Pergunta

ESTOU PESANDO EM COMPRAR UM MAREA WEEKEND 1999-2000.
PERGUNTAS:

1-QUAL A MELHOR OPÇÃO DE VERSÃO VERSOS O PREÇO ?
2-COMO É O MERCADO DE COMPRA E VENDA?
3-QUAL A MEDIA DE VALOR DE SEGURO?
4-É UM CARRO COM MUITA MANUTENÇÃO?

POR FAVOR ME ENVIE UM PARECER GERAL SOBRE ESTE AUTOMÓVEL.
MUITO OBRIGADO

ANDERSON MARSOLA MARTINS

Resposta

Prezado Anderson,

Muitas de nossas consultorias são apoiadas em volumes de vendas, pois acaba mostrando o posicionamento do veículo em relação ao mercado. É pena que no caso da Marea Week a mesma está sozinha no segmento, pois não existe uma perua nacional de tamanho grande neste segmento. A GM não mais disponibiliza o modelo Omega Suprema. A VW tirou de linha a Quantun devido ao baixo volume de vendas. A Ford não tem produto nesta linha.

Se pensarmos no segmento das peruas pequenas, aquilo que era uma disputa acirrada acabou representando uma briga entre Palio Weekend e VW Parati. O GM já deixou de produzir a Corsa Wagon e diz que atenderá esta demanda com a novo Meriva. A Ford parou de comercializar o Escort Wagon e deve focar sua estratégia de vendas no novo EcoSport.

Analistas de mercado acreditam que muito do segmento das peruas família acabaram perdendo espaço para os novos veículos monovolumes (Scénic, Zafira, Picasso, Meriva, Classe A, etc,) os multiusos (Dobló, Kangoo, Berlingo,) entre outras opções de mercado. Recentemente, contrariando tendências de mercado, a Toyota anunciou que irá produzir localmente uma versão perua do novo Toyota Corolla. Será um forte concorrente para Marea Weekend da Fiat.

As informações acima são válidas para você perceber que as peruas, sonhos de antigamente de qualquer potencial comprador de veículo, são agora trocadas por modelos e conceitos mais novos.

Ainda assim estamos falando de um tipo de veículo muito prático e funcional, pois na maioria das vezes derivam de suas versões Sedans, com maior capacidade de carga e muitas vezes com um apelo um pouco mais esportivo.

Vejamos os volumes de vendas do modelo pretendido:

Ano 2000:

Fiat Marea Weekend: 3.800 unidades vendidas
VW Quantum: 3.225 unidades vendidas

Ano 2001:

Fiat Marea Weekend: 2.646 unidades vendidas
VW Quantum: 2.614 unidades vendidas

Ano 2002:

Fiat Marea Weekend: 1.618 unidades vendidas
VW Quantum: já não aparece na lista dos 50 veículos mais vendidos.

Pelos números acima chegamos a conclusão que são preocupantes. Talvez sim talvez não. Nitidamente esta redução de mercado não está associada à qualidade do veículo, mas sim a uma mudança de tendência de compra de nosso mercado. Quantos pais de família não migraram para o segmento dos monovolumes. Qualquer modelo deste segmento vende por ano perto de 13 mil unidades. Estes proprietários eram potencias compradores das grandes peruas.

Significa que a Fiat irá para de produzir o modelo. Particularmente não acredito, até porque a família Marea é representada por dois modelos (Sedan e Week) e um acaba depreciando o projeto do outro e vice-versa.

Se você fosse comprar uma Marea Week 0 km, talvez tivesse que se preocupar com um cenário.

Na Europa o Fiat Stillo substituiu o modelo Brava. O Brava é a versão Hatch da família Marea. Ainda na Europa a Fiat lançou a Stillo Weekend que representa o sucessor da Marea Weekend. Publicações especializadas divulgaram que a Fiat não irá importar o Stilo Weekend, ou seja, a Marea Weekend deve ser o produto Fiat para atender o segmento das peruas grandes.

No caso do Brava, com certeza este está com dos dias contados em terras locais……..

A linha Marea foi oferecida com motor 1.8 (1267CV), 2.0 (142CV) e 2.4 (160CV). Se você pudesse optar por um modelo 2.4 com 160CV seria a melhor opção. Infelizmente este motor só está disponível a partir de 2001, representando um maior investimento de sua pessoa. Este motor 2.4 já possui o conceito de coletor de admissão variável, ou seja, todo motor de 16V tem uma tendência de fornecer maior torque somente em altas rotações. Com este coletor de admissão variável este cenário muda bastante, representando uma melhor dirigibilidade em trânsito urbano.

Mercado de compra e venda:

Pelos números acima apresentados, este mercado mostra uma tendência de baixa. Em contrapartida você também já estaria se beneficiando deste cenário, pois estes veículos já sofreram uma maior desvalorização por conta deste. Ainda assim sempre haverá potencias compradores para este tipo de veículo.

Seguros:

Não é um veículo que tenha apólices acima da média de mercado. Uma cotação online em qualquer companhia de seguros te trará este cenário. Acredito que dependendo de seu perfil, deva representar um valor próximo de 6% do valor do veículo. Nos parece muito razoável frente a outros exageros aplicados a determinados veículos.

Muita manutenção:

Posso dizer como antigo proprietário. Tive um Brava HGT que fiquei muito pouco tempo e rodei apenas 9.000 km sem qualquer tipo de problemas.

Recentemente tive uma Marea Week 2.4 que rodei mais de 32.000 km com zero defeitos. Este veículo foi vendido a um familiar e encontra-se com 45.000 km e total satisfação por parte do proprietário. Lembre-se que a família Fiat Marea é a mesma que o fabricante vende no mercado europeu e só isto já atesta a qualidade do produto.

Vender carros nos EUA e Europa não é fácil e neste caso temos aqui disponível o mesmo produto que é ofertado naquele continente. Pode comprar sem receios.

Vamos anexar umas dicas de compra de usado retirada do Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Quando você encontrar o seu veículo muito cuidado com a procedência do mesmo. Indicadores mostram que ao ano são introduzidos 111 mil veículos ao mercado de carros com problemas de documentação ou adulteração. Neste sentido o site www.checkauto.com.br oferece um serviço de levantamento do cadastro do mesmo (alienações, multas pendentes, licenciamentos, histórico de boletins de ocorrências, histórico de sinistros, chassis, motor, antigos proprietários, etc,etc). Ainda que o serviço custe R$ 10,00 (dez reais) é muito pouco dinheiro frente ao conteúdo e importância deste tipo de informação.

Vamos nos falando…….

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento