Pergunta

Minha esposa é portadora de deficiencia fisica,tenho que comprar um carro com adaptações(freio/acelerador)manuais,que carro compro ?

Como e onde obter maiores descontos?

Obs:Tenho intenção de comprar o veiculo a vista.

Parabéns pelo site,

Um abraço.

Carlos Alberto

Resposta

Prezado Carlos,

Já estávamos meio preocupados em responder a sua consultoria, quando encontramos a seguinte matéria que pode justificar um pouco a sua suposta dificuldade operacional em adquirir tal veículo:

Portador de deficiência física não consegue isenção na compra de automóveis Os portadores de deficiência não estão conseguindo comprar automóveis novos com isenção de impostos.

Uma mudança da lei, no último dia 17 de junho, praticamente parou o mercado, pois vem gerando muita confusão – ao ponto de a General Motors ter se visto obrigada a suspender, desde sexta-feira, todos os faturamentos do gênero, bloqueando até mesmo algumas vendas efetuadas por seus lojistas há alguns dias.

A nova redação da lei deixa dúvidas no ar ao permitir a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, somente para carros “movidos a combustíveis de origem renovável ou com sistema reversível de combustão”. No primeiro caso, o álcool se enquadra. No segundo, no entanto, não se sabe ao certo qual a exigência. É possível comprar um carro a gasolina e depois transformá-lo para a Gás Natural Veicular (GNV), por exemplo?

Na dúvida, as montadoras não estão vendendo seus modelos a gasolina. “Assim, ninguém pode comprar nada”, lamenta Paulo Modenutti, supervisor de vendas especiais da Chevrolet Viamar. É que no mercado atual, é mínima a participação do carro a álcool, sendo que nenhuma fabricante oferece ainda modelos movidos a GNV. “Atualmente só existe carro com câmbio automático a gasolina, versão que domina quase 80% do total das vendas”, completa Modenutti. Honda e Toyota, por exemplo, só produzem carros com motor a gasolina, sendo que Civic e Corolla eram dois dos mais procurados pelos portadores de deficiência.

Nas lojas da capital com pronta entrega a álcool hoje só existem algumas raras unidades Volkswagen e Fiat, nada muito animador. O que a General Motors e as demais montadoras nacionais buscam é a mesma isenção do IPI que vigorava desde 1995. Para isso, tentam mudar a recém-publicada Lei número 10.690 – não se mexeu com o ICMS. Se tirou com uma mão, o Governo deu com outra. É que a nova lei sobre isenção de impostos na compra do automóvel novo passa a contemplar não só aqueles com problemas físicos, como ocorria até então, mas também os de “deficiência visual e mental e os autistas, diretamente ou por intermédio de seu representante legal”.

Quer dizer, agora os deficientes visuais, por exemplo, podem adquirir um veículo muito mais em conta, para que um parente ou mesmo um empregado o dirija. O mesmo vale para os outros deficientes, que não tinham tal benefício pela antiga lei. “Acabou-se com a obrigação de que o comprador que ganha isenção seja exclusivamente aquele que vai dirigir o carro, o que vai possibilitar que muitos outros portadores de deficiência tenham acesso ao carro novo”, lembra Paulo Modenutti, da Viamar. Outra mudança na lei foi a limitação do carro em até 2.000 cilindradas, sendo que antes não se permitia a compra de modelos com potência superior a 127 cavalos. Caso a norma anterior sobre o combustível estivesse valendo, o leque de opções ao deficientes abriria e muito – enquadrariam nela Vectra, Zafira etc.

Fonte: Jornal da Tarde

Além da matéria acima encontramos uma outra matéria publicada no Jornal Diário de São Paulo (10 de agosto de 2002) que trata do assunto sobre carros adaptados para deficientes físicos.

A mesma traz importantes informações e podemos tirar uma cópia e envia-la via correio ou fax. Neste caso precisamos de suas informações adicionais (endereço ou número do fax).

Ao final da matéria a mesma apresentava quatro números de telefones que talvez sejam de seu interesse:

Cavenaghi (11) 3719-3739 (Oficina especializada há mais de 35 anos fazendo adaptações em carros para deficientes físicos).

Auto Escola Guerra (11) 3862-6852 (especializada em obtenção de habilitação de deficientes físicos e documentação de veículos na obtenção da isenção).

Fiat Autonomy: 0800 701 8010 (serviço da montadora Fiat)

Mobilidade VW: 0800 882-2020 (serviço da montadora VW)

Acreditamos que com as informações acima já podemos te ajudar um pouco. Se precisar de cópia da matéria, é só nos avisar.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento