Pergunta

Estou querendo trocar de carro e tenho pesquisado sobre o Mercedes Benz Classe A.

Gostaria de informações sobre esta opção de compra, pontos positivos e negativos deste modelo.

Grato,
Andre Pacagnan

Resposta

Prezado André,

Seria um sacrilégio falarmos mal de um modelo Mercedes-Benz, entretanto, algumas considerações devem ser apresentadas:

O lançamento do modelo no mercado mundial foi postergado por problemas de capotamento e talvez isto tenha representando uma certa diminuição do sucesso do modelo em vários mercados.

No Brasil quando o veículo foi lançado e a Mercedes tinha tudo para ser a pioneira no segmento dos monovolumes, a Renault já oferecia seu modelo Renault Scénic. O modelo Classe A era configurado com muitos mais recursos quando comparado ao modelo francês (made in Brazil). O brasileiro também sempre teve a síndrome de considerar um carro pequeno como um veículo popular e a Mercedes-Benz acabou sofrendo muito com este cenário. Esperava-se um carro oferecido com valores muito próximos de um popular e isto nunca fez parte da estratégia da montadora. A mesma sempre fez questão de salientar, que apesar de pequeno seu produto pertencia à outra categoria de veículos.

Nos dias de hoje já está mais divulgado o conceito de “compact premium” ou seja, um veículo pequeno, com bom espaço interno, boa dirigibilidade e repleto de opcionais. O Audi A3 era o grande representante deste segmento. Novos modelos tais como VW Pólo e Citroen C3, se posicionam neste segmento. Se pensarmos no passado o modelo Classe A poderia ser definido como um monovolume compact premium.

Infelizmente este cenário não e de entendimento total de potencias compradores e estes viram na opção Renault Scénic uma melhor relação de custo / benefício. Os portas trecos oferecidos no modelo Renault chamaram mais a atenção quando comparado a tecnologia embarcada no modelo Mercedes-Benz.

Resultado:

As vendas nunca chegaram a decolar como planejado. A fábrica de Juiz de Fora em Minas Gerais, fora projetada para uma produção de 70 mil unidades / ano. Abaixo vamos te dar um volume de vendas dos últimos três exercícios.

Felizmente para os atuais compradores e futuros a Mercedes-Benz já definiu ou outro veículo a ser produzido localmente para diminuir esta ociosidade de manufatura. De certa maneira esta informação dá um alívio a continuidade da operação Classe A em nosso País. Tudo indica que o fabricante irá produzir um modelo derivado do Smart Europeu, um pequeno carro urbano de dois lugares. Aqui no Brasil nosso produto será adaptado ao nosso mercado, ou seja, será no segmento dos compactos, mas oferecido na configuração de 4 ocupantes.

Atualmente a Mercedes-Benz já utiliza esta ociosidade fabril para montar modelos Mercedes-Benz Classe C destinados somente ao mercado de exportação. Recebemos o veículos em Kits (operação CKD) montamos os mesmos e enviamos ao mercado americano. Como esta linha de veículo vende com grande sucesso em outros países e as plantas atuais não conseguem atender estas demandas a Mercedes-Benz Brasil contribui neste processo de manufatura. De acordo com a imprensa especializada, mas de 15 mil veículos Classe C saíram de nossa fábrica em Juiz de Fora.

Números de vendas do modelo Classe A em nosso mercado. Vamos também colocar a Renault Scénic, não comparando modelos ou opção de compra, mas para mostrar que este veículo, com certeza “roubou” potenciais compradores do modelo Mercedes-Benz:

Ano 2000:

Renault Scénic: 15.438 unidades vendidas
Mercedes-Benz Classe A: 12.005 unidades vendidas

Ano 2001:

Renault Scénic: 17.333 unidades vendidas
Mercedes-Benz Classe A: 8.669 unidades vendidas

Ano 2002:

Renault Scénic:13.396 unidades vendidas
Mercedes-Benz Classe A: 8.088 unidades vendidas

Pelos números acima percebemos que aquela produção inicial de 70 mil unidades / ano está bem abaixo das expectativas. Diversas ações foram feitas, com a introdução de um motor 1.9 (125CV) a aumento de potencia / torque do motor 1.6 (antes 99CV agora 102CV). Itens nunca disponíveis em nosso mercado eram oferecidos nos modelos Classe A (câmbio semi-automático, câmbio automático, opcionais únicos em veículos desta categoria, subsídios financeiros, etc, etc) ainda assim as vendas nunca chegaram a decolar.

Em 2002 o mercado foi repleto de lançamentos e este segmento vive um pouco em função das novidades. Aquilo que era para ser o grande atrativo em 2000 não acabou acontecendo e nos anos posteriores, o cenário foi ainda pior.

Ainda assim estamos falando de um veículo Mercedes-Benz. É um dos veículos com maior grau de satisfação junto aos usuários e diversos Clientes nossos estão plenamente satisfeitos com seus veículos. Em nossas consultorias sempre referenciamos o Classe A como uma das melhores opções de compras. Existia a ressalva em relação à continuidade ou não da fabricação no Brasil. Como este momento já foi superado pode comprar sem receios.

Vejamos agora algumas especificações técnicas dos dois modelos:

Mercedes-Benz Classe A160:

Potência: 102 CV
Torque: 15,3 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 seg
Velocidade máxima: 180 km/h
Retomada 60 a 120 km/h em 4 marcha: 15,8 seg
Retomada 60 a 120 km/h em 5 marcha: 22,0 seg
Consumo cidade: 12,3 km/l
Consumo estrada: 15,0 km/l

Mercedes-Benz Classe A190:

Potência: 125 CV
Torque: 18,4 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 seg
Velocidade máxima: 190 km/h
Retomada 60 a 120 km/h em 4 marcha: 13,0 seg
Retomada 60 a 120 km/h em 5 marcha: 18,1 seg
Consumo cidade: 11,5 km/l
Consumo estrada: 14,2 km/l

Os modelos são ofertados em duas categorias de acabamento (Elegance e Classic) e podem vir com três tipos de câmbio ( manual, semi-automático, e automático). São diversos tipos de motorização e acabamento , fazendo os preços variarem entre R$ 35.000,00 e chegando perto dos R$ 45.000,00.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Gostaria de agradecer, sinceramente, pela reposta a minha consulta e registrar a minha satisfaçao com o repeito dado a minha solicitação.

Grato,

André Pacagnan