Pergunta

Estou interessado em um destes dois veiculos;astra 99 a 00 ou vectra 97a 99,gostaria de saber qual melhor escolha nos seguintes requisitos.

Manutenção: alguns dos veiculos apresentam “defeito” tipo desgaste precoce de alguma peça;rolamento;caixa de direção;disco de embreagem;sistema de arrefecimento ou ar condicionado etc…

Ouvi falar que existe astra com direção eletro hidráulica e a manutenção é uma fortuna.

Peças: é facil de encontrar peças de reposição no mercado paralelo?

Marcelo

Resposta

Prezado Marcelo,

Podemos responder a sua consultoria considerando os números de vendas dos veículos pretendidos nos últimos três exercícios. Este tipo de cenário acaba contribuindo em muito nossas posições. Como você não mencionou o modelo do Astra, vamos apresentar os dois modelos (Sedan e Hatch).

Ano 2000:

Chevrolet Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Chevrolet Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas
Chevrolet Vectra: 30.503 unidades vendidas

Ano 2001:

Chevrolet Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Chevrolet Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas
Chevrolet Vectra: 17.003 unidades vendidas

Ano 2002:

Chevrolet Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
Chevrolet Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas
Chevrolet Vectra: 7.000 unidades vendidas

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

O Vectra vem numa descendente de vendas muito grande. Em 2001 perdeu a primeira posição em seu segmento para o Honda Civic. Em 2002 ficou atrás de vários modelos deste segmento incluindo o velho e conhecido VW Santana. Em 2003 a GM relançou o modelo com motor 2.0 tentando oferecer o mesmo numa melhor relação de custo / benefício. Com a recente alteração realizada pelo governo na tributação do IPI, veículos com motores entre 1.0 e 2.0 passaram a ser mais competitivos.

Como a linha Vectra só era oferecida com motorização 2.2, o que já era ruim ficou pior ainda. A tentativa do motor 2.0 representa uma estratégia da montadora de dar uma sobrevida ao modelo.

Astra Sedan:

Com certeza muitos potencias compradores do Vectra, acabaram migrando para um carro ainda da montadora GM, mas oferecido numa melhor relação de custo / benefício. Com certeza este cenário justifica o bom momento do modelo Sedan.

Astra Hatch:

Se pensarmos que 2002 foi um ano repleto de lançamentos (Fiat Stillo, Peugeot 307, Novo Pólo, Novo Fiesta, Novo Corsa) produtos capazes de roubar potencias Clientes do Astra Hatch. O mercado de automóveis gira um pouco em termos de novidades e há como negar que a linha Astra já começa a apresentar problemas devido ao seu tempo de lançamento. Já existem indícios de uma nova família Astra, bastante diferente do que a GM vêm acrescentando nos últimos anos. Para a montadora 2002 foi o ano dos pequenos (novo Corsa, novo Celta de cinco portas) e da estréia do monovolume Meriva.

Com certeza daqui para frente potenciais alvos de mudanças são a linha Astra e a linha Vectra. Há quem aposte que o modelo Vectra deve ser tratado como o VW Santana, ou seja, não sofrerá mudanças profundas, mas será oferecido a preços bastante competitivos para compensar a idade do Projeto.

Tudo isto é importante para sua decisão futura de compra.

Como você vai comprar um modelo 99 ou 00 os aspectos de mudança de design passam a ter menor importância, se comparado com a compra de um modelo 0 km. Com a maior concorrência dos mercados, com certeza um modelo não deve permanecer por mais de quatro anos sem receber uma pequena maquiagem. Foi-se o tempo que modelos como Kombi / Gol permaneceram por mais de 15 anos no topo de pódio em seus segmentos de atuação.

Este cenário de vendas de novos também é importante considerando vendas futuras. Normalmente o que ocorre no mercado de novos tem uma tendência de se repetir no mercado de usados.

O que comprar:

Pelas opções apresentadas e o cenário acima a opção Astra nos parece a melhor escolha. Até se considerarmos valores de mercado, com um mesmo montante orçado seria possível comprar um Astra mais novo, comparado com o modelo Vectra. No mercado de usados o estado geral do veículo tem importância fundamental e normalmente um carro mais novo é passível de menos problema.

Peças de reposição, procedimentos de manutenção, etc, etc: estamos diante de duas receitas de sucesso de nosso mercado. Isto acaba representa um serviço de pós-venda, mas fácil (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Com certeza não existem problemas crônicos nos veículos pretendidos e você não terá problemas relacionados a serviços.

Direção eletro hidráulica:

Aspecto mecânico não é muito o nosso forte e o que observamos é uma tendência de alguns modelos começarem a ser oferecidos com este tipo de solução. Com certeza quando a industria decide pela instalação deste tipo de componente é porque o mesmo traz vantagens ao carro (menor custo) e o pós-venda também é analisado. Ninguém irá colocar um componente num veículo que cause maiores problemas junto ao futuro Cliente.

Talvez por se tratar de um item novo ainda o mesmo não esteja com seus preços enquadrados num regime de mercado, mas a tendência seria de maior utilização deste tipo de solução, incluindo outros modelos da industria, diminuindo seus custos de manufatura e reposição. Ainda assim direção hidráulica ou eletro hidráulica são itens que supostamente acompanham a vida útil do veículo.

Neste tipo de questionamento não estamos tão aptos para responder. Talvez o seu mecânico de confiança seja a pessoa mais correta para opinar neste quesito.

Peças de reposição no mercado paralelo:

Reconheço que existem diferenças de preços entre pacas originais / peças do mercado paralelo. O cenário está mudando até porque a revendas autorizadas não conseguem mais sobreviver apenas vendendo veículos. As peças e os serviços passam a fazer parte da estratégia destes estabelecimentos. Pense neste cenário e se os valores forem mais próximos considere sempre a sua revenda autorizada da marca. Ainda assim como estamos falando de dois produtos de fabricação local e bom volume de vendas, muitos componentes estão disponíveis no chamado mercado paralelo.

A documentação é outro item muito importante. Existe um site www.checkauto.com.br que oferece um serviço de levantamento de cadastro do veículo. Representa uma espécie de dossiê do veículo considerando alienações, ocorrências, sinistros, pendências, etc, etc. Por apenas R$ 10,00 você fique tranqüilo nos aspectos referente à documentação e procedência.

Segue abaixo algumas dicas (publicadas no Jornal Diário de São Paulo) de como escolher um carro usado:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência, pendências financeiras (multas, taxas, seguros), licenciamento são itens obrigatórios na verificação.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento