Pergunta

TENHO DÚVIDAS QUANTO A AQUISIÇÃO DE UM NOVO PÁLIO, POIS SOUBE QUE O PÁLIO SERÁ TOTALMENTE REMODELADO SEGUINDO A TENDENCIA DE MERCADO (GM E FORD…).

GOSTARIA DE SABER ESCLARECIMENTOS SOBRE O CASO SE DEVO OU NÃO ADQUIRIR UM AGORA OU AGUARDAR SAIR O NOVO?

EM CASO POSITIVO, COMO SERÁ QUE FICARÁ O MERCADO DO ATUAL?

HAVERÁ DESVALORIZAÇÃO EM FUNÇÃO DE UM POSSÍVEL LANÇAMENTO DO NOVO?

E O CELTA SERIA UMA BOA ESCOLHA COM RELAÇÃO AO MERCADO?

DECIO F. CAVALCANTE

Resposta

Prezado Décio,

Com certeza o novo Pálio já está “no forno” e se formos analisar o mercado percebemos que a Fiat precisará de algo novo para manter a sua primeira posição de vendas obtida em 2001 e 2002. Em 2002 o único grande lançamento da montadora foi marcado pelo novo Fiat Stillo. A estratégia do fabricante para suprir este “gap” foi oferecer o seu portifólio de produtos atual num cenário mais competitivo, ou seja, passou a oferecer os seus produtos com alguns itens considerados como opcionais e agora disponibilizados como de série.

Infelizmente a industria automotiva vive de novidades, ou seja, os consumidores buscam sempre este atributo. Se pensarmos na Fiat Empresa Global a única novidade ainda não disponível em nosso mercado é a perua Stillo recentemente lançada no mercado europeu. Ainda que o modelo venha a ser lançado localmente, representaria muito pouco para uma estratégia de vendas mais agressiva.

Recentemente a mídia especializada apontou treze novos lançamentos Fiat para o ano de 2003. Ainda que novos motores já tenham sido acrescidos ao fabricante, provenientes da Empresa Power Train (Joint Venture entre GM e Fiat) o lançamento de novos modelos se faz necessário.

Talvez o que dificulte um pouco estes lançamentos seja a situação instável do Grupo Fiat em outros mercados. Ainda assim a filial brasileira tem uma importante participação a nível mundial e só por isto consegue uma independência operacional sem depender em termos de sua matriz. O cenário Fiat Brasil é completamente diferente do resto do mundo, principalmente quando comparado com o mercado europeu.

Mercado atual x lançamento novo:

Com certeza o novo produto deve ter o seu preço maior do que a oferta atual e o fabricante pode até optar por continuar oferecendo ambos os produtos, como vem acontecendo com a GM no caso Corsa e Ford no caso Fiesta. Particularmente acredito que a Fiat lançando um novo produto da família Palio, o modelo atual deixa de ser ofertado. A industria automotiva ganha em parte nos volumes de produção e oferecer carros competindo no mesmo segmento significa criar concorrência interna.

Ainda assim estamos falando do segundo veículo mais vendido e neste sentido a estratégia de sua retirada do mercado deve ser muito bem estudada. A aceitação do novo produto deve ser imediata e ter o sucesso esperado para que medidas mais radicais sejam tomadas.

Tradicionalmente o lançamento de um produto acaba afetando os valores do suposto substituído. É bem verdade que próximo a novo lançamento a industria também pratica valores geralmente subsidiados para o veículo antigo. É neste cenário que se costumam fazer os bons negócios. Com certeza quando o lançamento do novo Palio já estiver mais próximo a Fiat terá que criar artifícios para continuar as vendas de seu produto, considerado o carro chefe do fabricante.

Se você se preocupa com o carro último tipo, com certeza a espera seria uma ótima estratégia. Até porque a Citroen vai lançar o modelo C3, um “compact premium” que vem brigar exatamente na faixa destes novos veículos Novo Corsa, Novo Polo, Novo Fiesta), incluindo a família Palio topo de linha.

Celta, sim ou não:

Vejamos o posicionamento do modelo GM, considerando o volume de vendas do mesmo nos três últimos exercícios. Consideramos também o modelo Palio e os concorrentes mais próximos pis permite uma avaliação mais próxima do mercado:

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
GM Celta: 21.444 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
GM Celta: 90.159 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
GM Celta: 110.573 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas

Pelos números acima já mostra um crescimento das vendas do modelo em relação ao mercado. Lembramos ainda que até 2001 o modelo só era oferecido em uma configuração (duas portas / motor 1.0), enquanto os outros modelos são oferecidos em mais configurações de modelos, motorizações, etc, etc.

Se considerarmos o lançamento do modelo, o mesmo tinha tudo para dar errado. A enorme expectativa criada pala mídia especializada de ser o carro mais barato do Brasil, não aconteceu, pois outros modelos (Fiat Uno, Ford Fiesta, Ford Ka) custavam mais em conta e o carro foi lançado muito no esquema “pé de boi”.

Entretanto a GM mudou sua estratégia de atuação a passou a oferecer o veículo com mais opções de acessórios e a possibilidade de compra via internet. A partir daí passou a ser o produto mais vendido ou procurado no segmento de entrada dos carros com motorização 1.0.

Em 2003 a GM lançou o modelo de quatro portas, que tradicionalmente representa uma melhor procura junto à intenção de compra dos consumidores. Neste mesmo instante passou a oferecer ambos os modelos com uma nova motorização. Em relação ao motor antigo (1.0 8V 60CV) a modelo é agora ofertado com um motor 1.0 8V de 70CV.

Com este incremento o mesmo ficou muito próximo dos motores 1.0 com maior potência do mercado e se considerarmos o peso do veículo, o mesmo oferece uma das melhores relações de peso / potência.

Vejamos algumas especificações técnicas do modelo:

Chevrolet Celta 4 portas:

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 cm3
Potência: 70CV a 6.400 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm
Consumo estrada: 17,7 km/l
Consumo cidade: 13,3 km/l
Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
Tração dianteira
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Direção: hidráulica (opcional), pinhão e cremalheira
Carroceria: dois volumes tipo hatch, 4 portas, 5 lugares
Comprimento: 3,75 m
Largura: 1,61 m
Altura: 1,43 m
Peso: 870 kg
Rodas: 13 x 4,5
Pneus: 165/70 R13
Suspensão dianteira: independente tipo Mc Pherson, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora
Suspensão traseira: semi-independente, eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores pressurizados

Fonte (especificações): Revista Motor Show Edição 232 Julho / 02.

Com certeza a opção de compra também representa uma das melhores no mercado de entrada, dos veículos com motor 1.0. Os volumes de vendas mostram este cenário.

A decisão final ainda é sua…… Nossa missão representa mais uma orientação.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento