Pergunta

Faço sempre consultas com vcs e estou em dúvida quanto ao veículo para comprar:

Dentre eles está a Parati Turbo 03 / Meriva 16V , gosto mais de carros mais esportivos, então gostaria de saber se vale a pena pegar esse motor Turbo da Volks, ou pegar um carros mais moderno como o Meriva ?

Gustavo Bello
 

Resposta

Prezado Gustavo,

Sua pergunta é facilmente respondida:

Se você tivesse perguntado as opções Parati Turbo X Parati 1.6 X Parati 1.8 ficaríamos com o motor normal. Vamos anexar uma outra consultorias que trata do Gol Turbo x Gol normal e muito do redigido lá aplica-se ao caso da Parati, ou seja, a versão 1.8 tem quase o mesmo desempenho, menor custo, menor seguro, maior aceitação de mercado e assim por diante.

Nitidamente o motor 1.0 da VW na configuração Turbo representou uma estratégia do fabricante que manter os volumes de vendas da família VW BX (Gol. Saveiro, Parti) em alta. Até 2002 os motores 1.0 pagavam taxas de IPI muito baixa em relação aos motores de maior cilindrada, ou seja, a opção Turbo no motor 1.0 representava um custo mais reduzido (menor IPI) e uma potência de 112CV, obtida somente em maiores motores.

Ainda assim o mercado brasileiro não aprovou muito este tipo de motorização e sempre irá considerar um carro mais desgastado no momento da revenda. As seguradoras também acabam classificando o modelo como esportivo e isto representam um custo bem mais elevado em sua apólice de seguros.

Somente como referência faça uma cotação de preços junto ao seu corretor de confiança sobre preços de seguros da Parati Turbo, Parati Normal e o GM Meriva.

GM Meriva:

Talvez o grande ponto negativo do veículo GM Meriva seja o fato do mesmo não ter as bolsas infláveis disponíveis. Nos dias de hoje infelizmente não é admissível um veículo que custo algo próximo dos R$ 35 mil reais não oferecer tal item nem como opcional.

Recentemente em um evento da industria automotiva ou executivo de uma grande montadora mencionou que apenas 2% de seu mix de vendas de veículo deste segmento eram comercializados com Air Bag. Talvez tenha sido baseado nestes números que a GM tenha oferecido o seu modelo neste primeiro instante sem o item. Quando o veículo é lançamento e novo o grande objetivo é o maior numero de vendas possível, e como o brasileiro ainda procura preço este item acaba sendo deixado para a fase 2 do projeto, ou seja, quando o carro já atingiu um razoável numero de vendas bem como uma boa aceitação junto aos consumidores.

Lembro-me que as primeiras picapes Ranger importadas dos EUA na versão XL 6 cilindros possuíam Air bag e ABS e o levantamento dos vidros era manual. Ainda que nos EUA a utilização do Air bag é obrigatória, nitidamente a questão da segurança vem antes do item conforto. Ainda estamos na síndrome do trio elétrico, ar condicionado e direção hidráulica.

A Mercedes-Benz pagou o ônus desta percepção, pois quando lançou o seu modelo Classe A, o brasileiro confundiu com carro pequeno (popular) e deveria custar pouco. Hoje em dia ainda representa uma das melhores relações de custo / benefício disponíveis em nosso mercado.

Prós: nitidamente representa o grande lançamento da GM ocorrido em 2002. A família Corsa foi outro lançamento, mas seu modelo Hatch não chegou a decolar em volumes de vendas quando comparado com o novo Fiesta e novo Pólo. O Corsa Sedan vai bem e ambos os modelos (antigo e novo) continuam fazendo sucesso no mercado. O Celta também conquistou a terceira posição em volume de vendas atrás de Palio e Gol. A introdução do modelo de 4 portas e a nova motorização de 70V trouxe alegria e bons resultados para a GM. A planta de Gravataí no Sul do País é uma das poucas fábricas que não possui ociosidade de produção.

A linha Astra recebeu uma pequena maquiagem até que venha o novo modelo e o Vectra, coitado despencou de 30 mil unidades / ano em 2000 para 7 mil unidades / ano em 2002. Tudo indica que deve ser um cover do Santana, mas o sucesso de vendas só será obtido se a GM oferecer o modelo numa melhor relação de custo benefício.

Conclusão:

A Meriva representou o grande lançamento da GM em 2002. Até porque o modelo tem muito da engenharia brasileira representando inclusive o seu lançamento antes mesmo do ocorrido recentemente no mercado europeu. É um produto mundial, recém lançado e o esquema dos bancos Flex Space garante versatilidade ao modelo. A motorização adotada também pertence aos novos motores da Empresa Power Train, uma joint venture entre GM e Fiat. São duas ótimas opções de 8V (102CV) ou 16V (122CV). Tudo irá depender de seu orçamento previsto para a compra.

Até dezembro de 2002 o modelo vendeu exatas 9.177 unidades sendo 90% da versão de 8V e 10% da versão de 16V.

Nitidamente estes números mostram que o consumidor brasileiro ainda busca preço. Nos três primeiros meses de 2003 o modelo já alcançou a marca de 5.243 unidades vendidas que representa 3,5 vezes á mais que o modelo Mercedes-Benz (1.560). Ainda dentro desta linha de monovolumes temos os seguintes volumes de vendas para 2003:

Picasso: 2.896 unidades vendidas
Zafira: 2.361 unidades vendidas
Scénic: 2.281 unidades vendidas

Com certeza o que justifica em parte o cenário acima é o preço oferecido pelo modelo. Um Meriva parte de R$ 36 mil reais enquanto que estes maiores modelos já passam a custar acima dos R$ 45 mil reais.

Existem ainda negativas para o modelo Meriva em relação à capacidade do porta malas (292 litros) e a falta de um computador de bordo. Só como exemplo o porta malas do Classe A totaliza exatos 350 litros.

Recentemente a industria automotiva nacional introduziu importantes lançamentos que com certeza darão muito trabalho ao modelo GM Meriva, Ainda que pertençam a segmentos distintos estão posicionados nesta mesma faixa de preço (entre R$ 34 mil e R$ 45 mil), a saber:

Citroen C3
Honda Fit
Fiat Stilo
Ford EcoSport

Este último lançamento da Ford será um grande “player” em nosso mercado, pois todos sempre sonharam e ter um Sport Utility em suas garagens. Ainda que o modelo não possua um motor tão potente, um acabamento primoroso, a tração 4×4, nunca conseguimos comprar um similar numa relação tão boa em termos de custo / o que oferece. Qualquer outra opção parecida no mercado vale mais de R$ 60 mil. É bem verdade que este oferece air bag duplo, tração 4×4, melhor motorização. Um dia a versão top de Ford Eco Sport também vai custar perto dos R$ 60 mil. O importante agora é vender, pois a fábrica da Ford em Camaçari fora projetada para 250 mil unidades / ano. Ainda que o sucesso do modelo já chegue perto de 2 mil unidades / mês falta muito para preencher aquela produção total da fábrica. Inicialmente iríamos exportar 80 mil unidades / ano do Eco Sport para os EUA e Canadá. Não deu certo e outros mercados precisarão ser encontrados para absorver tamanha produção.

A Ford já colhe os frutos de seus dois últimos lançamentos e neste ano já possui 12% do market share local. Ainda que esteja na quarta posição o cenário é bem diferente dos 7% de 2001 e a posição ameaçada pela Renault.

Em relação ao Meriva, não existem ressalvas. Trata-se de um dos grandes lançamentos da industria automotiva mundial e pode comprar sem receios. Se você pensa um pouco mais em segurança, a falta do air bag pode representar um ponto negativo a sua escolha.

Vejamos algumas especificações de motor 8V e 16V:

Meriva 1.8 8 V:

Motor: 1.8, quatro cilindros em linha oito válvulas, gasolina
Potência: 102 CV a 5.200 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 2.800 rpm
Velocidade máxima: 170 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2 seg
Consumo cidade: 9,9 km/l
Consumo estrada: 14,7 km/l

Fonte: Jornal Diário de São Paulo dia 14/agosto/02

Meriva 1.8 16 V:

Motor: 1.8, quatro cilindros transversal em linha, dezesseis válvulas, gasolina
Potência: 122 CV a 5.600 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 3.600 rpm
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 seg
Consumo cidade: n/d
Consumo estrada: n/d

Fonte: Jornal Diário de São Paulo dia 28/agosto/02

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido as suas expectativas,

Permanecemos a sua inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br  

Agradecimento

Caro Colega, agradeço pela atenção dispensada e adianto que de muito me serve consultar vocês antes de fazer qualquer aquisição, pois costumo trocar de carro umas duas, a três vezes por ano.

Conheci vocês pesquisando em sites de busca e indico para quem eu posso, pois é realmente uma consultoria e não um “chute.”

Agradeço,

Gustavo Bello