Pergunta

GOSTARIA DE SABER INFORMAÇÕES SOBRE O SIENA DA FIAT, COMO MANUTENÇÃO(CUSTO), MERCADO(VENDA) E OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CARRO.

DECIO FERREIRA CAVALCANTE

Resposta

Prezado Décio,

Nos dois últimos anos a Fiat foi à montadora que mais vendeu veículos no mercado nacional. Uma das justificativas para tal resultado é o sucesso da família Palio e o modelo Siena representa um Palio de três volumes (pertence ao segmento dos sedans pequenos).

Na verdade muitas montadoras lançaram os seus veículos neste segmento, pois perceberam que a GM, pioneira neste fazia muito sucesso e um bom volume de vendas com seu modelo Corsa Sedan. Depois vieram Fiat Siena, Renault Clio Sedan, Fiesta Sedan e mais recentemente o novo VW Pólo Sedan.

Quando a Fiat introduziu o modelo o mesmo não chegou a emplacar em vendas. Depois de algumas pesquisas junto ao público detectou-se que as lanternas traseiras eram pontos negativos na avaliação dos compradores. A Fiat tratou de remodelar esta traseira, com novas lanternas e o modelo passou a vender mais.

Vejamos os volumes de vendas dos últimos três exercícios entre os sedans pequenos disponíveis em nosso mercado:

Ano 2000:

GM Corsa Sedan: 84.578 unidades vendidas
Fiat Siena: 14.921 unidades vendidas
Renault Clio Sedan: 2.014 unidades vendidas
Ford Fiesta Sedan: não disponível neste ano

Ano 2001:

GM Corsa Sedan: 83.524 unidades vendidas
Fiat Siena: 33.942 unidades vendidas
Renault Clio Sedan: 16.109 unidades vendidas
Ford Fiesta Sedan: não disponível neste ano

Ano 2002:

GM Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas
Fiat Siena: 32.781 unidades vendidas
Renault Clio Sedan: 14.662 unidades vendidas
Ford Fiesta Sedan: 8.843 unidades vendidas

Pelos números acima já para perceber que o modelo da Fiat vem mantendo uma boa posição no mercado. Ainda que em 2002 tenha sido inferior a 2001, se pensarmos nos lançamentos ocorridos no ultimo ano (novo Corsa, novo Pólo, novo Fiesta, Corolla, Stilo, Meriva, etc, etc) manter um volume de vendas representa até aumentar o seu “market share”.

O resultado do Corsa em 2002 é superior ao de 2001 em função do lançamento do novo Corsa Sedan. Além disso, a GM continua oferecendo a família Corsa antiga numa excelente relação de custo / benefício. Vale lembrar que nos dados acima estão ambos modelos de Corsa Sedan (novo e antigo).

Mercado de venda:

Normalmente o que ocorre no mercado de novos acaba se repetindo no mercado de usados, ou seja, a procura por um modelo Siena usado também é grande. Neste cenário o mesmo não tem uma desvalorização acima da média de mercado.

Manutenção (custo):

Conforme informado anteriormente o Fiat é a primeira em vendas nos dois últimos anos. O Palio é também o segundo carro mais vendido no País, perdendo apenas para o Gol e um excelente resultado de vendas representa um conjunto de situações de mercado (dirigibilidade, desempenho, consumo, baixa manutenção, confiabilidade, serviços de pós-vendas, etc, etc). Não existem ressalvas conhecidas em relação à linha Palio, ou seja, é um carro com custos de manutenção dentro de uma média de mercado.

Se você pretende comprar um carro 0 km, talvez seja prudente considerar um ponto. Em 2002 a Fiat foi a Empresa que menos lançou novos produtos no mercado. Para amenizar esta falta de produtos, acabou disponibilizando os seus veículos numa melhor relação de custo / benefício, ou seja, itens que eram considerados como acessórios passaram a fazer parte do veículo como itens de série. Deu resultado até porque a montadora permaneceu na primeira posição.

Infelizmente o mercado de automóveis é movido por novidades e a Fiat deve estar pensando em algo mais agressivo para a família Palio. Na mídia especializada de ontem já sinalizava para a nova família Palio disponível no inicio de 2004. Deve seguir a linha do novo Fiat Stillo. Como o Siena é fruto desta família, também deve receber estas prováveis mudanças de estilo.

Se sua intenção é pela compra de um veículo usado, esqueça este tipo de preocupação. Nos dias de hoje, com a maior concorrência, um veículo não permanecerá no mercado por mais de 3 ou 4 anos sem sofrer pequenas alterações de estilo. Este tipo de preocupação é mais válido para o mercado dos novos. Esta síndrome da mudança de estilo ou design no mercado de usados precisa ser mais bem dosada.

Vamos anexar uma tabela comparativa entre os modelos Sedans pequenos disponíveis em nosso mercado. Se sua opção for por um modelo 1.0 teremos que considerar uma outra tabela.

Nossa opinião que o carro pretendido representa uma das boas opções de mercado no segmento onde atua. Pode comprar sem receios.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento