Pergunta

Prezados senhores,

Gostaria de comprar um veículo sedam médio usado entre R$ 25.000,00 e R$ 30.000,00 reais e gostaria de ficar com ele no máximo 3 anos.

Gostaria de comprar um veículo que fosse bom de revenda e que não fosse sair de linha (ou não mudasse radicalmente, pois se não ele se desvalorizaria bastante) no periodo de 3 anos. Me simpatizei bastante com o Vectra GLS 2.2 (16 V ou não) 2000 ou 2001.

Vocês acham que fiz uma boa escolha (só tenho medo que ele saia de linha nesse periodo ou mude muito)??? Nesse segmento, qual seriam as suas sugestões???

Abraços,
Amancio Augusto

Resposta

Prezado Amancio,

Vamos começar a responder os seus questionamentos mostrando a trajetória de vendas do modelo pretendido, junto com alguns concorrentes do segmento só como referência de mercado. Este parâmetro é importante, pois acaba traduzindo o cenário atual desconsiderando opiniões pessoais ou outros aspectos.

Ano 2000:

GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
VW Santana: 22.323 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas
Marea Sedan: 7.951 unidades vendidas

Ano 2001:

GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
VW Santana: 18.103 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas
Marea Sedan: 7.780 unidades vendidas

Ano 2002:

GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
VW Santana: 20.190 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas
Marea Sedan: 5.701 unidades vendidas

Ano 2003 (até maio):

GM Vectra: está abaixo da lista dos 20 mais emplacados
Honda Civic: 6.609 unidades emplacadas
VW Santana: 5.249 unidades emplacadas
Toyota Corolla: 9.546 unidades emplacadas
Marea Sedan: está abaixo da lista dos 20 mais emplacados

Infelizmente a publicação pesquisada trazia até 2003 a lista dos 50 mais vendidos.
Atualmente esta publicação apresenta a lista dos top 20 do mercado.

Baseado nos números acima já chegamos a algumas conclusões:

Nitidamente o veículo pretendido despencou em volumes de vendas no segmento em que atua. Ocupava a primeira posição do segmento em 2001 e fechou 2003 atrás de concorrentes mais desatualizados.

É verdade que o feito conseguido pelo modelo VW Santana se justifica pela excelente relação de custo / benefício oferecida pela montadora ao modelo. A GM mudou a motorização de seu Vectra, passou a dotá-lo de motor 2.0 (paga menos IPI) tentando oferecer este novo carro, em 2003, numa melhor condição comercial.

Honda Civic: foi o causador do estrago no baixo volume de vendas do modelo GM. É receite de sucesso e um excelente veículo.

Toyota Corolla: Honda Civic e Toyota Corolla sempre caminharam juntos em termos de mercado. Nos últimos anos o modelo Honda se distanciou bastante do modelo Corolla. Foi neste cenário que a Toyota lançou o seu novo modelo e os números de vendas já mostram que este passou a ser o campeão de vendas da categoria. Só não conquistou a primeira posição em 2002, pois foi lançado somente em junho, mas nas parciais dos últimos meses era o mais vendido no segmento. Em 2003 este cenário se repete.

Escolha do Vectra: em termos de veículo não há ressalvas. O seu baixo desempenho de vendas nos últimos exercícios não está relacionado à baixa qualidade do produto, mas sim a chegada de novos e importantes lançamentos.

Será que vai mudar de linha: se pensarmos nos números de vendas, com certeza a GM precisaria fazer algo mais agressivo para uma retomada de mercado. Há quem diga que a próxima tacada da GM seja na linha dos médios (linha Astra), pois em 2002 o foco foi na linha de entrada (família Corsa) o Celta 4 portas e o lançamento do modelo Meriva.

Acredito muito mais numa mudança na família Astra do que algo na família Vectra. Até porque o segmento média possui novos concorrentes (Peugeot 307, Fiat Stillo, Citroen C3, Honda Fit, etc, etc) e com certeza a linha Astra passa a sofrer uma maior concorrência.

Você está comprando um carro usado e neste sentido o estado geral do mesmo e procedência são mais importantes frente ao carro pretendido.

Muito do que se falou até agora é mais válido para a compra de um veículo 0 km. Você pretende comprar um carro de 3 anos de uso e ficará por mais 3 anos. Nos dias de hoje, com a maior concorrência será comum percebemos mudanças de design em períodos menores, ou seja, a síndrome da mudança de design não se aplica muito no seu caso. O receio seria de comprar um veículo que tem uma tendência a ser descontinuado (Fiat Brava, por exemplo).

Sugestões:

Talvez um modelo Civic ou um modelo Corolla fizesse mais sentido, ainda que representasse um maior investimento a sua pessoa. Não se esqueça que ao final de 2002 a Honda já deu uma maquiada em seu modelo tentando minimizar a perda frente à chegada do novo Corolla. Este modelo também passa a ser alvo de mudanças futuras, pois a Honda, como qualquer outra montadora busca o melhor volume de vendas nos segmentos em que atua.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Nelson,

Muito obrigado pelas explicações.

A quantidade de informações superou a minha expectativa.

Tive conhecimento do site por meio de pesquisa realizada no site do cadê. Obrigado pelas informações.

Atenciosamente,
Amancio Augusto