Pergunta

Por gentileza preciso de informaçoes sobre o Fiat Stilo,

Grato,

Ramon Bandeira

Resposta

Prezado Colega,

O que podemos dizer do modelo Fiat Stilo.

Do ponto de vista estratégico representa o grande lançamento do fabricante Fiat no mercado nacional em 2002 e também uma das esperanças da Fiat numa retomada de posição em relação ao mercado mundial. Infelizmente na Europa o modelo não tem alcançado os volumes de vendas inicialmente previstos e parte da justificativa para este cenário foi o fato da versão Wagon da família Stilo ter demorado um pouco para ser lançada. Ainda assim no mercado Europeu a concorrência é mais acirrada e modelos como o novo Peugeot 307 e possivelmente novo Astra, Citroen C4, novo Golf darão ainda mais trabalho ao veículo italiano.

No Brasil o lançamento ocorreu em setembro de 2002 e já ocupou a 30 posição em volumes de vendas com 8.166 unidades comercializadas. Se compararmos com o Golf, seu mais forte concorrente no segmento e que teve sua oferta durante todo o ano, este vendeu exatos 27.973 unidades, ou seja, o resultado do produto Fiat nos parece bastante satisfatório.

O veículo foi lançado com três tipos de motorização 1.8 8V (103CV), 1.8 16V (122CV) 3 2.4 20V (167CV). Os dois primeiros motores são provenientes da Empresa Power Train (uma joint venture entre GM e Fiat) a mesma que oferece motores para alguns produtos GM (Merviva) enquanto o motor 2.4 é o mesmo que equipa a linha Marea com um pouco mais de potência.

A mídia especializada divulgou que o volume de vendas da versão Abarth (2.4) superou as expectativas iniciais de vendas. Supostamente o mix de vendas seria maior nos modelos de entrada, mas o mais completo, mais esportivo teve um início de desempenho bem acima da média. É bem verdade que este modelo trouxe uma série de itens inéditos em veículos de sua categoria (até oito air bags, teto ski window que pode ser aberto em maior tamanho, faróis xenônio, duplo ar condicionado, toca CD com MP3, etc,etc).

Se você gosta do veículo, com certeza representa uma das melhores opções de compra do mercado, até porque é um lançamento recente da industria automotiva mundial. Há quem digo que o modelo antecessor (Fiat Brava) tem um design mais moderno, quando comparado com o suposto substituto.

Historicamente a Fiat tem uma tradição no lançamento de seus veículos e vários exemplos mostram esta tradição (Fiat Tempra, Família Marea, Fiat Coupé, Linha Palio), quando comparamos o modelo Stilo, percebemos que faltou um pouco de novidade, agressividade, etc,etc, tão presentes nos recentes lançamentos da industria (novo Corolla, novo Polo, novo Fiesta, Citroen C3, etc,etc) até porque os potencias compradores de automóveis, buscam além de um excelente produto o que mais chama a atenção.

A novidade e o diferente são itens necessários em qualquer lançamento da industria. Representa bem aquele ditado quando o Sr. Gurgel montou a seu BR800. Fuja do rebanho, tenha um BR800. Se o veículo fosse bom com certeza este teria conseguido atingir o resultado esperado. Veja o exemplo da Troller no Ceará.

Já produz mais de 1.200 veículos / ano, é maior do que a produção do nosso velho e conhecido Toyota Bandeirantes, o modelo vem evoluindo a cada ano que passa, novos produtos devem ser lançados nos próximos meses e até uma tentativa de exportação do veículo esta sendo estudada. Tudo por atuar em um nicho específico de mercado (utilitários esportivos) oferecendo um produto diferente acrescido de um razoável custo / benefício.

Vamos anexar uma tabela excell a esta consultoria apontando algumas características do veículo pretendido.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Automoveldicas:

Agradeço muito pela ajuda que vcs prestam e tem prestado a mim, e parabenizo pela qualidade e a presteza de suas informações, ainda mais que neste nosso mercado competitivo quem tem informação privilegiada sai na frente , gosto muito de seu tipo de trabalho e a qualidade de suas informações.

Pode ter certeza , vcs sao agora minha primeira referencia em materia de busca de informaçoes automotivas, como estudante de jornalismo fico feliz e entusiasmado com uma midia tao dinamica como esta e o modo como vcs tratam as informações, fazem com que profissionais como eu tenham vontade de se integrar a uma equipe assim.

Parabens!!!

Ramon Bandeira