Pergunta

GOSTARIA DE TROCAR O GOL POR UM ECOSPORT 1.6,MAS UMA ENTREVISTA DIZIA QUE O ACABAMENTO INTERNO É PÉSSIMO, COM PEÇAS DE MÁ QUALIDADE E FEIAS.

O CARRO CUSTA R$ 40.360,00. OUTRO CARRO QUE GOSTARIA DE POSSUIR SERIA O RENAULT CLIO SEDAN PRIVILÈGE 1.6 16V, CUSTA R$ 34.290,00.

OS ACESSÓRIOS SÃO BONS, MAS ACHO UM POUCO FEIO E NÃO SE COM FICA A MANUTENÇÃO DOS DOIS AUTOMÓVEIS; POR EXEMPLO : 1ª REVISÃO, PREÇO GERAL DAS PEÇAS, MOTOR MENOS BRONQUEIRO.

SERÁ QUE VOCES PODERIAM ME AJUDAR NESTA DECISÃO?

IVO NOBREGA C. FILHO

Resposta

Prezado Ivo,

Vejamos as suas considerações:

Ford EcoSport por R$ 40 mil reais:

Infelizmente ninguém faz milagres e também já ouvi comentários neste sentido. O acabamento do carro é pobre pelo valor do veículo, em compensação a Ford passa a oferecer um tipo de veículo que sempre foi sonho de todo consumidor brasileiro e a um custo mais acessível. Para chegar neste valor alguma coisa tinha que estar comprometida e infelizmente o acabamento interno faz parte destes itens deixados em segundo plano.

Ainda assim o veículo vai vender muito e já está fazendo um grande sucesso. Nos primeiros dois meses já foram comercializadas mais de 3.000 unidades e este número só não é maior porque o fabricante tem problemas iniciais de produção e não consegue atender esta demanda adicional.

A Ford também está exportando o modelo para o México e tem planos de fornecimento do mesmo para outros mercados da América Latina.

O veículo também seria exportado aos EUA e Canadá, mas num determinado momento os americanos falaram que o modelo não atende as expectativas do americano em termos de tamanho e espaço interno.

Na verdade os sindicatos americanos eram contrários a importação de veículos do Brasil frente a uma possível fabricação local.

Com certeza será um sucesso, ainda que seu acabamento seja pobre. Representa o segundo veículo do Projeto Ford Amazon (novo Complexo Fabril em Camaçari – Bahia) e contribuirá em muito para uma retomada do fabricante no mercado local.

A Ford está correta na estratégia de posicionar a marca como umas das grandes montadoras no mercado mundial. Em termos mundiais a marca é a segunda produtora, perdendo apenas da GM e isto não ocorre no Brasil. A quarta posição em volumes de vendas, quase perdendo esta para e Renault em 2001 fez com que a montadora se mexesse.

De 7% de participação no mercado local há dois anos atrás, hoje na chega na casa dos 12%. Com certeza o novo Fiesta é o grande responsável por este resultado e o EcoSport será outro grande sucesso de vendas.

A estratégia da Ford está correta. Oferece um veículo com preços bastante acessíveis. No dia que colocar um motor mais forte e a tração 4×4 com certeza custará os mesmos R$ 60mil reais que custa a Pajero TR4, antiga Pajero IO, também fabricada pela Mitsubishi em terras locais.

Infelizmente um carro de R$ 60 mil reais já limita em muito os potencias compradores, mas quando você começa a fazer as contas do que este Pajero oferece percebe-se que o mesmo custa o mesmo quanto o EcoSport (possui melhor motorização, air bags, design Pininfarina, etc,etc). O exemplo é válido para mostrar que o que importa neste mercado é oferecer um veículo com preços competitivos.

Quando a Renault lançou o Clio o grande discurso era de que o veículo representava o único da categoria a oferecer air bag duplo. Maravilhoso desde que não custasse R$ 2 mil há mais do que os concorrentes. Recentemente a Renault lançou um Clio de 3 portas (antes só era oferecido com 5 portas) desprovido de tudo que existe.

Infelizmente 65% dos novos carros vendidos pertencem a faixa de entrada do mercado e quem quiser fazer dinheiro no Brasil precisará de um modelo bastante competitivo neste segmento.

Renault Clio Sedan:

O bom de seu questionamento é que você já reconhece que o veículo é feio. Nitidamente nos parece que o veículo nasceu Hatch e depois fizeram algumas alterações no modelo para ter algo a oferecer no segmento dos Sedans pequenos. Com os R$ 34 mil previstos na compra deste modelo você consegue comprar um VW Polo Sedan que com certeza representa a melhor opção atual neste segmento.

Vamos anexar algumas consultorias já respondidas que falam do segmento dos sedans pequenos. O novo Polo Sedan ainda não fazia parte destes comparativos, pois ainda é bem recente. O Polo Hatch já é sucesso de vendas e representa um produto mundial do fabricante VW. O modelo Polo Sedan irá seguir o sucesso do irmão mais velho e nesta faixa de preços bate de longe os seus concorrentes. No mínimo o design do veículo pode ser considerado maravilhoso.

Após a leitura deste material adicional podemos evoluir um pouco mais em nossos trabalhos.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

R: fiquei muito satisfeito com as considerações e acatarei a sugestão sobre o polo sedan.

Conheci o site por acaso consultando sobre automóveis, mas recomendarei ao amigos que necessitarem deste serviço pela atenção e eficiência que fui atendido.

Obrigado,

Ivo Filho