Pergunta

O manual manda trocar óleo (comum) a cada 20.000 km, e os frentistas dizem para trocá-lo com 5.000 km.
Qual o correto, usando-se óleo comum.

Arthur V. Itabaiana

Resposta

Prezado Arthur,

Com certeza você deve seguir o manual de orientação do fabricante. Todas as informações contidas neste foram testadas e homologadas, ou seja, esta quilometragem está dentro dos padrões do veículo, considerando também a recomendação do óleo do fabricante. Toda montadora tem alguma marca de óleo associada a sua bandeira ou quando não tem sempre existem indicações de marcas ou produtos homologados ou especificações de óleos a serem usados (tipo, viscosidade, etc, etc).

A recomendação de frentistas está muito mais associada a um comissionamento de vendas do que aspectos técnicos. Os 5.000 km referenciado eram nos motores e óleos de antigamente. Ambos os produtos evoluíram muito, principalmente quando se diz respeito à qualidade do óleo.

Atualmente grande parte deste elemento possui substâncias sintéticas que ajudam a aumentar a eficiência do mesmo. Mesmo que o óleo seja do tipo comum possui várias melhorias para esta situação de maior eficiência. Se pensarmos nos motores muita tecnologia também foi aplicada, ou seja, os componentes atualmente utilizados necessitam de menos lubrificação, pois são motores menores, com itens de alumínio e componentes especiais.

Baixo custo de manutenção:

É um dos atributos de qualquer veículo e as montadoras acabam solicitando a fabricação e desenvolvimento de óleos lubrificantes capazes de rodar mais tempo, representando um menor custo.

A R6enault, por exemplo, considera a primeira manutenção do seu modelo Clio aos 40.000 km. Talvez uma troca de óleo seja necessário nesta metade do período, mas quem não se lembra dos carros de antigamente que precisavam de limpeza de carburador a cada 5.000.

Existem modelos americanos de veículos que a primeira manutenção de troca de componentes acorre com mais de 100.000 km, excluindo é claro aqueles itens considerandos como consumíveis. Óleo lubrificante sempre foi considerado como consumível e neste sentido sua necessidade de troca ocorre com mais freqüência.

Bateria de carro:

Nos EUA qualquer supermercado vende bateria de carro com 7 anos de garantia. Ainda não chagamos neste estágio, até porque esta solução acaba representando um maior custo, mas já existem aquelas baterias livres de manutenção, ou seja, você já não mais precisa colocar água no elemento.

Existem óleos sintéticos que nunca são trocados e a recomendação neste caso é para a simples adição para aquilo que foi queimado durante um processo normal de utilização. O litro deste tipo de lubrificante pode custar mais de R$ 100,00.

Um motor mais requintado e com maior potencia irá precisar deste tipo de lubrificante. O motor de seu veículo trabalha em rotações próximas de 4.000 rpm Existem motores que trabalham com rotações acima de 12.000 rpm. Não é o mesmo óleo que a Fiat recomenda que dará conta desta situação.

Também é evidente que uma troca em períodos mais curtos não irá trazer maiores prejuízos ao seu motor, e somente ao seu bolso. Talvez se você tem receios dos 20.000 km o ideal seria uma troca intermediária, ou seja, aos 10.000 km, ainda assim estamos falando de uma medida preventiva e não necessária.

Carros da Fiat:

Estes veículos têm uma pequena tendência a baixar o nível de óleo com maior intensidade e até o seu manual do proprietário devem mencionar um consumo comum algo em torno de quase 1 litro para cada 1.000 km percorrido. É neste quesito que você precisa se preocupar, ou seja, a verificação do nível do óleo deve ser feita pelo menos uma vez ao mês. Se existe uma incidência deste consumo excessivo você deve diminuir os intervalos de vistoria. É provável que durante o período de 20.000 km você tenha que completar o nível algumas vezes. Existe um procedimento de verificação, ou seja, com o carro desligado durante alguns minutos e num correto nível. Este procedimento está descrito em seu manual de manutenção.

Não se esqueça de trocar também o filtro do óleo. Não substituir este elemente representa “economia porca”, pois dentro deste elemento sempre ficará um “meio litro” de óleo antigo (contaminado) e este produto irá se misturar ao óleo novo recem adquirido. Não compensa a economia, pois o filtro de óleo não custa tanto assim no montante do custo de uma troca de óleo.

Verifique em seu manual o que a Fiat recomenda em relação ao elemento filtrante. Não economize nestes dois itens (óleo e filtro do óleo), pois muito da vida útil de seu motor estará relacionada à qualidade e eficiência destes dois componentes.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Automoveldicas (Nelson LRC Bastos)

Agradecimento