Pergunta

A minha dúvida não é necessariamente a respeito de troca de carro.

Estou cursando pós-graduação em Administração de Empresas e como tema da monografia, eu e meu grupo pensamos em falar sobre as tendências de vendas de automóveis 1.0 nos últimos anos (ranking de vendas/ porque subiu ou caiu na preferência do consumidor/ qual a preocupação das montadoras em relação aos clientes/fidelização/ porque comprar um automóvel que não seja 1.0, etc) se estiver ao vosso alcance, gostaria de solicitar fontes de consultas e/ou artigos desta natureza.

Desde já, agradeço.

Glauce Ornellas

Resposta

Prezada Glauce,

Você poderá utilizar algumas de nossas consultorias publicadas no site como fonte de pesquisa e talvez outras que não podem estar publicadas.

Dê uma olhada neste material e depois passe suas considerações.

Uma navegada no site www.automotivebusiness.com.br também será importante para seu trabalho. Este site / publicação é uma espécie de quem é quem no setor automotivo e traz muita informação sobre o segmento. A publicação 2003 deve estar saindo nos próximos dias. A de 2002 está disponível na rede.

O site da Anfavea www.anfavea.com.br também traz muita informação e coloca sua estrutura a disposição de qualquer interessado.

O site www.autodata.com.br também pode te ajudar com informações adicionais. Esta organização costuma promover eventos junto a segmento automotivo.

A organização SAE (www.saebrasil.org.br) também costuma realizar vários eventos junto a industria automotiva e possui muito material didático. Talvez exista a necessidade de uma associação, mas a taxa anual não passa de R$ 150,00. Durante este ano serão três congressos patrocinados pela Entidade e o próximo será em 07 de abril. (O impacto das novas tecnologias na industria automotiva).

Três consultorias (internacionais) importantes trabalham focada no segmento automotivo. São elas Booz, Allen & Hamilton do Brasil consultores Ltda (www.bah.com), Roland Berger (www.rolandberger.com) e ATKearney Ltda (www.atkearney.com).

Uma navegada nos sites destas consultorias trará um pouco mais de informação adicional importante a sua pesquisa. Existem importantes artigos publicados nestas. Por enquanto é só. Depois de toda esta leitura você já pode vir trabalhar conosco, prestando consultorias automotivas para o público em geral.

Vamos nos falando,

A inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento