Pergunta

Meu carro faz 8 km/litro e gostaria de trocar por outro do mesmo modelo, a diesel.

Qual a melhor opção trocar somente o motor ou trocar por outro a diesel?

Elcio José Bernardo

Resposta

Prezado Élcio,

Inicialmente consideramos o consumo de 8 km/l de combustível para as características de seu veículo um bom resultado. Lembramos que estamos diante de um modelo Sport Utility muito pesado e com capacidade de cargas e passageiros bem acima da média de mercado.

Trocar o motor:

Estamos tratando de um veículo importado. Só este cenário já justifica maiores problemas em relação aos serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Quando você altera as condições originais de seu veículo você passa a não poder mais contar com a assistência técnica da marca. Não que a revenda autorizada não mais lhe prestará serviços, mas com certeza colocará dificuldades operacionais na busca de futuros problemas, relacionando os mesmos as mudanças introduzidas.

Trocar o motor, na maioria das vezes significa também mexer na parte da transmissão. São soluções que foram desenvolvidas em conjunto, ou seja, motor e câmbio trabalham em sintonia. Se você pensar em trocar o motor, uma nova caixa de câmbio deveria ser considerada e neste caso o seu orçamento já foi para o espaço. Posterior a tudo isto você ainda teria um carro transformado que no mercado de usados acaba tendo uma desvalorização maior.

Se você realmente tenciona a compra de um modelo diesel o ideal é que este carro fosse original de fábrica nesta configuração de combustível. Ainda assim algumas contas precisam ser feitas, pois um modelo SW4 a diesel frente a um modelo SW4 a gasolina (similares) tem uma diferença de quase R$ 20 mil reais, ou seja, ao se fazer à conta de quanto custa o seu km rodado a diesel e o km rodado a gasolina, perceberá que serão necessários muitos km para se depreciar este investimento.

Dependendo de sua forma de utilização esta depreciação pode ocorrer depois de anos de uso e em muitas vezes a venda do veículo ocorre primeiro.

Uma ressalva que você precisa saber e começar a se preocupar é o fato da Toyota ter descontinuado a linha SW4. Nitidamente esta não conseguia competir com os outros luxuosos Sport Utility do mercado (Pajero, Land Rover Discovery, Jeep Cherokee, Nissan Pathfinder, etc, etc) e a Toyota resolveu trazer um modelo acima deste segmento. A partir de agora o modelo Toyota no segmento dos Sport Utility passa a ser o novo Land Cruiser Prada. Na verdade este modelo é uma evolução (de mais de 50 anos) de nosso velho e conhecido Toyota Bandeirantes. Será oferecido com motorização a diesel e custará em torno de R$ 180 mil. Irá dar muito trabalho as concorrentes, pois em outros mercados a Toyota já faz muito sucesso com veículos desta série.

Neste caso você já passa a ter um veículo descontinuado, ou seja, o mesmo deve apresentar uma maior desvalorização por este motivo. Se você tenciona a compra de um modelo a diesel o ideal é que fosse por um modelo mais atual. Pensando desta maneira o SW4 a diesel também deve perder o seu valor, mas infelizmente como estamos falando de veículos importados, com baixos volumes de vendas a melhor estratégia representar optar por um veículo em regime de entrega normal. As próprias seguradoras têm uma tendência a aumentar os valores das apólices de seguros por conta desta descontinuidade do modelo. Supostamente há explicações, pois os custos de reparos e manutenções tendem a subir.

Nossa recomendação seria para a troca de um veículo a diesel original de fábrica. Este tipo de transformação seria válido em carros nacional e mesmo assim ainda existem restrições. Pense também no fato do modelo SW4 estar sendo descontinuado pela Toyota. A notícia ainda é recente e o mercado ainda não absorveu tal fato, ou seja, a desvalorização maior ainda não aconteceu.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson

Inicialmente, gostaria de agradecer pela rapidez e eficiencia da resposta, que foi de grande valor e me esclareceu diversas dúvidas.

Descobri Automoveldicas pelo site www.cade?

Com certeza divulgarei o seu site para todos meus amigos e familiares pela sua grande utilidade e eficiência.

Grato,
Elcio.