Pergunta

Gostaria de saber se vocês têm um levantamento ou aonde posso conseguir essa informação de quantos carros usados são negociados por mês no Brasil (por estado, marca, ano modelo e modelo).

Obrigado,

Bernardo Dias Gomide

Resposta

Prezado Bernardo,

Infelizmente não temos estes dados disponíveis até porque quando necessitamos de volumes de vendas, na maioria das vezes estamos nos referindo e nos apoiando nas vendas dos veículos zero quilômetros.

Duas importantes Organizações poderão te ajudar nesta busca.

A Anfavea: (Associação Nacional de Veículos Automotores)
Avenida Indianópolis 496,
São Paulo – Capital
Cep: 04062-900
Site www.anfavea.com.br

Existe muita informação publicada neste site, mas a mesma diz respeito ao mercado de novos. Com certeza as informações de usados deve também fazer parte do trabalho, mas não está disponível na rede. Certa vez precisei de informações mais corporativas e fui muito bem atendido pelo Sr. Pablo Teruel – responsável pela Imprensa da Organização. O mesmo colocou toda sua infra-estrutura disponível ao meu trabalho. Eles possuem uma espécie de acervo, que supostamente está aberto ao qualquer interessado.

Publicação Revista Automotive Bussiness:

Esta é uma espécie de quem é quem na industria automotiva local e mundial. O site www.automotivebusiness.com.br também traz muita informação importante, mas as referências são sempre para o mercado de novos. A edição 2002 está disponível na rede e a edição 2003 deve estar saindo nos próximos dias.

Três importantes consultorias internacionais trabalham focadas no segmento automotivas. São elas:

# Atkearney Ltda – fone (11) 3040-6200 (www.atkearney.com)

# Booz, Allen & Hamilton do Brasil Consultores Ltda – fone (11) 5501-6200 (www.bah.com)

# Roland Berger – fone (11) 3046-7111 (www.rolandberger.com)

Com certeza estas consultorias possuem este tipo de informação, mas isto representa o negócio deles. Ninguém irá te passar esta informação sem uma relação comercial. Ainda assim uma navegada nos sites destas instituições acabam trazendo diversos estudos publicados que podem contribuir em seus estudos.

Existe um site que presta um serviço de procedência de veículos usados, baseado em bancos de dados bastante completos. Com certeza o cenário do mercado de usados é de conhecimento deste projeto, mas mais uma vez a informação é o diferencial da oferta de serviços deste projeto. Ainda assim uma navegada no site www.checkauto.com.br pode levar a alguma informação.

Deve existir uma opção “fale conosco” para um contato inicial. Caso não exista, o telefone da Empresa é (11) 6451-9516.

Ainda que não temos os números de mercado, te passamos algumas alternativas de buscas. Caso tenha sucesso em algumas delas, poderíamos no futuro dividir este tipo de informação.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.combr

Agradecimento