Pergunta

QUAL O CONSUMO DE COMBUSTIVEL E SE APARECE MUITOS DEFEITOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DE POSSUIR ESSE VEICULO (GM VECTRA CD)

OBRIGADO,

MARIO FERREIRA JR

Resposta

Prezado Mario,

Vejamos o primeiro item questionado:

Consumo de combustível. O assunto é bastante polêmico e muitas montadoras já nem estão passando este tipo de informação, pois existirão sempre aquelas controvérsias. Os valores informados pelos fabricantes nunca são atingidos e começam a aparecer desculpas tais como maneira de dirigir, qualidade do combustível, condições do teste (pressão e temperatura, nível do mar, etc,etc).

Ainda assim em muitos casos este passa a ser um forte argumento de vendas, pois cada vez mais a industria automotiva consegue desenvolver menores motores, mais potentes e com melhor economia de combustível.

Vejamos alguns números do Vectra CD.

Vectra CD 2.2:

Motor 2.2
Potência: 138CV
Consumo urbano: 8,0 km/l
Consumo rodoviário: 12,0 km/l
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,7 seg
Velocidade máxima: 204 km/h

Fonte: Especial Carros 2003 – Edição da Quatro Rodas

O jornal do Carro traz um consumo médio para o modelo de 10,9 km/l de combustível.

Em relação a sua intenção de compra não existem negativas em relação ao veículo pretendido. Por diversos anos foi o campeão de vendas em seu segmento e só isto já justificam as qualidades do mesmo.

O modelo CD representa o top de linha da família que também passa a ser outro diferencial na escolha. O carro pretendido normalmente é oferecido numa das melhores relações de custo / benefício do mercado pois sempre foi ofertado repleto de acessórios.

Mercado de novos:

Se sua intenção é para a escolha de um modelo 0 km, esqueça tudo o que foi falado. Em 2001 o Vectra já perdeu a posição de vendas em seu segmento para o Honda Civic e o VW Santana e em 2002 tivemos a chegada de mais um forte concorrente neste segmento, o novo Toyota Corolla.

Entenda que não estamos falando para você comprar um VW Santana, mas como o modelo também é oferecido numa excelente relação de custo / benefício o mesmo acaba vendendo mais do que seu concorrente Vectra.

Recentemente a GM até relançou o Vectra com motor 2.0, pois toda a família era oferecida com motor 2.2 supostamente fora do subsídio das novas regras de tributação do IPI. Os maiores concorrentes do modelo (Honda Civic, motor 1.7, Toyota Corolla motor 1.6 e 1.8 e VW Santana, motor 2.0) se beneficiavam deste novo cenário.

Vejamos agora os volumes de vendas dos Vectra, junto com seus próximos concorrentes nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
VW Santana: 22.323 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas

Ano 2001:

GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
VW Santana: 18.103 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas

Ano 2002:

GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
VW Santana: 20.190 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas

Pelos números acima já da para perceber que o fabricante precisa fazer algo para uma retomada de seu veículo. Como futuro comprador este cenário é importante pois o que normalmente ocorre no mercado de novos se repete no mercado de usados.

Ainda que o veículo represente um dos melhores produtos já realizados pela nossa industria automotiva local, tudo indica que os recém modelos lançados (Honda Civic / Toyota Corolla) estão fazendo mais sucesso junto ao mercado. Atualmente um Vectra CD tem preço sugerido a partir de R$ 55 mil e com certeza nesta faixa de preços existem outras importantes, mais interessantes e mais modernas opções de compras. A decisão final é sua…………

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento