Pergunta

Está para sair de linha o referido veículo? (Ford Focus Hatch)
O seu valor de revenda é bom?
O carro é econômico?

Raquel Crsitina Nunes da Silva

Resposta

Prezada Raquel,

Esta questão de sair de linha é um pouco difícil de ser respondida.

Recentemente li uma reportagem sobre o lançamento do novo VW Golf geração V, em substituição ao atual geração IV, pois o modelo mundial da montadora alemã irá sofrer forte concorrência dos novos modelo já presentes (Fiat Stilo e Peugeot 307) bem como os novos modelos a serem lançados (novo Astra, novo Focus, Citroen C4).

Este cenário diz respeito ao mercado Europeu e como a linha Ford Focus representa um carro mundial este modelo poderia estar disponível também em nosso mercado.

Ainda assim são apenas suposições, pois a mudança de estilo de um veículo a decisão de lançamento de um novo modelo é muito apoiada em volumes de vendas e o posicionamento deste frente à concorrência.

Vejamos os números de venda do modelo mencionado nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

Ford Focus: 886 unidades vendidas (coincide com o ano do veículo em nosso mercado)

Ano 2001:

Ford Focus: 9.912 unidades vendidas

Ano 2002:

Ford Focus: 10.169 unidades vendidas

O ano de 2002 foi repleto de lançamentos e novidades. Um modelo que aumentou o seu volume de vendas num mercado que vendeu menos veículos do que o ano anterior (2002 vendeu menos veículos do que 2001) representa um aumento de participação em seu segmento de atuação.

Somente como informação os modelos Golf e Astra Hatch, fortes concorrentes de Focus Hatch perderam respectivamente 14,29% e 25,93% nos volumes de vendas em relação ao ano anterior.

Pelo cenário acima já da para perceber que o modelo da Ford está numa ascendente de vendas. Ainda que o modelo no mercado Europeu venha a ser reestilizado não há motivos para estas mudanças locais, considerando ainda que a linha Focus é fabricada na Ford Argentina a qual atende o mercado latino americano.

Veja que são considerações baseados em alguns fatos. A decisão final é da montadora e infelizmente não sentamos no “board” da Companhia para possuir este tipo de informação mais concreta.

Valor de revenda: normalmente o que ocorre no mercado dos veículos novos tem uma tendência a se repetir no mercado de usados. Neste sentido a procura pelo modelo Focus usado também deve ser grande diminuindo em muito as possibilidades de uma desvalorização maior.

Economia:

Vejamos algumas especificações do modelo:

Motor: 1.8 16 válvulas (1796 cm3)
Potência: 115CV a 5.750 rpm
Torque: 16,3 kgfm a 4.400rpm
Velocidade máxima: 198 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,3 seg
Consumo cidade: 8,5 km/l
Consumo estrada: 11,7 km/l
Consumo médio: 10,1 km/l

Dados especificações: Revista Carro Edição 107 – Setembro 02

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br  

Agradecimento