Pergunta

Penso em trocar por um Astra 2.0 gls ou sport do mesmo ano.
Gostaria de uma avaliação das minhas opções.
Cheguei a esse site navegando na net e gostei muito.

Parabéns !

Julio Cesar Martins

Resposta

Prezado Julio,

Vejamos algumas considerações:

Recentemente li em uma publicação especializada que a VW já estaria lançando o seu Gol Geração V por conta de novos produtos no mercado Europeu. O Golf é o carro chefe da montadora alemão e por isso seu volume de vendas e competitividade deve ser o melhor possível.

Como se trata de um produto mundial o que ocorre lá fora acaba repercutindo também aqui no Brasil. Tal publicação falava da competitividade do Golf frente ao Fiat Stilo, Peugeot 307, novo Focus, novo Astra e novo Citroen C4 (sucessor da família Xsara). Ainda que não existam referências para a chegada do novo Astra, nitidamente já existe uma reestilização a caminho do modelo no continente Europeu. A GM tem feito um relativo sucesso com sua família Astra em terras locais, mas nitidamente estamos falando de um veículo meio desatualizado em relação à concorrência, principalmente os novos lançamentos.

Seu veículo atual é de ano 2001, considerado ainda um seminovo no mercado. Com certeza você deve estar bastante satisfeito com o mesmo, mas sua intenção de compra não representa um “upgrade” no segmento do veículo.

A opção pela versão sport só traria custos adicionais, pois o mesmo é classificado como esportivo junto às seguradoras. Neste cenário os custos de seguros, proporcionalmente sobem em muito.

A versão GLS com motor 2.0 pode representar uma melhor motorização e talvez um veículo mais repleto de acessórios, mas ainda assim estamos falando de um mesmo produto.

Vale lembrar que nossa avaliação consiste numa troca de seu veículo, por um modelo 0 km. Se você apenas tenciona em comprar um usado, mais novo que seu veículo atual o cenário muda um pouco.

Ainda estaríamos falando de um veículo 2002 ou até 2003 e aí começam a aparecer às boas ofertas.

Comprar um seminovo nos dias de hoje, ainda que este já tenha recebido a depreciação inicial do mercado, quando comparamos com aquelas chamadas mega promoções ou mega feirões dos fabricantes, temos uma tendência à compra do modelo 0 km. Neste tipo de evento é comum encontrarmos condições de pagamentos altamente competitivas, na maioria das vezes com juros subsidiados na casa de 1% ao mês. Ainda que a entrada represente algo entre 50% e 60% do valor do veículo e o restante a ser pago em 12 parcelas iguais, representa num primeiro instante menos dispêndio quando comparado ao seminovo. É evidente que temos as prestações assumidas, mas estas estão subsidiados com juros atrativos e o carro adquirido é o 0 km.

Você conhece bem aquela história que o melhor veículo é aquele 0 km, que você é o primeiro e único a dirigir e ainda tem no mínimo 12 meses a quem reclamar (garantia de fábrica).

O que comprar: seu veículo pretendido, se 0 km gira na casa dos R$ 35.000,00.
Com este montando temos importantes opções no mercado local, a saber:

Fiat Stilo:

Tem vendido muito bem e o resultado de vendas em 2002 é na proporção o mesmo de um Golf VW. Como se trata de um produto novo os riscos de mudança de design no curto espaço de tempo são mínimos. A mídia já anuncia a chegada do Stilo Station Wagon.

VW Golf:

Se não fosse a possibilidade da geração V a ser lançada estaria na lista de nossas melhores opções de compra.

Honda Fit:

O fabricante lançou este modelo que é campeão de vendas em seu segmento no Japão e Europa. Só isto já seria uma premissa para se avaliar a compra. Ainda que seja muito novo em nosso mercado, com certeza os veículos japoneses tem a tradição de um excelente veículo, aliado a baixo custo de manutenção e durabilidade. VW Pólo: tanto o modelo Hatch como o modelo Sedan representa o que há de mais novo no portifólio do fabricante. Ambos os modelos vem conquistando o seu lugar no mercado. Vale a pena uma olhada.

Ford Fiesta e Ford Eco Sport:

Ssão os dois produtos iniciais do projeto Ford Amazon. Ainda virão mais 3, mas com certeza estes dois modelos farão parte da estratégia da Ford de retomada de mercado. O Fiesta desde que foi lançado vem colhendo os frutos de um excelente produto. O Eco Sport tem tudo para repetir este sucesso, pois a Ford conseguiu oferecer um modelo no conceito de Sport Utility, com preços bem competitivos. Ainda que os modelos de entrada sejam oferecidos com motorização 1.0 Super charger e sem a opção do cambio 4×4, com certeza muita gente irá optar pelo modelo.

GM Meriva:

Representa um dos mais novos lançamentos do fabricante. Nitidamente a GM aposta neste segmento, para atender os potencias compradores de monovolumes e das antigas peruas médias (Corsa Station Wagon). Talvez o veículo não caia no seu gosto pessoal, mas também deveria ser observada a opção.

Citroen C3:

Até o meio do ano, estará disponível em nosso mercado, mais um compact premium, que já faz relativo sucesso no mercado europeu. Quando foi apresentado em nossa última edição do Salão de Automóvel em São Paulo (out / 2002), o mesmo causou boa impressão. Com certeza será mais um importante player no segmento dos R$ 35 mil reais.

As considerações acima são válidas para você perceber que além do Astra um excelente veículo, existem outras boas opções de compra em nosso mercado e muitas delas representam veículos mais novos, veículos de conceito mundial dos fabricantes.

Vejamos os volumes de vendas dos últimos três exercícios para o modelo tencionado, considerando o Golf como concorrente direto do Astra Hatch. Esta informação é válida, pois mostra um cenário de um produto campeão de vendas e uma dispusta em um mesmo segmento.

Ano 2000:

VW Golf: 32.547 unidades vendidas
GM Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
GM Astra Sedan: 22.858 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Golf: 32.635 unidades vendidas
GM Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
GM Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Golf: 27.973 unidades vendidas
GM Astra Hatch: 16.24 unidades vendidas
GM Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas

Pelos números acima já chegamos a uma conclusão: todos os modelos perderam um pedaço do mercado em 2002 em função dos novos lançamentos.

O modelo Astra Sedan conquistou uma maior participação em relação ao ano anterior, mas nitidamente potencial Clientes do modelo Vectra migraram para tal opção. Em 2000 o Vectra vendia 30 mil unidades / ano. Em 2002 este numero caiu para 7 mil unidades ano.

O Golf vem se garantindo, mas já sofre maiores baixas em outros mercados. O Astra Hatch vem perdendo posições e com certeza este cenário justifica as recentes alterações que o fabricante fez recentemente na família Astra. Se vai dar resultado. Ainda não sabemos. Sabemos que a GM tem o seu publico cativo e tradicional, mas infelizmente a industria automotiva vive de novidades e as novas opções do mercado são inúmeras e isto irá prejudicar as vendas desses modelos mais antigos.

Vamos nos falando…..

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento