Pergunta

Qual o carro usado mais comercial ,

E qual a diferença do pálio fire/young/ e do gol mi / i,

O gol a partir de que ano é mi e o que é motor cht e ap.

Luciene Gomes Martins
 

Resposta

Prezada Luciene,

Se você der uma navegada em nosso site (www.automoveldicas.com.br) pasta “consultorias” perceberá que os aspectos mecânicos e mais técnicos não são o nosso forte, mas ainda assim vamos tentar atender as suas solicitações.

Carro usado mais comercial:

Podemos responder em parte este questionamento apresentando os volumes de vendas dos veículos novos mais negociados nos últimos três exercícios. Geralmente o que ocorre no mercado de novos tem uma tendência a se repetir no mercado de usados e representa um bom parâmetro de mercado.

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
Chevrolet Celta: 21.444 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Sedan: 84.578 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
Chevrolet Celta: 90.159 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Sedan: 83.524 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.879 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas
Chevrolet Celta: 110.573 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas

Perceba que os números acima são referentes aos veículos mais vendidos em nosso mercado. O Gol é por mais de 15 anos o carro mais vendido em seu segmento. Significa que é o melhor. Talvez não talvez sim. Percebe também que é o que vem perdendo maior participação de mercado, quando comparado ao novo modelo GM Celta. Quando foi lançado em 2000 vendeu apenas 21 mil unidades. Neste ano de 2003 até o mês de março já haviam sido emplacados mais de 27 mil unidades do modelo Celta. Dentre destes veículos mais vendidos é um dos poucos modelos que apresenta uma ascendência de vendas, ou seja, este cenário pode representar uma melhor venda futura.

Destes veículos mais negociados e considerando que você pretende comprar um veículo usado, não existem ressalvas. O que vai mais importar em sua decisão de compra é sobre os aspectos gerais do veículo (estado de conservação, plano de manutenções, aspectos mecânicos, etc, etc) e principalmente a procedência do mesmo.

Uma vez decidido pelo modelo e tendo esta proposta comercial, podemos avaliar no futuro aspectos de mercado, especificações, comparativos, etc, etc.

Palio Young x Palio Fire:

Palio Young diz respeito a um modelo de veículo da família Palio.

Palio Fire: diz respeito a uma nova motorização 1.0 introduzida pela Fiat em agosto de 2001. Os veículos Fiat modelo 2002 já saíram com esta nova motorização Fire. Representa um motor 1.0 de 8 válvulas de 55CV e torque de 8,5 kgfm a 4.250 rpm. Antes a motorização Fiat 1.0 oferecia 61 CV, mas o torque era menor (8,1 kgfm a 2.500 rpm).

Pelos dados da montadora o consumo deste novo motor é de 13 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada. A velocidade final alcança 150 km/h e a aceleração corresponde a 16,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Neste ano de 2001 a Fiat apresentava a seu Palio Young com motorização Fire.

Gol Mi / Gol i:

Ambos modelos representam que o carro dispõe de injeção eletrônica. A diferença fundamental é que o modelo I possui um bico injetor no lugar do antigo carburador, ou seja, os quatro cilindros do motor são alimentados por este único bico injetor, enquanto que o motor MI, representa a solução Multi Injection, O que isto significa: o sistema de alimentação é dotado de quatro bicos injetores, ou seja, cada cilindro do motor tem o seu próprio bico injetor. Teoricamente a segunda opção é mais eficiente do que a primeira, pois cada cilindro é alimentado por seu próprio bico injetor, garantindo uma queima mais homogênea nos ciclos de funcionamento do motor. A solução multi injection representa uma evolução do sistema único de injeção.

Motor CHT / Motor AP:

Estas são siglas das famílias de motores utilizadas nos veículos VW. Em 86 / 87 foi criada uma joint venture entre VW e Ford chamada de Autolatina. Os motores CHT pertenciam à bandeira Ford, enquanto os motores AP pertenciam à bandeira VW.

Nitidamente os motores da série AP sempre foram o diferencial VW de mercado e neste sentido dotar os modelos Gol com motores CHT representou um retrocesso ao produto.

Este tipo de união de Empresas visava o aproveitamento do que há de melhor em ambas as Empresas. Infelizmente e desconheço as razões desta estratégia, a utilização dos motores CHT na família Gol não foi a mais correta.

Se você puder escolher, considere um Gol com motor AP. Até hoje este motor é utilizado nos produtos VW e representa ainda um dos grandes motores de nossa industria automotiva nacional. O mesmo é oferecido na configuração 1.6, 1.8 e 2.0.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento