Pergunta

Gostaria de obter informações sobre o CORSA SEDAN CLASSIC 1.6 (GASOLINA) e também sobre o PALIO WEEKEND 1.8(GASOLINA).é VERDADE QUE O 1º vai sair de linha?

A sua manutenção é mais barata que a do PALIO? Em termos de custo/benefício qual o melhor, já que eu rodo muito pouco com o automóvel e o utilizo mais nos finais de semana.

Lia Silva

Resposta

Prezada Lia,

Vamos a algumas considerações:

A GM foi à pioneira no lançamento de veículos Sedans pequenos no mercado. Depois vieram Fiat com o Siena, Renault com o Clio Sedan, Ford com o Fiesta Sedan e recentemente a VW também lançou o novo Pólo Sedan apesar deste estar posicionado em uma categoria de carros mais carros (Sedans Premium).

A GM sempre foi campeã absoluta de vendas neste segmento, mas o modelo da família Hatch já vinha pedindo uma alteração de estilo. Em 2002 a família Corsa sofreu forte reestilização e o modelo Sedan também passou por este processo.

Ainda assim a GM vinha alcançando bons resultados com o Corsa Sedan antigo (chamado de Classic) e resolveu manter o mesmo em produção, juntamente com o novo Corsa Sedan.
Somente como exemplo em 2002 o Corsa Classic Sedan respondeu por 63% das vendas da linha Corsa. Com certeza o que justifica este cenário é a excelente relação de custo / benefício que o modelo é oferecido.

Se vai sair de linha. Não temos esta informação, pois esta decisão está diretamente relacionado ao volume de vendas mínimo que o fabricante estabelece para manter um produto em linha. Este número também é variável, ou seja, depende em muito de quanto tempo o veículo já está em produção e quanto de dinheiro a montadora está fazendo com o produto em termos de margem de contribuição e lucros.

Em maio de 2003 o Corsa Sedan vendeu exatos 5.584 unidades. O mais próximo disto foi o Fiat Siena com 2.305 unidades. Ainda que nestes volumes de vendas do Corsa não esteja especificado o que é novo e o que é Classic, sendo um pouco conservado e imaginar que 50% disto é o modelo Classic, nos parece que faz sentido a GM continuar com seu modelo que ainda representa um sucesso de vendas.

Vejamos algumas especificações para o modelo:

Motor: 1.6, transversal, 4 cilindros, 8V, gasolina
Potência: 92CV a 5.600 rpm
Torque: 13 kfgm a 2.800 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,1 seg
Velocidade máxima: 181 km/h
Consumo cidade: 11,5 km/l
Consumo estrada: 16,9 km/l
Porta malas: 390 litros

Fonte das especificações: Caderno de Automóveis – Jornal Diário de São Paulo – 05/abr/03

Fiat Palio Weekend:

Até uns anos atrás todas as grandes montadoras ofereciam Station Wagons pequenas. Recentemente a Ford deixou de oferecer a Escort Wagon e a GM com o lançamento do novo Meriva descontinuou o seu modelo Corsa Wagon.

Resultado:

Sobraram apenas duas importantes opções no mercado Fiat Palio Weekend e VW Parati. A Fiat numa estratégia bem agressiva conseguiu superar a campeão de vendas (Parati) em seu segmento. Foi a primeira o oferecer a versão de 4 portas. A VW demorou bastante para oferecer esta configuração. A Fiat lançou a versão Adventure (com apelos off road) que supostamente deveria representar apenas 10% do mix de vendas. Hoje esta versão representa 30% da família Weekend. Somente agora é que a VW lançou uma versão meio off road de seu modelo Parati (Parati Cross Over).

Vejamos os volumes de vendas dos dois modelos nos últimos 4 exercícios:

Ano 2000:

Fiat Palio Weekend: 27.152 unidades vendidas
VW Parati: 28.171 unidades vendidas

Ano 2001:

Fiat Palio Weekend: 37.247 unidades vendidas
VW Parati: 24.697 unidades vendidas

Ano 2002:

Fiat Palio Weekend: 32.740 unidades vendidas
VW Parati: 22.527 unidades vendidas

Ano 2003 (até maio):

Fiat Palio Weekend: 8.243 unidades emplacadas
VW Parati: 5.037 unidades emplacadas

Pelo cenário acima já mostra que sua opção de compra representa a melhor opção no mercado das peruas pequenas.

Ainda assim nem tudo é maravilhoso.

A Fiat nos dois últimos anos conseguiu a primeira posição em vendas em nosso mercado. Nas parciais de 2003 este cenário de repete, entretanto a industria automotiva vive muito em função de lançamentos. A família Palio já data de 96/97 a as pequenas mudanças ocorridas na mesma foram bastante pequenas. Com os recentes lançamentos de nossa industria (novo Fiesta, Novo Pólo, Citroen C3, Peugeot 206, Renault Clio, novo Corsa, entre outros) nitidamente a família Palio já sofre em função de um projeto meio desatualizado.

A mídia especializada já inclusive fotografou um veículo que seria o novo Palio, com alguns conceitos e soluções vindas do novo Fiat Stilo. Tudo indica que em 2004 já teremos em nosso mercado o lançamento da nova família Palio e se isto ocorrer todos os produtos receberão este novo design. Veja que sua preocupação maior e referente ao modelo GM, mas a Palio Week é mais provável de acorrer algo. Ainda assim estamos falando de uma mudança de estilo e não de um término da oferta do mesmo. Especificações do modelo:

Fiat Palio Weekend:

Motor: 1.8 4 cilindros, 8 V gasolina
Potência: 103 CV a 5.400 rpm
Torque: 17 kgfm a 2.800 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,33 seg
Velocidade máxima: 176 km/h
Consumo urbano: 11,5 km/l
Consumo estrada: 16,4 km/l
Porta malas: 460 litros

Fonte das especificações técnicas: Jornal do Carro – Folha de São Paulo (13/abr/03)

Manutenção mais cara:

Não se preocupe com estes itens. Os dois veículos mencionados são sucesso de vendas no mercado e isto não seria obtido se apresentasse algum problema relacionado ao pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, custo operacionais, peças de reposição e mão de obra especializada).

Qual comprar: a decisão final é sua. Apresentamos algumas considerações que podem contribuir neste processo. Como não existem grandes ressalvas em relação às opções de compras, qualquer escolha representa um bom negócio.

Vamos nos falando.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento