Pergunta

Gostaria de saber se o boato de que o Fiat Brava está para sair de linha é verdadeiro?

Jaime

Resposta

Prezado Jaime,

Infelizmente a única que poderia responder esta questão com toda a certeza seria a própria Fiat.

De acordo com a montadora (posição oficial) desde o início da chegada do novo Fiat Stilo a mesma se pronunciou que ambos os veículos iriam permanecer em produção. Na seqüência a montadora tirou de linha os modelos mais caros da linha Brava (HGT e ELX) permanecendo somente o modelo de entrada (SX) da família Brava. Tal estratégia foi justificada em função dos modelos competirem na mesma faixa de segmento e preços.

Tradicionalmente o fabricante italiano tem uma tendência a seguir as diretrizes corporativas, ou seja, o que ocorre na Europa e outros mercado acaba ocorrendo no Brasil. É bem verdade que o nosso velho e conhecido Uno continua sendo fabricado, mas com certeza os volumes de vendas do modelo é que justificam a sua continuidade. Na Europa o Stilo substituiu o Brava.

O recém lançado Stilo Wagon também tirou de linha a Marea Week. Informações preliminares mostram que este Stilo Wagon não seria importado ou produzido localmente e neste sentido a Marea Week deve permanecer por mais algum tempo no mercado. Isto pode trazer uma sobrevida ao modelo Brava, pois este deriva da família Marea (Sedan e Weekend) sendo montado sob a mesma plataforma.

Na verdade a continuidade ou não de um modelo é justificada pelos volumes de vendas. O novo Stilo vem alcançando excelentes resultados de vendas. Em 2002 vendeu exatos 8.166 unidades. Seu concorrente mais próximo o VW Golf vendeu durante o ano todo, 27.973 unidades, ou seja, se considerarmos que o modelo Fiat foi ofertado ao mercado a partir de setembro o resultado nos parece muito satisfatório.

Enquanto isso o modelo Brava vendeu exatos 5.909 unidades no ano de 2002. Pelos números acima da para perceber que o modelo Brava da Fiat corre sérios riscos de término de produção. Ainda assim só o fabricante sabe quantas unidades / mês são necessárias para se manter o produto em produção. Lembre-se que existem elevados custos associados para se comercializar um veículo (estoques de peças, treinamento, distribuição, logística, imagem da marca, estratégias corporativas, etc,etc).

A situação é muito parecida com a VW Santana. Há tempos o modelo é algo de rumores sobre o término da produção. Ainda assim o modelo é o segundo mais vendido em seu segmento, perdendo apenas para o Honda Civic, mas batendo importantes concorrentes (Corolla, Vectra, Marea, etc,etc). Com certeza o que justifica este cenário é a excelente relação de custo / benefício que o modelo oferece.

Ainda assim no caso VW o Santana está sozinho neste segmento, pois os outros veículos da marca (Passat / Bora) são posicionados acima deste. No caso Fiat, Brava e Stilo são opções muito parecidas, ofertadas no mesmo segmento, pela mesma Empresa. Talvez esta concorrência interna não seja boa para a Fiat.

Infelizmente nossa posição é muito mais de analisar os fatos, frente a passar posições. Só mesmo o fabricante poderia responder esta difícil pergunta, ainda assim com certeza faz parte da estratégia do mesmo e não seria divulgada de maneira alguma.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Muito obrigado pela valiosa ajuda prestada.

Tomei conhecimento de seu site através de uma ferramenta de busca, mais precisamente pelo CADÊ.COM.

Achei as informações muito amplas e objetivas, essenciais na hora de decidir pelo fechamento ou não de um negócio.

Parabéns pelo site, pela eficiência e muito sucesso.

Jaime