Pergunta

Meu carro é nacional ou importado, ele é ano 1997, modelo Honda Civic?

Ulisses

Resposta

Prezado Ulisses,

Pesquisando em nossos arquivos e encontramos uma revista Motor Show, edição 177 de dezembro de 97 que já trazia uma reportagem do veículo Civic nacional, ou seja, em 1997 o modelo passou a ser fabricado no Brasil. Ainda assim não sabemos a data exata do inicio desta manufatura e seu veículo pode ser do modelo americano.

Como a revista é do final de ano e normalmente os carros nesta época já são ano 97 modelo 98, acreditamos que todos os veículos com características modelo 98 já fazem parte da geração “made in Brazil”.

De acordo com a revista o modelo nacional difere do importado dos EUA pelos seguintes pontos:

# Nosso veículo tem uma faixa degradê no pára-brisa frontal
# Nosso veículo possui estepe normal, enquanto que o modelo americano possui aquele pneu com o conceito de estepe (pneu mais fino) utilizado somente em situações de emergência.

As outras alterações realizadas dizem respeito aspectos mecânicos, ou seja, difíceis de observar no dia a dia (isolamento acústico, barra estabilizadora da suspensão dianteira, calibragem de molas e amortecedores, etc, etc.

Acredito também que seu certificado de propriedade do veículo traga alguma informação neste sentido (origem: nacional ou importado).

Com certeza o numero do chassis do mesmo permite este tipo de identificação, ou seja, decodificando aquele conjunto de números, algumas seqüências mostram o País de fabricação do mesmo.

Infelizmente não temos o detalhamento do que representa cada campo desta sua numeração.

Dê uma olhada em sua documentação e na seqüência do estepe de seu veículo.

Acreditamos que você irá logo perceber se seu veículo é nacional ou importado. Existem placas de identificação do veículo, as quais normalmente trazem a origem do veículo. Procure por alguma placa no compartimento do motor. Deve existir alguma placa do fabricante indicando a origem de seu veículo.

Na seqüência nos passe a sua conclusão final.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

AGRADEÇO AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS,SOBRE O CIVIC IMPORTADO.

ASS:ULISSES