelo Nissan ser muito mais novo acaba colhendo os frutos deste cenário. O veículo aqui ofertado é muito parecido com a versão ofertada nos EUA e vendida com relativo sucesso. Só isto já seria um passaporte para atestar a qualidade do produto japonês. O novo modelo agora é fabricado em nosso mercado e passa a ser um importante competidor neste. Anteriormente a oferta das picapes Nissan eram importadas e a rede de autorizadas também estavam diretamente proporcionais aos volumes de vendas.

Agora o cenário é outro e o fabricante resolveu que o mercado brasileiro possui importância estratégica na expansão da marca em outros mercados. A parceria com a francesa Renault (a mesma é dona de mais de 40% do fabricante japonês) também trará novos produtos. Até o final de 2003 a Nissan ainda estará lançando um segundo veículo do segmento Sport Utility para concorrer com a GM Blazer nacional. Seguindo o mesmo sucesso do frontier o Nissan Xterra também faz muito sucesso no mercado americano.

Tudo isto é importante para garantir a continuidade e crescimento da marca ainda em menor escala quando comparada ao fabricante Ford.

Ford Ranger Limited ou XLT:

Na verdade a versão Limited representa uma versão XLT acrescida de algumas maquiagens a saber: Interior de couro, parachoques, grade do radiador, maçanetas das portas capas dos espelhos retrovisores, santoantonio tudo cromado. Traz ainda um CD player com dispositivo de viva voz para o celular.
A lista de acessórios é imensa contemplando inclusive os itens de sua necessidade (Air bag duplo e ABS). Com certeza um carro nesta faixa de preços deve oferecer este nível de equipamentos.

Vamos anexar uma tabela comparativa das especificações técnicas do modelo que facilitará ainda mais a sua decisão.

Durabilidade e revenda:

São dois itens obrigatórios em qualquer veículo do mercado de automóveis mundial. Não existe um produto no segmento das picapes que não atenda as premissas de durabilidade. Até mesmo a concepção dos veículos (motores a diesel, longarinas, feixes de molas, transporte de cargas) vem atender estas premissas.

Não existem ressalvas neste item. Ainda que o modelo Nissan seja muito novo em nosso mercado o mesmo representa uma evolução das picapes já construídas pelo fabricante japonês e o modelo aqui testado já faz sucesso no mercado americano.

Revenda:

Normalmente o que ocorre no mercado de novos se repete no mercado de usados. Neste sentido a picape Ford também tem o seu sucesso garantido no mercado de usados, pois quando nova disputa com mesmo sucesso.

A picape Nissan passa a ser objeto de desejo de muitos potencias compradores e partir de um determinado momento passarão a ser disputadas no mercado de usados. Como o modelo é muito recente existe a pouca oferta destes veículos como usadas. Não será um mico considerando uma venda futura.

Tração 4×4 ou tração 4×2:

Infelizmente os fabricantes vinculam as opções de tração o top de linha de seus veículos, ou seja, você não encontrará um veículo Top sem esta opção de tração. Talvez nunca chegue a usar e é o que ocorre na maioria dos carros que possuem tal dispositivo. O mercado é assim mesmo. Em outros países onde a neve está presente nos meses de inverso a opção de 4×4 é muito mais justificada. Como produzir carros a partir de agora e pensar em outros mercados os fabricantes apostam nestes modelos que são passiveis de exportação, daí a justificativa destas ofertas de tantas opções.

No caso da Ford Ranger 85% da produção é realizada com cabine dupla, cabine simples representa 14% e extendida chega apenas a 1%. No quesito motorização 89% dos modelos são vendidos com motores a diesel, enquanto os motores a gasolina (4 cilindros e 6 cilindros) respondem por apenas 11%.

No quesito tração a versão 4×2 representa 43% das vendas enquanto que a versão 4×4 representa o restante (57%).

Diante deste cenário é fácil entender que a opção da tração 4×4 será um facilitador futuro na hora da venda. Com certeza você estará pagando por tal recurso e se não for utilizar cabe a você mensurar os custos associados.

Uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança seria uma medida prudente. Lembre-se que você está adquirindo um utilitário que tradicionalmente já possui uma apólice acima da média. Sendo este um top de linha e na versão a diesel são pontos que com certeza contribuem para um aumento de preços em seu prêmio.

Em termos de outras opções restou apenas a Mitsubishi L200 que perde de longe para os modelos aqui apontados e a Toyota Hilux que pelo fato de ser importada começa com pontos negativos frente aos modelos locais. No mercado americano o modelo Hilux que compete com Ford Ranger ou Nissan Frontier é da linha Tacoma ou T100. Nitidamente a linha Hilux representa uma geração antiga em relação aos modelos atualmente fabricados em nosso mercado.

Se pudesse escolher optaria pelo modelo Nissan. É mais bonita, representa um produto mais novo e possui todas as qualidades e virtudes dos já consagrados outros modelos. Com certeza a Ford deve estar preparando uma estratégia para tentar reverter este quadro, pois potencias compradores de Ranger já estão migrando para a nova Picape Nissan.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento