Pergunta

Caro Nelson

Gostaria de saber sua opinião sobre o veículo CELTA.

Minhas dúvidas são sobre a suspensão porque ouvi dizer que não era boa e segura. Parece-me que o veículo está em promoção pela Chevrolet.

Aguardo notícias.

Fátima

Resposta

Prezada Fátima,

Vejamos o que podemos acrescentar:

Muitas de nossas consultorias respondidas são apoiadas nos volumes de vendas que na verdade representa um dos melhores parâmetros para se avaliar um veículo. Se um veículo não é bom com certeza o volume de vendas do mesmo mostra este cenário. Vejamos os números nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
GM Celta: 21.444 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
GM Celta: 90.159 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
GM Celta: 110.573 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas

Pelos números acima já da para se tirar algumas conclusões:

O modelo pretendido esta numa ascendente de vendas e isto pode ser bom em termos de revenda quando usado. No mercado de veículos o que acontece no mercado de novos tende s se repetir no mercado de usados.

Quando a GM lançou o modelo tentando faze-lo com o apelo de carro mais barato chegou a oferta-lo com pouca oferta de recursos e péssimo acabamento. Mudou a estratégia adotada, passou a vender o modelo pela internet diminuindo os custo do processo, passou a oferece-lo com uma série de opcionais configurados pelo comprador e em 2002 quando lançou a versão de 4 portas passou a dotar o modelo de um motor um pouco mais forte (antes 60CV, agora 70CV), nitidamente uma evolução tecnologia em relação aos motores maia antigos.

A terceira posição no ranking dos carros mais vendidos, naquele segmento (carros com motor 1.0)que representa 70% dos novos carros comercializados em nosso País, mostra um excelente resultado para a GM e atesta que o produto é sem dúvida uma das melhores opções de nosso mercado.

Desta lista apresentada o modelo é o mais recente, ou seja, menos provável de alterações estéticas num curto espaço de tempo, o que apresenta ascendência de vendas, sem dúvida a melhor opção.

Dentro do segmento dos carros populares existe uma segmentação a o veículo Celta pertence ao grupo de entrada deste. Se compararmos os concorrentes (Ford Ka, Fiesta Antigo, Gol Geração II, Fita Uno, Fiat Palio, etc,etc) a veículo GM é sem dúvida sua melhor opção.

Em 2003 (até maio) já foram emplacados exatos 36.719 veículos Celta e o modelo permanece na terceira posição de vendas, perdendo apenas para o Fiat Palio e VW Gol. Um carro que supostamente teria problemas de suspensão não alcançaria tal sucesso e com certeza a mídia daria algum destaque para este tipo de situação.

Segue abaixo algumas especificações do novo Celta com motor de 70CV.

Chevrolet Celta 4 portas:

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 cm3
Potência: 70CV a 6.400 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm
Consumo estrada: 17,7 km/l
Consumo cidade: 13,3 km/l
Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
Tração dianteira
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Direção: hidráulica (opcional), pinhão e cremalheira
Carroceria: dois volumes tipo hatch, 4 portas, 5 lugares
Comprimento: 3,75 m
Largura: 1,61 m
Altura: 1,43 m
Peso: 870 kg
Rodas: 13 x 4,5
Pneus: 165/70 R13
Suspensão dianteira: independente tipo Mc Pherson, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora
Suspensão traseira: semi-independente, eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores pressurizados

Fonte (especificações): Revista Motor Show Edição 232 Julho / 02.

Pode comprar de olhos fechados,

Veículos em promoção: as vendas estão baixas, os pátios cheios e é bem provável que nos próximos dias vejamos as chamadas promoções corporativas, aquelas onde fabricantes entram vendendo através de mega feirões, feirões de fábrica, etc, etc. Normalmente este tipo de situação acaba sendo oferecido condições de financiamento bastante atrativas. São oferecidos juros abaixo de 1% ao mês. Ainda que a entrada corresponda a 50% do valor do veículo e o restante a ser pago em 12 parcelas iguais, nos parece um excelente negócio para a compra de um bem durável.

Se aparecer algo nos classificados deste final de semana, te aviso na sequência.

Grato e vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento