Pergunta

Tenho uma pequena frota em minha empresa de aprox. 10 veículos que só rodam na cidade e estrada.

Gostaria de saber qual é o custo/benefício melhor para se trocar esta frota.

Uno/Palio/Gol/Corsa ou outros ?

Marcelo

Resposta

Prezado Marcelo,

Nunca respondemos consultorias a pessoas jurídicas e pelos exemplos de nossos trabalhos (pastas consultorias) você pode observar o perfil de nossos Clientes internautas. Ainda assim muito do que é lá reportado também pode ser aplicado a vossa Organização.

Vejamos:

Suas opções de compras estão corretas, pois você mencionou os veículos mais vendidos do mercado.

Acreditamos que a opção por veículos 1.0 seria também uma correta estratégia, pois além de significar menor investimento representa uma melhor economia de combustível. Ainda que existam ressalvas em relação ao desempenho destes veículos, a industria automotiva evoluiu muito neste segmento de veículos e os atuais 1.0 já fornecem uma relação peso / potencia muito similar aos veículos de motor 1.6 do passado.

Até 2002, 70% dos novos veículos comercializados possuíam motorização 1.0 e optar por este tipo de solução seria estar alinhado com uma tendência de mercado.

Muitas de nossas consultorias são apoiadas em volumes de vendas e isto acaba representa um cenário bem positivo do mercado. Vejamos estes números para os últimos três exercícios:

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
GM Celta: 21.444 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 78.150 unidades vendidas
Ford Fiesta: 41.356 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
GM Celta: 90.159 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 52.093 unidades vendidas
Ford Fiesta: 43.239 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.879 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas
GM Celta: 110.573 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 34.987 unidades vendidas
Ford Fiesta: 61.279 unidades vendidas

Ano 2003 (até maio):

VW Gol: 53.608 unidades emplacadas
Fiat Palio: 38.153 unidades emplacadas
Fiat Uno: 28.032 unidades emplacadas
GM Celta: 36.719 unidades emplacadas
GM Corsa: 35.750 unidades emplacadas (neste montante constam os modelos Hatch e Sedan)
Ford Fiesta: 23.994 unidades emplacadas (neste montante constam os modelos Novo Fiesta e Fiesta Antigo)

Pelos números acima já seria fácil responder o seu questionamento apontando o Gol como melhor opção de compra. O modelo é o mais vendido em seu segmento por mais de 16 anos.

Ainda assim valem algumas considerações:

VW Gol:

De longe é o veículo mais vendido do mercado, Ninguém consegue tal feito se o mesmo na atende bem as premissas de um excelente produto. Baixa manutenção, confiabilidade, valor de revenda, tradição VW, etc, etc. Muitas empresas adotam o modelo em suas frotas.
Com a chegada do novo VW Pólo mais o novo produto que a VW vai lançar (ainda de codinome Projeto 249) tudo indicava que este seria um provável final da produção do Gol. Recentemente a VW fechou um contato de exportação do modelo junto ao mercado asiático que prevê o embarque anual de 30 mil veículos até 2007. Com este cenário e o volume atual de vendas local é bem provável que tenhamos até uma geração IV do modelo.

Fiat Palio:

Representa o segundo veículo mais vendido em nosso mercado. Só isto também atesta a qualidade do produto. Existe uma importante ressalva. É provável e a mídia já até fotografou um modelo que seria uma nova versão da família Palio. Tem muito do recém lançado modelo Fiat Stillo. Como o modelo já data de 1996 sem maiores mudanças estéticas o mesmo já começa a sofrer de uma defasagem de projeto, frente aos novos lançamentos (Novo Fiesta, Novo Polo, Peugeot 206, Renault Clio, Novo Corsa, Citroen C3, etc, etc). Se estas mudanças realmente ocorrerem pode representar uma maior desvalorização do modelo atual no mercado. Em 2002 a Fiat conseguiu ainda um bom resultado oferecendo a família numa melhor relação de custo / benefício. Como o mercado automotivo vive um pouco das novidades de mercado este tipo de estratégia comercial acaba não dando resultado por muito tempo. Fiat Uno: o projeto é um dos mais antigos. Foi lançado na Europa em 1978 e continua vendendo bem em nosso País. Com certeza o que justifica tal feito é o fato da Fiat oferecer o modelo como melhor relação de custo / benefício do mercado. Neste final de semana os classificados de automóveis apresentavam campanha corporativa da Fiat oferecendo o modelo de entrada por menos de R$ 13 mil reais. Se pensarmos que o conceito do carro popular iniciou-se considerando um custo próximo dos USU 7 mil dólares americanos, o valor pedido para o mesmo representa uma pechincha.
Como investimento inicial é a melhor oferta.

GM Celta:

Foi lançado com o apelo de carro mais barato do mercado nacional. Quase que a estratégia acabou com o produto. Mais barato não podia significar o pior e a GM passou a oferecer o modelo mais bem acabado e com possibilidades de configurações não disponíveis no inicio. Ainda em 2002, lançou o modelo de 4 portas e trocou a motorização do mesmo. Nitidamente a política realizada causou o feito desejado, pois o modelo já briga pela segunda posição em volumes de vendas. No segmento de entrada dos carros populares representa o projeto mais novo e com maior aceitação junto ao publico.
Talvez este tipo de análise não faça muito sentido quanto estamos nos referindo a um veículo destinado a uma Organização.

GM Corsa:

A introdução da nova família Corsa se justificou exatamente pela queda de vendas do modelo Hatch. Infelizmente este modelo antigo foi descontinuado e o modelo novo não chegou a fazer tanto sucesso como os novos Fiesta e VW Pólo. Aquele modelo Corsa Sedan Classic (modelo antigo) continua sendo fabricado e vende muito em seu mercado de atuação. Ainda assim seria um desperdício de dinheiro coloca-lo como carro de frota.

Fiesta antigo:

O novo Fiesta não representa um carro destinado a frotas de veículo. Representaria um desperdício de dinheiro. Com o lançamento do novo Fiesta a Ford passou a oferecer o modelo antigo numa excelente relação de custo / benefício. Em termos de motor a solução Zetec Rocan ainda representa uma das melhores opções da categoria e tanto que é verdade que o novo Fiesta ainda continua utilizando tal motorização.

O custo de apólice de seguros do modelo é um dos mais em conta da categoria e isto pode representar uma economia adicional quando estamos nos referindo a uma frota de veículos. O maior risco seria a Ford tirar o modelo de fabricação, por conta de uma futura diminuição nos volumes de vendas. Ainda assim pode representar uma boa alternativa.

Conclusão: fica fácil dizer que o Gol continua sendo a nossa primeira opção. Por tudo que o veículo tem demonstrado por todos estes anos de estrada. A questão do seguro pode fazer uma certa diferença, pois no segmento em que está tem um dos custos mais elevados.

Como estamos falando de um veículo que será conduzido por seus funcionários o VW atende mais as necessidades de robustez do seu dia a dia.

Segue anexo uma tabela comparativa sobre modelos 1.0 utilizada em outra consultoria. Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Estou muito satisfeito com a rapidez e pelo conteudo da resposta que Vcs., me enviaram.
É bom saber que podemos contar com uma empresa especializada como a sua, que pode nos auxiliar na hora de fazer um investimento como este.
Att.Marcelo