Pergunta

Bom dia caros amigos,

Adquiri recentemente um peugeot 405 sri 95/96, sei de alguns riscos que posso estar correndo por este ser um caro importado, já ter quase 10 anos, peças caras e etc.

Porém o carro está em ótimas condições de conservação e num geral é um carrão.

Gostaria que os srs. com seus vários conhecimentos sobre peugeot pudessem me dar algumas dicas sobre este carro, cuidados a serem tomados, fragilidades, problemas mais frequentes e etc.

Desde já agradeço pela atenção!
Carlos Magno

Resposta

Prezado Carlos Magno,

O bom de tudo isto é que você já está ciente dos problemas relacionados a um veículo importado, que já foi descontinuado (lembre-se que o modelo Peugeot 405 foi substituído pelo Peugeot 406) e neste sentido os serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada) serão sempre mais difíceis e mais caros.

Ainda assim sua decisão de compra deve ter sido em função da excelente relação de custo / benefício que o modelo oferece. Talvez esta excelente relação de custo /benefício não seja assim tão excelente devido à situação acima descrita.

Como estamos falando de um veículo onde o importador já se estabeleceu como fabricante local, tem o maior interesse em expandir as suas operações e o número de revendas autorizadas da marca está aumentando ainda mais, suas chances de problemas diminuem. Poderia ser um modelo daqueles não mais importados, onde nem a operação de serviços se faz presente em nosso País. Temos vários exemplos, principalmente de alguns modelos Asiáticos.

Como recomendação o ideal seria uma avaliação do modelo junto a uma revenda autorizada. Considere uma avaliação frente a um orçamento. Nos veículos importados as peças de reposição chegam a custar muito caro. Se tiver algum item no seu veículo precisando deste reparo imediato ou num curto período de tempo, é bom você saber com certa antecedência.

A marca Peugeot é muito comercializada em outros Países da América do Sul e neste sentido existe um comércio paralelo destas peças importadas.

Estamos falando de peças originais, mas disponíveis nestas importadoras independentes. Neste cenário existe a possibilidade de compra de algum item, quando comparado à revenda da marca. Ainda assim a pesquisa de preço seria uma medida prudente e se a diferença for pequena, opte pela revenda autorizada. Desconhecemos qualquer tipo de problema associado ao veículo adquirido.

Segue abaixo algumas especificações técnicas sobre o modelo:

Peugeot 405 Sri 2.0:

Motor: 2.0, 4 cilindros, em linha, gasolina, 5 marchas, tração dianteira
Potência: 123CV a 5.750 rpm
Torque: 17,7 kgfm a 2.750 rpm
Velocidade máxima: 190,8 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12 seg
Consumo cidade: 10 km/l

Itens de série:

# aquecimento interno
# ar condicionado
# banco do motorista com regulagem de altura
# retrovisores externos com controle elétrico
# travas elétricas
# vidros elétricos
# vidros verdes
# volante regulável
# direção assistida
# rodas de liga
# desembaçador traseiro
# faróis de neblina

Itens opcionais

# bancos de couro
# toca fitas
# teto solar
# freios ABS

Fonte: Revista Auto Esporte número 385 (junho 97).

É um bom carro ???

Com certeza no momento dos veículos importados da marca Peugeot o modelo 405 representava uma das melhores opções em seu portifólio. Também era o representante da família no segmento dos esportivos e neste sentido limita mais as possibilidades de compras.

Desejamos a você muita sorte e sucesso com seu novo veículo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br  

Agradecimento