Pergunta

Estou interessado em comprar um Golf 2.0 modelo novo e percebi que os carros mais recentes (2003) tem o motor diferente (pelo menos visualmente) dos mais antigos (2000).

Qual a diferença destes motores??

A partir de quando ocorreu a mudança??

Obrigado.
Carlos Ferreira

Resposta

Prezado Carlos,

Desconhecemos estas alterações nos motores da linha Golf 2.0. O que sabemos que os motores 1.6 passaram a oferecer maior torque ainda que a potencia oferecida seja a mesma desde o início da oferta (101CV). O motor 2.0 da linha Golf oferece 116CV desde o início do veículo em nosso mercado e não me lembro de ter lido nada a respeito em relação a mudanças nesta motorização.

Vejamos o que encontramos em relação ao motor 1.6:

Nova Motorização 1.6:

A razão principal desta mudança se justifica pelo fato do motor anterior (EA-113) ter grande parte de seus componentes importados da Europa. O novo motor (EA-111) é fabricado localmente e também equipa o Gol 1.0 Turbo e o Gol Plus de 16 V.

Além do novo motor, a VW modificou o sistema de aceleração, que conta agora com um acelerador do tipo E-gas. Ao pisar no acelerador, comandos elétricos são enviados a centralina (coração do sistema eletrônico dos veículos) que interpreta o torque ideal para aquele momento, garantindo a melhor mistura de ar / gasolina. Na prática isto se traduz numa dirigibilidade muito melhor, evitando-se aqueles incômodos “soquinhos”.

Com o antigo motor as médias eram em torno de 9,5 km/l, com o novo chegam a casa dos 11,7 km/l. A relação do torque também foi modificada. Reduziram também a faixa de giro do motor (antes 3800 rpm / agora 3250 rpm) e isto se traduz numa melhor performance em baixas rotações.

Alguns números do Fabricante:

Motor: SOHC, 8 válvulas,
Cilindrada: 1599 cm3
Potência: 101 CV a 5500 rpm
Torque: 14,3 kgfm a 3250 rpm
Vel. Máxima: 184 km/h
0 a 100 km;h: 11s7
Consumo cidade: 11,7 km/l
Consumo estrada: 16,9 km/l
Consumo médio: 14,3 km/l
1 revisão: 30.000 km

Consumos apresentados num teste:
Cidade: 10,63 km/l
Estrada: 12,00 km/l
Média: 11,31 km/l

Vamos anexar algumas consultorias já respondidas para o modelo Golf. Sempre foi um de nossos preferidos no segmento que atua, mas há fortes indícios que a geração V da família Golf seja lançada na Europa ao final de 2003.

Como o carro é mundial isto pode representar mudanças em nosso veículo (geração IV) num custo espaço de tempo. Se sua opção de compra é por um veículo 0 km, este tipo de preocupação começa s fazer sentido. Se for por um modelo usado, esqueça a síndrome de que vai mudar de design.

Posterior a sua leitura no material anexo podemos evoluir um pouco mais em nossos trabalhos,

Aguardamos comentários,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento