Pergunta

Gostaria de saber se é uma boa pegar o Astra Hatch 4 P modelo novo, se vai mudar algo, como: motor, estética, alguma coisa, e se nessa faixa possui outro carro com essa características.

Obs. Gostaria de saber se o consumo dele é alto, e na hora da revenda como ele se porta.

Obrigado pela atenção dispensada,

Gustavo Bello

Resposta

Prezado Gustavo,

Inicialmente devemos observar o porque do lançamento da GM para a versão Astra Hatch de 4 portas. Nitidamente o modelo de duas portas sofria forte concorrência de carros em seu segmento (VW Golf, Fiat Stilo, Ford Focus) e a GM tratou logo de lançar a sua versão Hatch com 4 portas.

Aproveitou este lançamento ao final de setembro de 2002 para colocar nas ruas a versão da família Astra 2003. Depois de 4 anos após o seu lançamento o Astra brasileiro ganha alguns retoques.

Na frente às mudanças ficam por conta dos novos faróis, nova grade com barra cromada e o logo GM,. Na traseira o modelo ficou com design mais limpo e a placa de identificação passou a ser instalada nos pára-choques do veículo.

O que mais nos estranha neste lançamento é o fato da GM não utilizar os motores da Empresa Power Train, uma joint venture entre GM e Fiat, a qual já entrega os motores para a linha Meriva.

O novo Astra é oferecido nas versões 2.0 8V (116CV) e 2.0 16V (136CV).

De acordo com o Jornal do Carro esta motorização 2.0 da GM faz a média de 12,1 km/l de combustível. O jornal mostra este mesmo consumo para ambas as opções de motores que nos parece um pouco errado.

Vejamos agora os números publicados em uma outra revista especializada:

GM Astra 2.0:

Motor: 2.0 8 V
Potência: 116 CV a 5.200 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 2.400 rpm
Velocidade máxima: 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5 seg
Consumo cidade: 9,5 km/l
Consumo estrada: 11,9 km/l
Consumo médio: 10,7 km/l

Fonte: Revista Carro número 107 setembro 2002

Hora da revenda:

Vejamos os números de vendas do modelo nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas
Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas

Ano 2001:

Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas
Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas

Ano 2002:

Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas
Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas

Pelos números acima percebemos que a decisão da Gm de lançar seu modelo Astra Hatch de 4 portas visa uma retomada de mercado. O modelo vinha perdendo participação de mercado. Lembramos que nestes volumes de vendas o modelo Hatch é apresentado nas duas versões, ou seja, 2 e 4 portas.

Normalmente o que ocorre no mercado de novos se repete no mercado de usado, ou seja, o modelo Astra ainda terá uma boa procura num futuro.

Particularmente no segmento do Astra Hatch da GM tenho mais identidade com o novo Fiat Stilo e o Ford Focus. O Golf também sempre foi o nosso preferido no segmento, mas tudo indica que até o final de 2003 a próxima geração do modelo já está sendo apresentada. Seria um risco muito grande comprar o veículo atual que pertence à geração IV.

Em relação ao Stilo da Fiat, o mesmo vem obtendo razoável sucesso de vendas e com certeza representa muito mais em termos de modernidade quando comparado ao nosso Astra. A Opel (GM na Europa) já sinaliza para um novo Astra, pois a concorrência naquele continente é muito mais acirrada (Citroen C4, Peugeot 307, Fiat Stilo, Golf Geração V, etc,etc), aqui ainda vamos ter que “engolir” este Astra com nova maquiagem por mais algum tempo…….

A decisão final é sua………

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento