Pergunta

Tenho a intenção de comprar um veículo Tempra.
Existe algum problema de série relacionado com esse carro?
Comparado com os seus concorrentes ele tem vantagens?
Qual o modelo de Tempra que possui melhor custo benefício?
Posso utilizar gás no veículo sem grande perda de potência?

Obrigado pela atenção e parabenizo pelo excelente trabalho realizado por vocês!!!

Breno Vinicius

Resposta

Prezado Breno,

Inicialmente gostaríamos de te informar um endereço de um site que trata de assuntos relacionados ao modelo Tempra (www.tempra.ws.nom.br). Com certeza muita informação do veículo está disponível nesta home page.

Problema sério relacionado ao veículo: a maior preocupação em relação ao modelo pretendido é o fato do mesmo estar fora de produção e isto pode representar problemas futuros em relação aos serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

O modelo Tempra foi disponibilizado em nosso mercado em 1992 e fora produzido até 1999. Quando a Fiat anunciou o termino de sua produção local a mesma recebeu muitas críticas, pois o carro era considerado uma das melhores opções de nosso mercado e veio evoluindo em termos de tecnologia e melhorias durante todos estes anos.

Infelizmente ou para muitos, felizmente, a Fiat sempre acompanhou a estratégia corporativa do Grupo, ou seja, na Itália a família Tempra fora substituída pala família Marea e é evidente que no Brasil com a decisão de fabricar este novo produto não seria diferente.

Com a chegada do novo Fiat Stillo, o modelo Brava deve ter o mesmo final, pois na Europa o Stillo é sucessor do modelo Brava.

Este tipo de atitude em relação a novos lançamentos fez com que o fabricante de Betim – Minas Gerais ocupa-se a primeira posição em volumes de vendas nos últimos dois exercícios (2001 e 2002).

O Tempra era o top de linha do fabricante Fiat. Na época os concorrentes eram Vectra GM, Santana VW e a Ford não possuía oferta neste segmento.

Os dois produtos concorrentes ainda continuam em produção considerando posições completamente distintas:

O Vectra era o campeão de vendas em 2000 no seu segmento, com média de 30 mil unidades / ano. Em 2001 perdeu a posição para o Honda Civic e em 2002 baixou suas vendas para a casa das 7.000 unidades / ano.

O Santana já representa um caso a parte. Vendeu em 2000, 22 mil unidades, em 2001 foram 18 mil unidades e fechou 2002 com 20 mil unidades. Explicação para tal sucesso de vendas: a montadora oferece o modelo 0 km com um dos melhores custo / benefício do mercado. Ainda que meio desatualizado frente à concorrência (Toyota Corolla, Honda Civic e Marea Sedan) o mesmo representa um excelente veículo, com baixa manutenção, razoável desempenho, boa economia, confiabilidade. Representa ainda um daqueles modelos que fizeram jus ao slogan da montadora: VW você conhece, você confia…

Como o modelo Santana 0 Km é oferecido num bom preço o modelo usado passa a repetir este situação de mercado, ou seja, também é oferecido por um valor bem atraente.

Talvez o modelo Fiat pretendido seja mais em conta, mas quando comparado com o modelo VW este representa uma melhor opção no mercado de usados.

O Vectra GM tem uma situação bem parecida com o Santana, mas o investimento para a compra do modelo seria bem maior.

Se você ainda não possui um veículo nossa recomendação para a compra de um veículo usado seria a tentativa da busca de uma opção de um carro o mais novo possível.

Dentro deste cenário a opção de veículos com motor 1.0 passam a ser a melhor alternativa. Teoricamente e na maioria das vezes um carro mais novo é menos passível a problemas. Com o investimento previsto em seu Tempra daria para comprar um modelo 1.0, com pelo menos dois anos mais novo de mercado.

Transformação a gás: em nosso site, pasta consultorias, segmento combustíveis, existem algumas consultorias respondidas para a questão gás. Infelizmente somos contrários a mudanças na originalidade de qualquer veículo. Este é o tipo de situação a qual deve ser homologada junto ao fabricante e atualmente só o modelo Astra GM recebeu esta certificação. Veja estas consultorias publicadas e você perceberá a nossa posição.

Se você está preocupado com o consumo de combustível, talvez seja mais um motivo para considerar a compra de um veículo com motor 1.0. Até 2002, 70% dos novos veículos comercializados possuíam motor 1.0. Estes modelos evoluíram bastante e não mais representam as “carroças” disponibilizadas no inicio desta oferta de veículos. Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida. No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Nos dias de hoje também existe a possibilidade de você comprar uma espécie de garantia para veículos usados.

Recentemente vi a internet uma oferta de serviços do Projeto Usebens (site www.usebens.com.br).

O principal objetivo deste serviço é oferecer a você cliente de um veículo usado a garantia para este carro. Desta maneira você fica despreocupado em relação a alguns itens de seu veículo principalmente nos aspectos mecânicos (motor / câmbio). Em outros países este tipo de conceito já está bastante difundido, ou seja, compra-se uma garantia limitada para carros usados. De certa maneira é muito parecido com que ocorre com o veículo novo, ou seja, em caso de problemas você terá uma verba disponível para executar este reparo. Vale a pena pensar no caso, considerando a compra de um veículo usado no mercado. Dê uma navegada neste site e você terá todas as informações necessárias, incluindo procedimentos de contatos e cotações de preços.

Após a sua leitura sobre o assunto gás podemos evoluir um pouco mais em nossos trabalhos.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas.

Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento