Pergunta

Prezados,

Já os incomodei no passado com o mesmo assunto, mas gostaria de retomá-lo para tentar descobrir quando ocorrerá a reestilização do Audi-A3 no Brasil, visto que para os modelos A4 e A6 ela já ocorreu.

Qual a avaliação atual deste modelo, em comparação com os seus concorrentes da categoria?

Grato,

João Zaidan

Resposta

Caro Zaidan,

O Golf muda já em 2003 (mercado Europeu) onde será montado na nova plataforma PQ35, a saber:

P = plataforma
Q = transversal
3 = terceira linha
5 = Geração cinco

Nesta mesma plataforma PQ35 será montado o novo Audi A3.

O modelo Golf vendido em nosso mercado, pertence à geração IV da família. Golf e Audi A3 dividem a mesma plataforma e são fabricados localmente em São José dos Pinhais – Paraná.

A VW já anunciou que a fabrica de São José dos Pinhais não produzirá o novo Golf que deverá ser realizado na VW do México, ou seja, quando isto ocorrer, será muito difícil de se manter uma plataforma somente com a produção do Audi A3. Também se especula que o mercado brasileiro seria abastecido até quando der, ou seja, o volume de vendas permitir com modelos antigos de Golf / Audi A3.

Na verdade existe um outro problema. Esta nova reestilização prevista para o modelo A3 é até agora considerada ao modelo de 3 portas somente. Como em nosso mercado o que mais vende é o modelo de 4 portas, fica aqui um outro grave problema a ser administrado. Em outros mercados, principalmente o Europeu o modelo A3 é mais vendido na versão de duas portas, seguindo a concepção original do veículo.

Conclusão: com certeza Audi A3 e Golf geração IV carecem de mudanças estéticas num curto espaço de tempo, frente à concorrência dos novos produtos. Como são veículos que dividem a mesma plataforma é bem provável que isto ocorra simultaneamente. O nosso A3 deve sofrer mudança já no fim de 2003 ou início de 2004 (mercado Europeu). É bem provável que tenhamos a oferta do modelo atual por mais tempo, mas será o volume de vendas de ambos que definirá esta estratégia.

Comprar um Audi A3 ou Golf Geração IV, 0 km, nos dias de hoje é correr riscos de desvalorizações futuras em função destes novos lançamentos.

Aí você irá me perguntar o que será da fabrica da VW no Paraná. Esta planta será responsável pela montagem do novo modelo VW Tupi, um pequeno veículo a ser lançado no mercado, que deve permanecer entre o Gol e o Pólo.

A VW de São Bernardo do Campo será responsável pela produção deste VW Tupi destinado ao mercado externo.

O nome Tupi ainda é um codinome, mas na escolha do definitivo, este também está participando dentro dos prováveis.

Audi A3:

Vejamos os volumes de vendas do modelo os 3 últimos exercícios:

Ano 2000:

Audi A3: 8.539 unidades vendidas

Ano 2001:

Audi A3: 11.509 unidades vendidas

Ano 2002:

Audi A3: 9.133 unidades vendidas

Se considerarmos que 2002 foi um ano repleto de lançamentos o modelo Audi A3 continua num excelente volume de vendas. Vale lembrar que estamos falando de um modelo considerado um Compact Premium de verdade, ou seja, um veículo que parte do valor de R$ 50 mil reais. Lembramos que no mercado de novos, 65% dos veículos comercializados possuem motorização 1.0, ou seja, o resultado da Audi com seu modelo A3 é um sucesso absoluto.

Concorrentes:

Na verdade o modelo Audi A3 está meio sozinho no mercado. O mais próximo dele pertence à mesma holding VW, ou seja, é o próprio Golf. Recentemente a Fiat lançou o modelo Fiat Stilo e dentro desta família de veículo existe um modelo, Stilo Abarth que possui características parecidas (motorização importado de 164CV, repleto de acessórios, ski window, rodas de 17 polegadas, duplo ar condicionado digital, side bags, etc, etc. Ainda assim estamos falando de um modelo Fiat que ainda não se compara com a marca das quatro argolas.

O recém lançado Alfa 147 seria páreo para o Audi A3 e com certeza representa um veículo superior. Pelo fato de ser importado (seu preço está diretamente relacionado à moeda americana) e a opção trazida representa o modelo mais completo da família, o modelo Alfa 147 é oferecido no mercado com preços acima dos R$ 100 mil reais. Já tive oportunidade de fazer um teste drive em um desses veículos e fiquei muito impressionado. Além do excelente motor o veículo é oferecido com câmbio igual aos modelos de Formula 1, ou seja, as trocas são realizadas por borboletas atrás do volante.

O Audi A3 de 180CV também oferece algo parecido, mas representa um câmbio tiptronic, onde as mudanças são feitas por botões no volante do veículo. Percebemos então que a Audi está meio sozinha na oferta de um veículo Premium, que ainda representa um status e numa excelente relação de custo / benefício. Existem opções para todos os bolsos e gostos, partindo da motorização 1.6 (101 CV), 1.8 (125CV), 1.8 Turbo (150CV e 180CV) até o modelo Audi S3 importado (versão Sport da família), de 210CV.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Automoveldicas,

Muito obrigado pelo excelente conteúdo dos esclarecimentos prestados.
Abraço,

João Zaidan Nouer Filho