Pergunta

Gostaria de saber se o Honda Civic é um carro de manutenção razoavelmente barata.

Maria Denise Lopes

Resposta

Prezada Denise,

Parte do sucesso dos carros japoneses aqui no Brasil diz respeito à confiabilidade do mesmo, ou seja, durabilidade, credibilidade, confiança e custos de manutenção bem razoáveis em relação ao preço de mercado.

O modelo Civic sempre foi um campeão de vendas em seu segmento.

A própria Honda no mercado americano conseguiu há anos anteriores colocar dois de seus modelos na lista dos 3 sedans médios mais vendidos. Eram eles o Honda Accord e o Honda Civic dividindo estas posições com o Ford Taurus. A observação é válida, pois fazer sucesso no mercado americano não é para qualquer fabricante em função da maior competitividade e maiores níveis de exigência. Vale lembrar que o veículo oferecido em nosso mercado corresponde à mesma família oferecida em outros mercados, excluindo é claro alguns detalhes de exigências locais e possíveis motores alternativos.

Em 2000 o Honda Civic ocupava a terceira posição em volumes de vendas no segmento:

GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
VW Santana: 22.323 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas

Já em 2001 este cenário sofre alterações:

GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
VW Santana: 18.103 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas

Nitidamente o modelo Honda assume a liderança e o GM Vectra passa a terceira posição. O modelo VW Santana continua desempenhando o seu papel visto a excelente relação de custo / benefício que o modelo é ofertado.

Honda Civic e Toyota Corola sempre caminharam juntos em termos de competitividade. O que ocorria aqui se repetia no resto do mundo, ou seja, a Toyota precisa fazer algo para que seu produto fosse mais competitivo. O lançamento do novo Toyota Corola ocorreu exatamente com esta estratégia e em 2002 o cenário mudou bastante:

GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
VW Santana: 20.190 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.190 unidades vendidas

Perceba que o Vectra GM despencou em volumes de vendas. O novo Corola só não vendeu mais que o Civic, pois o mesmo foi lançado em junho de 02 e não teve tempo para conquistar a perda maior do primeiro semestre em 2002. Nas parciais dos últimos meses de 2002 o modelo Corola era o mais vendido em sua categoria.

Em 2003 temos o seguinte cenário até março:

GM Vectra: 831unidades licenciadas
VW Santana: 4.110 unidades licenciadas
Honda Civic: 5.117 unidades licenciadas
Toyota Corolla: 6.648 unidades licenciadas

Pelo cenário acima já podemos ter algumas conclusões:

O Honda Civic continua sendo um campeão de vendas entretanto nitidamente perdeu espaço para o outro veículo japonês recém lançado. Em 2003 a Honda já fez algumas alterações em seu modelo (lanterna traseira / painel) tentando diminuir esta possível defasagem estética em relação ao Corola.

Nada disso tira as qualidades do veículo Honda, mas percebemos que o modelo Corola passou a ser um importante “player” no segmento dos sedans médios. Como os valores dos veículos são muito parecidos vale a pena à consideração de compra e olha que não trabalhamos para a Toyota ……..

Ainda assim a decisão final é sua. Os dois veículos japoneses (fabricados no Brasil) não excelentes opções e representa as melhores neste segmento.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida. 2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento