Pergunta

Caros amigos,

Estou pensando em comprar uma van para transportar pessoas e amigos em passeios de final de semana e para levar até a faculdade todos os dias.

Sobre esse modelo de carro qual vocês consideram o melhor em custo beneficio, e se a adaptação de gás seria algo interessante monetáriamente e seguro para esse tipo de finalidade.

E vocês tem alguma idéia de quanto deve ser cobrado por cada passageiro pelo desgaste do carro em quilometragem???

Obrigado,
Daniel Felipe

Resposta

Prezado Colega,

Infelizmente este segmento questionado não é muito a nossa especialidade e se você olhar algumas consultorias publicadas em nosso site perceberá onde estamos mais focados. Ainda assim anexamos duas outras consultorias já respondidas que contribuirão ainda mais em sua decisão.

Vejamos as 5 vans mais vendidas em 2002 de acordo com a Revista Automotivebusiness.

De alguma maneira o volume de vendas acaba representando o mercado deste segmento, mas em algumas vezes existe uma explicação para este cenário. A Kombi continua sendo a campeão em volumes de vendas e isto não quer dizer que é o melhor veículo. Como a mesma é também oferecida com motorização a gasolina passa a ter preço bem inferior em relação aos maiores modelos oferecidos numa configuração a diesel.

As 5 vans mais vendidas em 2002:

# 1) VW Kombi: 15.345 unidades comercializadas
# 2) Kia Besta: 3.066 unidades comercializadas
# 3) Hyundai H100: 2.201 unidades comercializadas
# 4) Fiat Ducato: 1.325 unidades comercializadas
# 5) MBB Sprinter: 882 unidades comercializadas

Pelos números acima já da para se ter uma idéia de como foi o mercado em 2002.

O modelo Fiat Ducato é produzido localmente, enquanto que o MBB Sprinter é feito no País vizinho (Argentina). Com certeza estes dois veículos passam a ter vantagens em relação à importação dos veículos asiáticos.

Colocação do gás:

Infelizmente somos bastante contrários a este tipo de alteração na originalidade dos veículos. Se a fabrica homologar o processo passamos então a considerar a alternativa. Atualmente somente o Astra Sedan e o Santana VW são veículos homologados pelos fabricantes na utilização deste combustível alternativo. Se você optar por um veículo a diesel este tipo de situação pode ser adiada, pois a economia com o diesel ainda é bem grande em relação à gasolina.

Com certeza uma Van movida a gás pode até espantar possíveis Clientes. Eu mesmo jamais subiria em um carro com estas características técnicas.

Em relação à cobrança por passageiro você terá que fazer as suas contas, ou seja, depreciar o investimento inicial do veículo num período de tempo, considerar as suas margens no negócio, os custos fixos e variáveis, numero de passageiros, etc, etc. Não é fácil ganhar dinheiro com este tipo de negócio e lembre-se que uma vez acertado com um grupo de Clientes não podem existir furos, ou seja, as pessoas passam a depender de seus serviços e de seu veículo. Neste caso esteja atento para um correto plano de manutenção e estas devem ser realizadas em períodos onde os serviços estão paralisados (férias, finais de semanas e feriados). Você precisa ter um plano “b” caso exista algum imprevisto (quebra do veículo, colisão, etc, etc).

Segue abaixo uma parte de uma outra consultoria realizada para este assunto:

Não temos muita informação sobre o mercado de Vans, mas podemos contribuir com algumas informações que podem te ajudar na decisão.

Vejamos os números de vendas dos modelos em 2000 e 2001.

A referência foi retirada de uma lista dos 20 mais vendidos e alguns modelos questionados nem aparecem nesta lista.

Ano 2000:

Kia Besta: 10.471 unidades vendidas.
Fiat Ducato: 1.698 unidades vendidas.
Hyundai H100: 2.974 unidades vendidas.

Ano 2001:

12) Kia Besta: 6.099 unidades vendidas.
15) Fiat Ducato: 3.754 unidades vendidas.
19) Hyundai H100: 2.192 unidades vendidas

O modelo Mercedes Benz não aparece entre os 20 mais vendidos (comerciais leves) em 2001.

Pelos números acima já da para chegar a algumas conclusões:

O modelo Kia Besta sempre foi o melhor em volumes de vendas. Normalmente estes números são uma boa referência para definição de um melhor produto frente a outro produto.

Percebe-se um aumento no volume de vendas do modelo Fiat e com certeza em 2000 o resultado só não foi melhor, pois o modelo ainda era muito novo no mercado. Este aumento de vendas foi conseguido em uma diminuição de participação de outras marcas.

Talvez um grande diferencial da marca Fiat seja o fato do maior número de revendas autorizadas, frente aos concorrentes. Com certeza esta é um diferencial importante, pois em muitas cidades onde existem potências compradores para este tipo de veículo a compra não era realizada em função da inexistência de um ponto de venda / assistência técnica.

Aqui em São Paulo o modelo Mercedes Benz começa a aparecer com mais intensidade e com certeza irá utilizar a tradição dos carros da marca para alcançar o espaço esperado.

Vejamos agora algumas características técnicas dos modelos:

Fiat Ducato:

Passageiros: 15
Motor: 4 cilindros, 2.8
Potência: 122CV
Desempenho: 149 km/h

Hyundai H100:

Passageiros: 12 / 16
Motor: 4 cilindros, 2.6
Potência: 85CV
Desempenho: n/d

Kia Besta:

Passageiros: 12
Motor: 4 cilindros, 2.7
Potência: 85CV
Desempenho: 147 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,9 seg

Mercedes Benz Sprinter:

Passageiros: 11+1 / 15+1
Motor: 4 cilindros, 2.5
Potência: 95CV
Desempenho: n/d

Pelos números acima nos chama bem a atenção o modelo Fiat. A potência do motor é bem maior frente à concorrência e isto pode representar uma melhor dirigibilidade. Com certeza os quatro modelos são ótimas opções. Se fosse escolher, consideraria mais as marcas com maior presença em nosso País (Fiat / Mercedes), pois com certeza os serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição, mão de obra especializada, etc etc) fazem o diferencial.

Uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança também pode justificar uns pontos há mais para um modelo frente ao outro.

Além deste material não deixe de ler as duas outras consultorias anexadas a esta mensagem.

Vamos nos falando.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida. 2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.b

Agradecimento