Pergunta

A troca por um Celta ano a partir de 2001, seria vantajosa?

Cezar Augusto da Silva

Resposta

Prezado César,

Muitas de nossas consultorias são apoiadas em volumes de vendas e neste sentido vejamos o cenário para o modelo questionado.

Vamos começar pelo volume de vendas do modelo, nos três últimos exercícios considerando os veículos mais próximos em volume de vendas.

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
GM Celta: 21.444 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
GM Celta: 90.159 unidades vendidas

Ano 2002 (até setembro):

VW Gol: 161.156 unidades vendidas
Fiat Palio: 93.984 unidades vendidas
GM Celta: 75.494 unidades vendidas
Fiat Uno: 71.501 unidades vendidas

Pelos números acima já mostra um crescimento das vendas do modelo em relação ao mercado. Lembramos ainda que até 2001 o modelo só era oferecido em uma configuração (duas portas / motor 1.0), enquanto os outros modelos são oferecidos em mais configurações de modelos, motorizações, etc, etc.

Se considerarmos o lançamento do modelo o mesmo tinha tudo para dar errado. A enorme expectativa criada pala mídia especializada de ser o carro mais barato do Brasil, não aconteceu, pois outros modelos (Fiat Uno, Ford Fiesta, Ford Ka) custavam mais em conta e o carro foi lançado muito no esquema “pé de boi”.

Entretanto a GM mudou sua estratégia de atuação a passou a oferecer o veículo com mais opções de acessórios e a possibilidade de compra via internet. A partir daí passou a ser o produto mais vendido ou procurado no segmento de entrada dos carros com motorização 1.0.

Em 2002 a GM lançou o modelo de quatro portas, que tradicionalmente representa uma melhor procura junto à intenção de compra dos consumidores. Neste mesmo instante passou a oferecer ambos os modelos com uma nova motorização. Em relação ao motor antigo (1.0 8V 60CV) a modelo é agora ofertado com um motor 1.0 8V de 70CV. Com este incremento o mesmo ficou muito próximo dos motores 1.0 com maior potência do mercado e se considerarmos o peso do veículo, o mesmo oferece uma das melhores relações de peso / potência.

Vejamos algumas especificações técnicas do modelo:

Chevrolet Celta 4 portas:

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 cm3
Potência: 70CV a 6.400 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm
Consumo estrada: 17,7 km/l
Consumo cidade: 13,3 km/l
Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
Tração dianteira
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Direção: hidráulica (opcional), pinhão e cremalheira
Carroceria: dois volumes tipo hatch, 4 portas, 5 lugares
Comprimento: 3,75 m
Largura: 1,61 m
Altura: 1,43 m
Peso: 870 kg
Rodas: 13 x 4,5
Pneus: 165/70 R13
Suspensão dianteira: independente tipo Mc Pherson, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora
Suspensão traseira: semi-independente, eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores pressurizados

Fonte (especificações): Revista Motor Show Edição 232 Julho / 02.

Pelo cenário acima já da para se perceber que o modelo pretendido está numa ascendente de vendas e sucesso. Se você pudesse optar seria mais vantajoso considerar a compra do modelo com nova motorização e porque não dizer a versão de 4 portas.

Nos últimos dias a GM vinha oferecendo a linha Celta com taxas de juros de 0,48% ao mês. Ainda que a entrada representasse 50% do valor do bem e o restante a ser pago em 12 meses, nos parece um bom negócio, considerando inclusive a compra de um modelo 0 km. Esta promoção era corporativa, ou seja, várias revendas do marca participavam da mesma. Resta saber se a mesma ainda está válida.

Vamos anexar uma tabela comparativa com modelos 1.0. A mesma é válida pois apresenta as características do modelo Celta de motor antigo, visto que na mensagem consta as especificações do novo motor.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento