Pergunta

É viável a instalação de Gás Natural Veicular – GNV no TERIOS?
Em caso positivo o cilíndro seria de quantos litros?
Vcs conhecem algum TERIOS que esteja rodando com gás?
Qual seria o melhor custo/benefício na aquisição de um outro veículo:

a) ASTRA GLS 1995 ou
b) PEGEOUT 306 SEDAN 1998 OU
c) SIENA HL 1997/98

Com a finalidade de transformar a alimentação com “GNV” ou , seria mais viável a aquisição de um PEGEOUT 106?
ou que outras SUGESTÕES vocês me dariam?
Já que a grana anda curta e só posso dispor de R$ 15.000,00, incluíndo o SEGURO.

Atenciosamente,
Jorge A. Araujo

Resposta

Prezado Jorge,

De inicio já somos maio contrários a qualquer tipo de mudança em veículos sem a homologação dos processos por parte do fabricante.

Recentemente a GM fez esta homologação em algumas revendas para o veículo Astra. Parte desta estratégia e justificativa para tal processo é em função da grande quantidade de modelos Astras vendidos as frotas de táxis e sendo esta classe de trabalhadores a que mais utiliza este tipo de solução, o fabricante não gostaria de perder estas futuras vendas.

Você quer alterar as características técnicas de um veículo importado. Lembre-se que todo veículo importado de maneira oficial passou pelo chamado processo de tropicalização ou nacionalização, ou seja, o mesmo fora adaptado para a sua utilização dentro de nossas condições (clima, estradas, qualidade do combustível, etc, etc).

Adaptar um veículo importado para rodar com gás representa muito risco. Nos dias de hoje, manter um veículo importado já é mais caro e mais crítico. Alterar as condições técnicas do veículo representa um rico maior ainda. Neste cenário estão todas as outras suas opções de compras (Astra 95, Peugeot 306 ou Peugeot 106). Em relação ao Siena da Fiat, os riscos são menores, mas com certeza o fabricante não aprova tal mudança.

Este tipo de alteração é mais justificada em veículos que possuem alto consumo de combustível (picapes com motores de 6 ou 8 cilindros) ou aqueles que rodam muito com seus veículos (ex. motoristas de táxi). Desconheço a suas necessidades para este tipo de intenção, mas um carro com motor 1.0 tem razoável dirigibilidade versus a boa economia de combustível.

Até 2001, 70% dos novos veículos possuíam motor 1.0.

Em 2002 depois das mudanças na forma de cobrar o IPI, os carros de motor 1.0 até 2.0 tiveram seus valores reduzidos, representando uma queda na venda dos carros com motor 1.0. Ainda assim este mercado representa 65% dos novos veículos, ou seja, comprar um veículo 1.0 seria a sua melhor estratégia.

Esta opção também lhe permitiria a compra de um veículo mais novo e no mercado de usados, normalmente quanto mais novo o veículo, menores as chances de problemas. Talvez você esteja entusiasmado com esta suposta excelente relação de custo / benefício das opções dos importados. Muitos de sua lista já deixaram de ser trazidos e os serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializadas) são bem mais carros, representando um risco maior na sua aquisição.

Tudo isto acaba justificando este cenário que acaba encontrando para estes importados usados.

A melhor opção seria por um modelo popular, destes que ainda são fabricados, mesmo que o veículo pretendido seja um pouco diferente do atual zero quilômetros. Neste cenário são boas opções o Gol, o Palio, o Fiesta, o Corsa, o Uno e mais alguns.

Vamos anexar algumas consultorias já respondidas que te ajudarão na escolha de seu veículo.

Infelizmente somos contrários a qualquer alteração na originalidade de um veículo, sem o sinal verde de quem desenvolveu o produto.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento