Pergunta

QUERO CONHECER OS MODELOS DA MARCA KIA,

NEIDA RODRIGUES PITA

Resposta

Prezada Neida,

O que podemos dizer dos veículos da marca Kia disponíveis em nosso mercado.

O grande sucesso de vendas da marca sempre foi o modelo Besta o qual foi um dos pioneiros em nosso mercado no segmento de transporte de passageiros. Junto com a Hyundai que oferecia o modelo H100 estes veículos foram bastante procurados devido ao seu maior atributo: capacidade de carga.

O modelo Besta pode carregar até 12 passageiros que quando comparado com a nossa velha e conhecida perua Kombi, representa um grande diferencial. Além disso, sempre foi ofertada com motorização a diesel que representava um diferencial (economia de combustível) no transporte de passageiros.

Na seqüência apareceram opções nacionais neste segmento (Mercedes-Benz Sprint, Fiat Iveco, etc, ) e a alta da moeda americana tirou um pouco a competitividade do modelo.

A Kia chegou também a oferecer veículos de passeios tais como os modelos Sephia e Shuma. Até eram ofertados numa excelente relação de custo / benefício, mas a alta da moeda americana pegou em cheio estes carros de segmento intermediário, considerando ainda veículos sem tradição em nosso mercado.

Estes médios jamais concorreram com os nossos veículos tais como Honda Civic, GM Vectra, Fiat Marea, Toyota Corolla, ou seja, competir neste segmento representava oferecer uma excelente relação de custo / benefício. Um produto importado não consegue atingir este cenário.

Linha Kia Sportage:

Esta sempre foi um sucesso de vendas do importador Kia. Até porque em um determinado momento os modelos Kia Sportages eram oferecidos numa excelente relação de custo / benefício. Além disso, existia uma versão a diesel que por si só já representava um diferencial junto ao mercado dos sport utilities. Tanto é verdade que o importador resolveu apostar num modelo maior representado pelo Grand Sportage. Este era maior em tamanho e carregava mais passageiros.

Kia Carnival:

A Chrysler fazia um razoável sucesso com seus modelos Vans (Caravan e Grand Caravan). Com certeza parte deste sucesso é uma seqüência do que ocorre no mercado americano. Talvez foi neste nicho que o importador resolveu tentar uma opção com o modelo Carnival.

Infelizmente os veículos asiáticos nunca tiveram o charme e o status dos veículos americanos e europeus a jamais um potencial comprador iria trocar um Caravan Chrysler por um modelo Kia Carnival. Além disto chegou também no momento do dólar cheio dificultando ainda mais o resultado satisfatório das vendas.

Kia Sorrento:

Este representa uma das grandes apostas do fabricante Kia no mais disputado dos mercados. O dos Sport Utilities. Se observarmos todas as grandes marcas fizeram lançamentos neste mercado (BMW, Volvo, VW, etc, etc) e quem não tiver um modelo com certeza terá menores participações nos mercados. Nos EUA o maior mercado mundial de automóveis os modelos SUV (Sport Utility Vehicle) já representam quase 50% do market share. Como a industria automobilística trabalha focada nestes grandes mercados a disponibilização de um veículo neste segmento é questão de sobrevivência futura.

Ainda não vi nenhum deste modelo na rua e isto pode representar que o importador ainda não está vendendo o mesmo. Com certeza as incertezas da moeda americana abalam qualquer plano estratégico de qualquer importador local. Trazer um veículo deste porte representaria oferece-lo na faixa dos R$ 120.000,00. Não existe mais mercado para este tipo de cenário, ou seja, os poucos modelos aqui disponíveis já disputam a reduzida fatia de potenciais compradores.

Os últimos Sport Utilities recém lançados (Ssangyoung Musso, Hyundai Santa Fé, etc,), ou seja, o cenário é bastante desfavorável. É evidente que existem exceções e o modelo BMW X5 foge a esta regra. É neste sentido que a Volvo aposta em seu novo modelo XC90, considerado o carro do ano nos EUA no passado, fato ocorrido antes mesmo de seu lançamento no mercado. A Porsche já disponibiliza um novo modelo neste segmento e a VW será a próxima.

Prezada Colega,

Demos uma passada nos modelos da marca. Alguma informação mais específica para um determinado modelo, podemos evoluir um pouco mais em nossas pesquisas. Por enquanto é só…….

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentosadicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento