Pergunta

Prezados,

Estou pensando em trocar o Astra de minha esposa e considero como alternativas o Audi A3, o Toyota Corolla e o novo Ford EcoSport.

Gostaria de um comparativo entre eles, embora saiba que não são da mesma categoria, para apoiar minha decisão.
Grato,

João Zaidan

Resposta

Caro Zaidan,

Vejamos algumas considerações em relação as opções de compras tencionadas:

Audi A3:

Em outras consultorias a sua pessoa já referenciamos as considerações a este veículo. Representa ainda um dos verdadeiros compact premium de nosso mercado, continua vendendo bem, é um verdadeiro produto da marca Audi onde traz status e esportividade, dependendo da versão escolhida. Talvez fosse prudente uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança. Se a opção for por uma motorização turbo, isto pode elevar um pouco este custo. Se optar por uma motorização normal (1.6 de 101 CV ou 1.8 de 125 CV) o cenário pode ser outro, em contrapartida na revenda futura estas versões de motorização inferior tem menor procura e aceitação no mercado de usados.

Existe ainda aquela ressalva em relação a descontinuidade do produto:

Veja uma nota publicada na revista Auto Data numero 166 junho / 03:

# Agencias internacionais noticiaram: durante assembléia geral ordinária em 15 de maio do corrente a Audi AG revelou que poderá encerrar a produção do Audi A3 na fábrica de São José dos Pinhais – Paraná

# Resposta Brasil 1: no dia seguinte a assessoria de comunicação da fábrica brasileira e o diretor de vendas da Audi Senna, braço comercial da Empresa no Brasil, trataram de atenuar a revelação. Classificaram como erro de interpretação.

# Reposta Brasil 2: Para a fábrica os alemães quiseram dizer que pelo menos até 2004 o Audi A3 estaria garantido no Brasil. Já o Diretor de Vendas Brasil disse que a Matriz estaria definindo se a nova geração do modelo prevista para 2005 na Alemanha, será simultaneamente feita no Brasil.

Resta saber qual é a estratégia do fabricante Audi. Como o reestilização está prevista para o modelo Audi A3 de 3 portas somente e este não é o carro chefe da Audi Brasil, fica a duvida desta continuidade de fabricação local.

Toyota Corolla:

Outro dia me chamou a atenção o fato da mídia ainda estar anunciando o novo Toyota Corolla. Pense que já estamos em julho / 03 e o modelo foi lançando em nosso mercado em junho / 02. Este tipo de situação ou estratégia só é possível quando o produto é muito bom ou quando as vendas estão numa trajetória ascendente. Ninguém questiona o fabricante para mudar o discurso de novo produto. Até porque foram investidos milhões de dólares na campanha publicitária de lançamento, utilizando inclusive um dos atores mais bem pagos da industria cinematográfica mundial. O carro continua sendo objeto de desejo de muitos e a propagando ainda desperta interesse. Nos dias de hoje já colocaram um outro filme publicitário, nos mesmos moldes do primeiro.

Volume de vendas:

Nas parciais finais de 2002 o modelo já era o campeão do segmento dos sedans médios. No acumulado de 2002 ainda perdeu para o concorrente mais forte, pelo fato de ter sido lançado somente na metade do ano:

Vejamos estes números:

Ano 2002:

Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas

Em 2003 o cenário já é outro:

Abril 03:

Honda Civic: 1.492 unidades vendidas
Toyota Corolla: 2.898 unidades vendidas

Acumulado (janeiro / abril – 03)

Honda Civic: 6.609 unidades vendidas
Toyota Corolla: 9.546 unidades vendidas

Com certeza esta diferença só não é maior pois a Toyota no inicio deste ano enfrentou alguns problemas de entrega de veículo em função da elevada demanda de vendas. Com certeza umas das melhores opções de compras de nosso mercado. Vejamos agora algumas especificações do modelo:

Toyota Corolla:

Motor 1.8:

Potência: 136CV a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm a 4.200 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2 seg
Consumo cidade: 11,1 km/l
Consumo estrada: 14,2 km/l

Fonte: Revista Motor Show – Julho 02

Motor 1.6:

Potência: 110 CV a 6.000 rpm
Torque: 15,0 kgfm a 4.400 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 seg
Consumo: não estou encontrando o consumo deste modelo, pois a maioria das publicações fez um comparativo com o modelo Honda utilizando a versão 1.8. Como o fabricante não indica tal item, resta a nós uma maior pesquisa em outras publicações.

Toyota Corolla XLi:

Comprimento: 4,530 m
Largura: 1,705 m
Distância entre eixos: 1,480 m
Peso: 1.105 kg
Porta malas: 437 l
Tanque de combustível: 55 l
# Antena no teto
# Maçanetas externas, espelhos, para choques molduras na cor do veículo
# Vidros verdes
# Ar condicionado integrado frio / quente
# Aviso sonoro de chave na ignição e faróis ligados
# Banco do motorista com regulagem de altura
# Coluna de direção com regulagem de altura
# Comando interno do porta malas e tanque de combustível
# Console entre bancos com porta copos e porta objetos
# Desembaçador do vidro traseiro
# Hodômetro total e parcial
# Limpador do para brisa com temporizador
# Para sol do passageiro com espelho de cortesia
# Porta moedas, porta objetos, no painel e painel central
# Rádio com CD player
# 4 altos falantes
# Relógio digital
# Retrovisores externos elétricos
# Conta giros
# Travas e vidros elétricos
# Apoios de cabeça com regulagem de altura
# Apoios traseiros de cabeça (2) com regulagem de altura
# Barras de proteção nas portas
# Brake light
# Cintos de segurança dianteiros com 3 pontos
# Cintos de segurança laterais traseiros com 3 pontos
# Imobilizador por código eletrônico na chave
# Trava de segurança nas portas traseiras

Ford EcoSport:

Ford EcoSport por R$ 40 mil reais.

Infelizmente ninguém faz milagres e também já ouvi comentários neste sentido. O acabamento do carro é pobre pelo valor do veículo, em compensação a Ford passa a oferecer um tipo de veículo que sempre foi sonho de todo consumidor brasileiro e a um custo mais acessível. Para chegar neste valor alguma coisa tinha que estar comprometida e infelizmente o acabamento interno faz parte destes itens deixados em segundo plano.

Ainda assim o veículo vai vender muito e já está fazendo um grande sucesso. Nos primeiros dois meses já foram comercializadas mais de 3.000 unidades e este número só não é maior porque o fabricante tem problemas iniciais de produção e não consegue atender esta demanda adicional. A Ford também está exportando o modelo para o México e tem planos de fornecimento do mesmo para outros mercados da América Latina.

O veículo também seria exportado aos EUA e Canadá, mas num determinado momento os americanos falaram que o modelo não atende as expectativas do americano em termos de tamanho e espaço interno. Na verdade os sindicatos americanos eram contrários a importação de veículos do Brasil frente a uma possível fabricação local. Com certeza será um sucesso, ainda que seu acabamento seja pobre. Representa o segundo veículo do Projeto Ford Amazon (novo Complexo Fabril em Camaçari – Bahia) e contribuirá em muito para uma retomada do fabricante no mercado local.

A Ford está correta na estratégia de posicionar a marca como umas das grandes montadoras no mercado mundial. Em termos mundiais a marca é a segunda produtora, perdendo apenas da GM e isto não ocorre no Brasil. A quarta posição em volumes de vendas, quase perdendo esta para e Renault em 2001 fez com que a montadora se mexesse.

De 7% de participação no mercado local há dois anos atrás, hoje na chega na casa dos 12%. Com certeza o novo Fiesta é o grande responsável por este resultado e o EcoSport será outro grande sucesso de vendas.

A estratégia da Ford está correta. Oferece um veículo com preços bastante acessíveis. No dia que colocar um motor mais forte e a tração 4×4 com certeza custará os mesmos R$ 60mil reais que custa a Pajero TR4, antiga Pajero IO, também fa, etc, etc, etc,,,,,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br
 

Agradecimento

Prezados,

Muito obrigado pelo fantástico material produzido.
Ele é muito bom e sem dúvida me auxiliará na tomada de decisão.

Abraços,

João Zaidan Nouer Filho