Pergunta

Qual o consumo médio do Corolla/Toyota.

Comparando Toyota Corolla e Ford EcoSport qual o “melhor”, considerando-se consumo, conforto e valor de revenda ??

Parabéns pelo site.

É realmente muito interessante e informativo.

Edson Garcia

Resposta

Caro Edílson,

Sua pergunta é um pouco fácil de ser respondida até porque em ambos os segmentos que os veículos atuam representam o melhor destes. É bem verdade que o modelo EcoSport da Ford está meio sozinho, pois o mesmo inaugurou o chamado segmento dos Sport Utilities pequenos (SUV Light).

Pelo Renavam o EcoSport está na categoria dos comerciais leves e por pouco em 2003 a Ford não ultrapassa a Fiat com o seu novo modelo. Em 2003 (até novembro) foram emplacados 22.927 EcoSports contra 24.349 Fiat Strada há anos o grande campeão deste segmento. Seria uma vitória para a Ford que além de ter aumentado em muito a sua participação de mercado teria um forte argumento comercial de possuir um veículo campeão de vendas em pelo menos uma das categorias do setor. Ainda assim o resultado da montadora foi excepcional, terminou o ano na quarta posição com quase 12% de market share. Há dois anos atrás este percentual desceu para quase 6%, ou seja, uma excelente recuperação, considerando ainda que os dois últimos exercícios representaram um mercado estagnado.

Toyota Corolla: este novo modelo foi lançado em junho de 2002 e nas parciais dos últimos meses deste ano já aparecia na lista dos mais vendidos no segmento dos Sedans médios.

Em 2003 (até novembro) o volume de vendas bateu 32.665 unidades. Somente como exemplo o concorrente mais próximo, Honda Civic vendeu no mesmo período 14.896 unidades. Não há como negar que atualmente o Corolla é o grande campeão de nosso mercado no segmento dos Sedans médios.

Em parte este cenário acima já responde um pouco o seu questionamento sobre valor de revenda. Normalmente aquilo que acontece no mercado de novos tende a se repetir no mercado de usados, ou seja, ambos os modelos Ford EcoSport e Toyota Corolla terão a sua procura.

Mais conforto:

Como os veículos questionados pertencem a categorias distintas e evidentemente o conceito de um Sedan privilegia o conforto e dirigibilidade, enquanto que um Sport Utility seria mais destinado a condições off road (ainda tem só a apelo, pois a versão 4×4 deve ser lançada no início desta ano). Vale lembrar que o novo EcoSport é montado sob a plataforma do Ford Fiesta, ou seja, novo estaria montado em um Sport Utulity, mas dirigindo um veículo de passeio. Ainda assim se compararmos o Fiesta versus o Toyota Corolla o veículo japonês é mais confortável em termos de dirigibilidade.

Espaço interno: não há duvidas que estamos falando de propostas distintas e o modelo Corolla tem muito mais espaço interno, não só para os ocupantes o veículo, como também capacidade de carga. Recentemente a mídia especializada noticiou que a filial brasileira teria planos de exportar o modelo Corolla ao mercado americano. Lá o sucesso do modelo também é muito grande e as fábricas locais não dão conta de atender esta demanda. Com certeza representa mais um atestado para o produto japonês que é fabricado por estes lados e atende as exigências de qualidade de um dos mercados mais competitivos. Vender carros nos EUA não é fácil e em 2003 o modelo Toyota Camry representou o veículo mais vendido com mais de 410 mil unidades ao ano, além de ser a segunda marca mais vendida naquele País, perdendo apenas para a GM mas superando a Ford. Evidentemente se contarmos todas as marcas que a montadora Ford tem em seu portifólio (Lincoln, Mercury, Jaguar, Land Rover, Volvo, Mazda, etc) a mesma ainda permanece na segunda posição em volumes de vendas.

Consumo de combustível: o assunto é bastante polêmico e os japoneses são ainda mais conservadores em relação à divulgação destes números. Com certeza parte do sucesso dos veículos aqui mencionados diz respeito a uma economia de combustível associado a uma excelente dirigibilidade e desempenho. Vamos anexar uma tabela com algumas especificações dos veículos mencionados, mas às vezes a questão de consumo não é apresentada e por isso não temos esta informação.

Ainda assim estamos falando de veículos com médias de consumo na ordem de 10 km/ l em perímetro urbano, chegando a algo próximo de 13 km/ l quando em estrada.

Pode comprar sem receios. Os dois são os melhores no segmento em que atuam. Resta saber qual deles se adapta mais ao seu estilo e gosto…….

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento