Pergunta

Estou pensando em comprar um pagerinho 98 3.5 V6 24 V,

A minha dúvida é se este carro é um bom carro, quais os acessórios que vem de série (este tem banco de couro), já que nas revendas eles podem tirar alguns acessorios de série, qual seria os principais pontos a serem observados neste carro,

Qual a dica, eles estão pedindo R$ 45.000 é muito ??? O estado de conservação é muito bom.

Grato pela ajuda.

Paulo Tavares

Resposta

Prezado Paulo,

Com certeza não podemos falar mal de um veículo Mitsubishi, considerando ainda o veículo pretendido. A série Mitsubishi Pajero corresponde a um dos melhores Sport Utilities disponíveis em nosso mercado.

Uma coisa que você deve levar em consideração é que o veículo pretendido representa um modelo importado e isto pode representar maioresdificuldades operacionais quando estamos nos referindo aos serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Com certeza manter um veículo impostado é mais caro e mais trabalhoso quando comparado a um veículo nacional.

Seguro: este é um item que merece destaque na antecedência da compra. Você pode fazer uma cotação de preços junto ao seu corretor de confiança ou nesses sites que disponibilizam este tipo de serviço. Uma digitada em seguros em qualquer buscador será suficiente para localizar várias companhias de seguros que oferecem estas cotações on line.

Existem seguradoras que não trabalham com veículos importados e neste sentido representa uma menor concorrência onerando um pouco mais os potencias Clientes. Como o veículo pretendido não é a versão diesel, a cotação ainda pode estar dentro de um cenário razoável. Ainda assim o modelo Pajero Mitsubishi é bastante visado aumentando ainda mais os riscos das apólices, representando um maior custo operacional.

O veículo pretendido representa o top de linha no ano de seu lançamento, ou seja, o mesmo deve vir repleto de acessórios.

Vejamos algumas características do veículo:

Motor: V6 logitudinal
Potência: 202 CV a 5.000 rpm
Torque: 31,5 kgfm a 3.500 rpm
Alimentação: injeção multiponto
Combustível: gasolina
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 seg
Consumo cidade: 5,3 km/l
Consumo estrada: 8,8 km/l
Consumo médio: 7,0 km/l

Equipamentos de série:

Direção hidráulica, ar condicionado, rodas em liga, ABS, duplo air bag, piloto automático, bússola eletrônica, faróis de milha, retrovisores, travas e vidros elétricos.

Equipamentos adicionais:

Bancos de couro / CD player.

Fonte destas especificações: Revista Carro edição 55 (maio 1998).

Lembro-me que os veículos Mitisubishi Pajero eram acompanhados de um kit de ferramentas instalado no porta-malas traseiro. É importante a verificação destas ferramentas no carro pretendido.

Lembre-se que você está adquirindo um Sport Utility e neste sentido os cuidados precisam ser redobrados. Se o veículo foi utilizado em trilhas ou situações off road, esqueça, mas ainda assim é difícil perceber este tipo de ocorrência.

O manual do veículo constando todo o plano de manutenções preventivas realizado em revenda autorizada da marca será um bom sinal da procedência do veículo.

E por falar em precedência seria prudente uma verificação destes itens. No site www.checkauto.com.br você tem um serviço de verificação de dados muito importante para veículos usados. Por apenas R$ 10,00 eles conseguem levantar uma espécie de ficha cadastral do veículo, considerando inclusive histórico de ocorrências, pendências financeiras, etc, etc.

O veículo pretendido pertence à segunda geração da família Pajero disponibilizada no Brasil. Atualmente o Mitsubishi vende a terceira geração e já anunciou em revistas especializadas uma pequena alteração de design para esta família de veículos. Ainda assim o veículo pretendido é muito bonito em termos de design.

Vejamos agora quanto vale o veículo pretendido de acordo com algumas publicações especializadas:

Revista Motor Show:

Pajero GLS 3.5 V6 4×4 2 portas gasolina ano 98 R$ 45.100,00

Jornal do Carro:

Pajero GLS 3.0 V6 4×4 2 portas gasolina ano 98 R$ 40.833,00 (esta cotação é para o modelo com motor 3.0)

Jornal Diário de São Paulo (tabela FIPE):

Pajero GLS 3.5 V6 4×4 2 portas gasolina ano 98 R$ n/d

Pelos números acima nos parece que a pedida pelo veículo corresponde ao seu preço de mercado.

Se o veículo estiver em boas condições com certeza representa uma das melhores opções no mercado dos Sport Utilities. Talvez uma ressalva que pudesse ser considerada é o fato do modelo possuir apenas duas portas.

Ainda que seja pequeno, a acesso ao banco traseiro é bem difícil, mas a esportividade do modelo é traduzida por este fato. O modelo Full (quatro portas) nos parece muito grande para os grandes centros urbanos.

Já fui proprietário de uma Pajero modelo GLX com motor V6 de 150CV. Não se compara com o veículo pretendido, não só em termos de acabamento, como também a diferença da motorização. O motor de 150CV no modelo full deixava um pouco a desejar.

No seu caso o motor é de maior potência e o veículo é o modelo pequeno, resultando numa excelente relação de peso / potência. Você irá gostar muito do veículo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caros amigos estou super grato pelas dicas, são fatos assim que nos fazem ver que a prestação de serviços feito por pessoas como voces é que nos faz ver que free na web é coisa de 1º mundo, voces estão de parabens; cheguei a voces em link da garagensonline que achei no yahoo que é meu provedor.

Quanto ao carro acredito que o problema maior será com a seguradora.

Mais uma vez obrigado pelas dicas, vou ao checkauto tambem.

Sou médico e estou colocando um site em breve sobre terapia intensiva, será um prazer colocar um link para vcs, mandarei dizer.

Paulo Tavares.