Pergunta

Olá,

Gostaria de uma orientação, estou adquirindo um carro 0km, o Pálio Fire 1.3 e gostaria de saber qual o tipo de combustível mais adequado: gasolina comum ou aditivada.

Quais as vantagens de utilizar um ou outra, ouço opiniões contraditórias entre os amigos e colegas de trabalho.

Agradeço a atenção e disposição de vocês,

Maria Lúcia

Resposta

Prezada Maria Lucia,

A melhor estratégia a seguir é verificar no manual do fabricante qual a gasolina recomendada. Com certeza este deve mostrar que a recomendação recai sobre a gasolina comum, até porque se alguma montadora escrever o contrário estará perdendo potencias Clientes de seus veículos. É evidente que a montadora realiza todas as mudanças necessárias para adaptar o motor de seu veículo para as características deste combustível.

Gasolina aditivada:

No inicio desta semana vi uma reportagem exatamente sobre este assunto e tinha uma visão diferente.

Agora consigo responder com mais procedência até porque a informação era apresentada por um gerente de desenvolvimento de uma grande fabricante de combustível.

Além do combustível comum existem duas outras alternativas:

# Gasolina aditivada.

# Gasolina Premium ou aquela com maior valor de octanagem.

A gasolina aditivada pode ser utilizada a qualquer momento e contem substâncias que contribuirão para uma melhor queima de combustível e uma melhor limpeza do sistema, o qual está em contato com o combustível (tanques, mangueiras, bicos injetores, etc, etc).

Gasolina premium ou de maior octanagem: com a importação de veículos, ainda que estes tivessem passado pelo chamado processo de tropicalização (adequação dos veículos as nossas condições) nossa gasolina possuía um índice de qualidade muito baixo para motores desenvolvidos para os mercados americano e europeu.

Muitos dos carros importados e neste caso estamos falando das grandes marcas, com seus grandes modelos e grandes motores (6, 8, 10 e até 12 cilindros) apresentaram problemas devida a qualidade de nosso combustível. Neste caso os fabricantes de combustível tiveram que se adaptar ao mercado e passaram a oferecer esta nova oferta de combustível.

Diante do cenário acima você tem 3 opções de uso:

# Pode usar a gasolina comum, até porque o fabricante de seu veículo atesta este tipo de utilização e garante que esta situação é ideal para o seu veículo.

# Pode usar a aditivada que não terá nenhum desempenho maior em aceleração ou consumo de combustível. Supostamente esta opção representa uma gasolina mais nobre com aditivos especiais que diminuiriam os seus problemas mecânicos ou necessidade de limpeza do sistema.

# Premium: também poderia ser utilizada, mas como o seu carro tem motor 1.3 representaria jogar dinheiro fora.

Se seu orçamento permitir e como temos uma posição mais conservadora nossa recomendação seria para a utilização da gasolina aditivada. A recomendação do fabricante é importante, mas a opção da aditivada não compromete em nada aspectos de garantia do seu veículo. Ainda assim a utilização da gasolina comum também permitirá a utilização do seu veículo pelo período ao qual fora projetado.

O indicado neste caso é escolher um bom posto de abastecimento onde a procedência do combustível seja conhecida. Evite utilizar postos diferentes no seu dia a dia.

Mantenha o mesmo sempre cheio (não precisa encher todos os dias), pois representa uma menor evaporação e não deixe o mesmo chegar até a reserva, pois nesta situação existe o perigo das sujeiras acumuladas ao fundo do tanque passarem para o sistema de alimentação.

Observação: queira por gentileza nas próximas consultas utilizar a nossa HomePage (www.automoveldicas.com.br).

Se o assunto for seqüência desta aqui tratado podemos continuar na troca de e-mails. Se for um novo precisamos do registro de vosso acesso em nosso site. Você entende que neste negócio de internet o que mais conta é o seu acesso ao nosso site, mais do que este e-mail respondido. Contamos com a sua colaboração,

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas.

Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Queria agradecer o retorno recebido hoje as 10:00 via e-mail,

Abraços,

Maria Lucia