Pergunta

Gostaria de saber se vale apena eu trocar o siena por um renaut senic rxe 2.0 ano 99/00 , ou qual seria a sugestão, pois eu gostaria de comprar um carro maior neste estilo, ou do estilo da parati com motor 1.8 ou…

Eu gostaria de saber em todos os aspectos inclusive desvalorização do carro.

Desde ja agradeço,

Edson Fernandes da Silva

Resposta

Prezado Edson,

Se avaliássemos a troca simplesmente com certeza a opção seria uma das melhores possíveis pois um Fiat Siena em comparação com um Renault Scenic representa segmentos distintos de veículos, com grandes vantagens para o modelo minivan Scenic.

Entretanto você estaria se desfazendo de um veículo seminovo (02/02) para adquirir um modelo 99/00. É este cenário que nos preocupa um pouco:

Inicialmente vender um seminovo nos dias de hoje é o pior negócio possível. Se você abrir os classificados de veículos irá perceber uma série de promoções corporativas, aquelas realizadas pelos fabricantes, onde muitas vezes o financiamento encontra-se com subsídios, ou seja, taxas de juros ao mês menores do que 1%. Ainda que a entrada seja elevada (normalmente 50% do valor do veículo) e o pagamento em 12 parcelas iguais, o dispêndio inicial é menor em relação ao preço do seu veículo e o mesmo compete com uma opção de 0 km.

Se você está utilizando o mesmo na troca do veículo, com certeza a revenda ou loja está desvalorizando seu patrimônio por conta deste cenário.

Em relação ao veículo pretendido não existem ressalvas. A Renault foi a estreante no segmento dos minivan ou nonovolumes e na seqüência veio o Classe A da Mercedes-Benz. A mesma consegui um grande mercado, tanto é verdade que outros fabricantes disponibilizaram seus produtos (Citroen Picasso e GM Zafira).

Já respondemos diversas consultorias sobre os três modelos e tivemos decisões em valor de todos. Se avaliarmos o segmento, realmente estamos falando de três excelentes produtos e o fator de decisão será pelo gosto pessoal do design do veículo. Particularmente gosto mais do modelo Renault. O modelo Picasso é muito futurista e o modelo GM nos parece um pouco defasado.

O modelo GM tem a vantagem da terceira fileira de bancos e uma maior rede de concessionárias espalhadas pelo País. Esta vantagem pode desaparecer quando comparamos volumes de vendas, ou seja, esta maior rede está dimensionada para um maior volume de veículos vendidos.

Vamos anexar uma tabela comparativa utilizada em outras consultorias que mostra o cenário entre as três minivans. Ainda que você não esteja comparando modelos as informações são válidas para a sua escolha.

Vejamos os volumes de vendas que podem mostrar muito do cenário automotivo:

Ano 2000:

Renault Scenic: 15.438 unidades vendidas
Citroen Picasso: não disponível
GM Zafira: não disponível

Ano 2001:

Renault Scenic: 17.333 unidades vendidas
Citroen Picasso: 8.126 unidades vendidas
GM Zafira: 13.522 unidades vendidas

Ano 2002 (até novembro):

Renault Scenic: 12.681 unidades vendidas
Citroen Picasso: 12.157 unidades vendidas
GM Zafira: 11.031 unidades vendidas

Pelos números acima percebemos que ainda com a chegada de fortes concorrentes e outros lançamentos da industria automotiva local a Renault continua encabeçando as vendas de seu modelo.

Ressalvas importantes:

# O modelo Scenic sofrerá mudanças estéticas no curto espaço de tempo no mercado Europeu. Com certeza estas mudanças serão trazidas para o nosso mercado na seqüência. Se você estivesse comprando um veículo 0 km, seria uma preocupação maior. Entretanto vale a consideração.

# O Jornal do Carro (Edição do Jornal da Tarde) traz semanalmente um sumário de reclamações de Clientes versus veículos vendidos. Infelizmente a Renault, há tempos, aparecia encabeçando esta lista e agora está na segunda posição:

Os números da edição de 22 de janeiro de 2003 eram:

# Citroen: 20,2
# Renault: 13,7
# Peugeot: 13,2
# GM: 4,9
# Ford: 4,8
# VW: 4,5
# Fiat: 4,4

Com certeza os serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada) são o grande responsável por este resultado desfavorável.

VW Parati ou similares:

Infelizmente o segmente das Station Wagons médias é o que mais está em queda. Tanto é verdade que a GM tirou sua Corsa Wagon de linha e atenderá este segmento com o novo modelo Meriva.

Comprar uma Parati nos dias de hoje também é um risco alto. A mesma pertence à família BX da VW, ou seja, Gol, Parati e Saveiro.

Com o lançamento do novo veículo VW, ainda de codinome Tupi, tudo indica que a família BX passa a ter os dias contados. Já se fala inclusive que o segmento das peruas médias seria atendido por uma versão Perua da família Golf, disponível inclusive em outros Países.

Neste segmento a boa briga fica entre VW Parati e Palio Weekend.

No ano de 2002 foram comercializadas mais de 30 mil unidades do modelo Fiat, contra 21 mil do modelo VW. Com certeza parte deste sucesso deve-se principalmente a versão Adventure da Fiat, que passou a oferecer um modelo com maiores atrativos. Ainda assim comprar um veículo deste segmento requer uma certa cautela.

Em termos de volume carga seu veículo atual carrega tanto quanto estas peruas médias. É evidente que ambas tem s possibilidade de baixar o banco traseiro, aumentando em muito o espaço de cargas. Ainda assim só é válido se sua família não for muito grande.

Neste segundo cenário, como você é proprietário de um veículo Fiat pode ter uma melhor avaliação de seu veículo em troca de uma Perua Palio Weekend.

Só não sei os seus motivos pela vontade de troca de seu veículo atual. Pode ser algum problema relacionado com a marca e neste caso esqueça tudo o que falamos sobre a Fiat.

Acreditamos que conseguimos contribuir um pouco com sua decisão.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento