Pergunta

Bom dia!

Gostaria de comprar um corsa sedan gls 1,6l ano 96 ou 97completo.

E queria saber a opinião de vcs sobre este carro a respeito de gasto de combustivel, manutenção, se é melhor 16v ou 8v, sei que é um carro já rodado, mas o din din que tenho so da pra comprar este.

E para terminar, andei vendo uns vectras cd 95/96, tb completo. O que é melhor um vectra cd95/96 ou corsa sedan gls 96/97?

Isso levando em conta, seguro, manutenção etc…

Obrigado pela atenção,

Wilton Panni / SP

Resposta

Prezado Wilton,

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas:

Corsa Sedan 96 ou 97 / Vectra CD 95 ou 96

Em nossas consultorias sobre veículos usados sempre referenciamos que quanto mais novo o veículo, melhores são as possibilidades de uma boa compra. Esclareço ainda que estamos falando na média de mercado, ou seja, teoricamente um carro 97 deve estar em melhor estado de conservação, menos rodado, etc, etc, quando comparado a um carro 95. Este cenário seria o natural de mercado.

Neste sentido a sua escolha pelo Corsa Sedan é muito mais viável quando comparado ao Vectra. Existe ainda o fato do Vectra 95 ou 96 pertencer à outra família de veículos diferente daquela atualmente comercializada, ou seja, o modelo pretendido é fora de linha. Em relação ao Corsa Sedan a GM também disponibilizou a sua linha Corsa nova em 2002, mas o modelo antigo continuar sendo oferecido no mercado.

Parte desta decisão de manter o modelo em oferta deve-se ao fato da boa aceitação do mesmo. A GM foi a pioneira neste segmento de sedans pequenos e depois veio o Fiat Siena, Renault Clio Sedan e Ford Fiesta Sedan. Recentemente a VW também passou a oferecer um veículo neste segmento caracterizado pelo novo VW Pólo Sedan. Em volumes de vendas o modelo GM sempre foi o campeão de vendas em seu segmento e só isto já seria um motivo para atestar a sua boa escolha.

Pensando na estratégia de quanto mais novo, supostamente melhor, talvez fosse até prudente considerar a compra de um veículo com motor 1.0, mas bem mais novo.

Lembre-se que até 2002, 75% dos novos veículos comercializados possuíam esta motorização, ou seja, você estaria indo junto com o mundo. Este cenário é apenas para pensar, ou seja, são considerações futuras.

Especificações técnicas do veículo pretendido:

Corsa Sedan GLS:

Motor 4 cilindros 1.6 MPFI 16V
Câmbio manual de 5 marchas
Ajuste elétrico dos faróis
Travas elétricas
Vidros elétricos verdes
Pneus 185 / 60R14
Faróis de neblina
Mostrador digital

Opcionais:

Código AJ9: ABS
Código UK6: Rádio toca fitas
Código C60: ar condicionado
Código D08: pintura metálica
Código YL3: pintura perolizada

Fonte: Revista Carro edição 48 – outubro / 97

Potência: 92 CV
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,1 seg
Velocidade máxima: 182 km/h
Consumo médio: 15,1 km/l

Fonte: Revista Motor Show Edição 170 – maio / 97

As informações acima dão uma visão do veículo pretendido.

Motor 8V ou 16V:

Não há duvidas que um motor de 16V representa uma evolução tecnológica em relação ao motor de 8V. O que difere um do outro. Estamos falando de um carro de 4 cilindros, ou seja, no motor de 8V cada cilindro possui duas válvulas (uma de admissão e outra de escape). No motor de 16V são quatro válvulas para cada cilindro (duas de admissão e duas de escape). Supostamente o motor de 16V fornece uma melhor mistura (gasolina / ar) produz uma melhor queima e um melhor escape.

O problema é que os motores de 16V normalmente fornecem o melhor torque em regimes de alta rotação, ou seja, acima daquelas faixas de 4.000 rpm. Quando você está nesta rotação. Em estradas e em altas velocidades. Como a maioria das pessoas utilizam os seus veículos em regime urbano e motor de 8V acaba favorecendo este cenário (direção em trânsito). Ainda assim a opção de um motor de 16V é mais vantajosa quando comparado a um motor de 8V.

Vejamos agora algumas dicas de compras de usados, extraídas do Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Seguro e manutenção:

Ambas as opções de compras não apresentam problemas de pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Como o Vectra vendeu menos e já está fora representa um custo bem mais elevado e de maior risco quando comparado com o Corsa Sedan.

O mesmo raciocínio aplica-se a apólice de seguros, ou seja, as seguradoras devem cobrar mais pelo seguro do Vectra antigo, fora de linha e de maiores riscos quando comparado ao Corsa Sedan.

Não há dúvidas que o Corsa representa a melhor opção. Evidente as condições e estado geral dos veículos pretendidos irá pesar muito em sua decisão de compra.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

TODAS MINHAS DUVIDAS FORAM SANADAS,COM ESSE TEXTO SERIO E OBJETIVO.
SO TENHO Q AGRADECER A ATEÇÃO DE VCS E Q CONTINUEM SEMPRE COM ESSE SERVIÇO DE PROMEIRA QUALIDADE.

COM CERTEZA VOU DIVULGAR ESTE SITE PARA TODOS MEUS AMIGOS DESCOBRI VCS ATRAVES DE SITE DE BUSCA DO BOL.

OBRIGADO PELA DICA DO MOTOR 1,0, MAS É QUE NÃO GOSTO DE CARRO COM ESSA MOTORIZAÇÃO POR ISSO PARTI PARA ALGO ACIMA.INFELIZMENTE TEM O PROBLEMA DA GASOLINA POR ISSO FIZ OPÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR DO CORSA 1.6 ,

WILTON PANNI