Pergunta

É um negócio perigoso comprar uma Ranger STX (importada) ano 97, em relação a peças, sua facilidade de encontrar, custo, manutenção, durabilidade…

Marcelo

Resposta

Prezado Marcelo,

Com certeza manter um veículo importado será sempre mais caro e difícil quando comparado a um modelo nacional. Os serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, manutenções preventivas peças de reposição e mão de obra especializada) são bem mais caros.

Em termos de veículo as primeiras Ranger importadas representam o que há de melhor no segmento das picapes médias. Existia até uma piada dizendo se a S é 10 (S10) a Ranger é 1.000.

Fui proprietário de um modelo Xl também importada e vendi com 16.000 km. O novo proprietário rodou até 90.000 km sem nenhuma necessidade de trocas de peças e neste momento já era preciso trocar algumas peças de rotina. Precisava trocar os amortecedores, pastilhas, pneus, filtros e outros consumíveis. O orçamento passava dos R$ 2.000,00 quando o veículo valia perto dos R$ 16.000,00. Com muito pesar o colega decidiu pela venda, mas a razão principal foi que a cabine simples já não atendia o seu dia a dia.

Se o veículo pretendido estiver me boas condições mecânicas (seu mecânico de confiança pode atestar esta situação) com certeza você terá carro por muito tempo.

O veículo pretendido foi importado de maneira oficial pala Ford, ou seja, supostamente estes são obrigados a manter peças de reposição por muito mais tempo. Infelizmente sabemos que não é bem assim e com certeza alguns itens de seu veículo serão de maior dificuldade de se obter. Manter itens nas prateleiras das revendas custa muito carro e estes são definidos pelo volume de vendas de cada modelo. Como o veículo pretendido vendeu bem menos quando comparado a um modelo mais simples ou popular o estoque de peças disponíveis é em função deste numero.

Se você for fazer seguro do veículo, uma cotação prévia junto ao seu corretor de confiança seria uma medida prudente. Lembre-se que a intenção de compra representa um utilitário, sempre mais caro do que um veículo normal e um utilitário importado que já deixou de ser trazido. São poucas as Seguradoras que trabalham com este tipo de situação e neste caso ficamos sem a famosa concorrência de preços.

Durabilidade:

Um veículo deste porte ou desta categoria é para rodar no mínimo 250.000 km. Se você observar a manufatura do mesmo irá perceber o que estamos falando. Basta verificar o peso de uma das portas do veículo pretendido. A linha Ranger sempre fez muito sucesso no mercado americano e só isto já seria um passaporte para atestar a qualidade do veículo. Só não vende mais, pois o americano prefere a linha superior (maior) representada pela Ford F150. Infelizmente não temos este produto disponível no Brasil, importado de maneira oficial.

Se o veículo estiver em ordem, pode comprar sem receios. Não existe outra picape no mercado com dirigibilidade e conforto igual. As próprias revendas autorizadas sempre discursaram neste sentido quando o fabricante resolveu trazer os novos modelos importados da Argentina. Estas estão mais para caminhonetes enquanto o veículo pretendido parece mais um automóvel.

O motor de 6 cilindros atende bem as premissas de desempenho e dirigindo de maneira civilizada será possível fazer uns 9 km/l.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Gostei muito sinceramente, principalmente em relação à reposição das peças com aprox. 90000 KM e de ela faz + – 9 Km/l, eu já estava procurando um lugar para colocar gás natural!

Também não esperava que vcs respondessem tão rápido, excelente o trabalho de vcs, podem ter certeza que será muito bem recomendado…

Em relação ao site eu tomei conhecimento dele através do site de procura “cade.com.br”

Muito obrigado.

Obs: Vcs me animaram bem mais a fechar o negócio!

Marcelo