Pergunta

Estou querendo trocar de carro. Estou com dúvidas entre dois modelos.

Renault Clio 1.6 RN 98/99 ou um Corsa MPFI 1.6 97.

Quanto ao Corsa já me falaram muito bem sobre ele, mas quanto ao CLIO não sei nada.

Somente que o valor de mercado está acessível.
Quanto a manutenção deste veículo ?
Este modelo é importado ?

Fábio Oliveira

Resposta

Prezado Fabio,

Com certeza a suposta excelente relação de custo / benefício para o modelo Renault é justificada pelas dificuldades operacionais relacionadas aos serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

O veículo pretendido Renault Clio ano 98 modelo 99 ainda faz parte da geração antiga importada. Os primeiros Clios fabricados em São José dos Pinhais – Paraná começaram a aparecer em dezembro de 99 ainda com uma motorização 1.0 de 59CV e torque de 8,3 kgfm a 4.250 rpm. Depois a Renault passou a oferecer um motor mais potente (70CV) que coincidentemente também passou a equipar um carro da concorrência (Peugeot 206). Ainda que possa parecer estranho, para as recém empresas chegadas ao Brasil este tipo de cenário acaba representando maior competitividade entre as outras quatro grandes montadoras (VW, Ford, Fiat e GM).

Dados técnicos do veículo pretendido:

Renault Clio RL:

Motor 1.6
Potência: 76CV
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,5 seg
Velocidade máxima: 168 km/h
Consumo médio: 13,8 km/l

Ainda em relação a Renault, o Jornal da Tarde, suplemento Caderno do Automóvel traz toda a semana uma referência de reclamações versus a quantidade de carros vendidos. Infelizmente na edição de 19 de fevereiro a Renault aparecia na segunda colocação desta lista a saber:

1) Citroen = 22,9
2) Renault = 15,5
3) Peugeot = 15,3
4) Ford = 5,8
5) GM = 5,5
6) Fiat = 5,0
7) VW = 5,0

Pelo resultado acima percebemos que as recem chegadas ainda estão prestando um pior serviço quando comparados com as outras grandes empresas do setor. Até poderia ser justificado, pois o sucesso de uma operação de serviços está diretamente relacionado ao tamanho desta. Quanto maior, supostamente seriam a melhores condições de depreciar os investimentos necessários (estoque de peças, treinamento, logística de distribuição., localização, etc,etc. ).

Entretanto uma menor operação também poderia colher os frutos de um nível de serviço mais pessoal, ou seja, um atendimento com mais foco no Cliente. Infelizmente os números acima não mostram este cenário..

Se pudéssemos optar nossa sugestão seria para o modelo GM. Ainda assim como o seu veículo atual é 96 talvez prudente considerar a compra de um veículo um pouco mais novo.

Pense que o carro pretendido já tem mais de cinco anos e com certeza isto pode representar maiores riscos em relação ao seu veículo atual. O seu também é antigo, mas você já deve conhecer bem o que possui. Comprar um veículo 97, requer muitos cuidados.

Veja abaixo algumas dicas para a compra de seu usado, publicadas no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência do veículo e multas pendentes são itens necessários na avaliação do negócio.

Pense bem no assunto……

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Eu consegui o endereço atraves do yahoo, muito bom o serviços de vocês,

Agradeço desde já,

Fábio