Pergunta

Nelson

O Roberto meu amigo te agradece muito pela ajuda dada sobre o Honda e o Corolla Mais te pede outro favor :

Foi neste final de semana a uma concess. da Fiat e se apaixonou pela perua Marea O que vc pode dizer sobre a mesma?

Ele tb quer saber se havera mudanças em breve pois viu uma foto em uma destas revistas de carro da nova Marea

Obs.: ja imprimi uma consultoria que vc fez em 06/04/2002
Um abraço,

Fernando

Resposta

Caro Fernando,

Vejamos algumas considerações sobre a Marea Week.

No segmento das peruas existem atualmente em nosso mercado apenas três modelos oferecidos e vendidos em maior volume. São eles Fiat Palio Weekend, VW Parati, Fiat Marea Weekend.

A Ford já não oferece a Station Wagon Escort e deve focar este segmento com a novo EcoSport e a GM não oferece mais o Corsa Wagon, atendendo esta demanda com o novo monovolume GM Meriva.

Recentemente a Peugeot lançou a SW 307 e a Toyota sinaliza com o lançamento no futuro de uma perua derivada do Corolla.

Pelo visto a industria automotiva mundial tem focado suas estratégias nestes novos conceitos de veículos, principalmente os chamados de monovolumes (Citroen Picasso, Renault Scénic, GM Zafira, GM Meriva, Mercedes-Benz Classe A, etc, etc) e os chamados multiusos (Fiat Doblo, Renault Kango, Citroen Berlingo). Supostamente oferecem mais espaço, mas praticidade, mais versatilidade e se parecem muito com os veículos tradicionais.

Há quem ainda aposte nas peruas do segmento família e a Fiat é uma delas. Em relação à Perua Marea Weekend, vale algumas importantes ressalvas:

O modelos Fiat Brava representa o modelo Hatch da família Marea. Na Europa por ocasião do lançamento do novo Fiat Stilo este deixou de ser produzido. No Brasil ainda existe uma participação dos dois modelos (Fiat Brava e Fiat Stilo), mas há quem acredite que isto será por pouco tempo, ou seja, o modelo Brava será mesmo descontinuado.

Se observarmos os volumes de vendas em 2003 (até abril) o Fiat Stilo acumula um total de 5.725 unidades emplacadas. O Brava não aparece no ranking dos 30 mais vendidos e em 2002 (todo o ano) vendeu apenas 5.909 unidades.

Pelo cenário acima é bem provável que a Fiat já esteja considerando o fim de sua produção local de seu modelo Fiat Brava.

Fiat Stilo Wagon:

No Mercado Europeu o modelo Fiat Stilo Wagon foi introduzido recentemente e representou a final de produção da Fiat Marea Weekend.

No Brasil esta também pode ser uma tendência futura e já li em algumas publicações especializadas que existe a intenção de fabricação local do modelo Fiat Stilo Wagon. Se isto acontecer este modelo competirá diretamente com o Marea Week, da mesma maneira que Brava e Stilo atendem o mesmo segmento. Ainda assim fica a questão do modelo Marea Sedan.

A Fiat precisa oferecer um veículo neste segmento e ainda não existe um Stilo modelo Sedan, ou seja, a Marea Week poderia ser descontinuada e a nova versão seria a Stilo Wagon e o Sedan ficaria sozinho nesta plataforma, ou a Fiat permaneceria com o Stilo em uma plataforma e o Marea Week e Sedan na outra.

Tradicionalmente a montadora de Betim acompanha as diretrizes da Matriz na determinação de seu portifólio de veículo e acredito muito mais num segmento do que ocorreu no mercado exterior, ou seja, o Brava seria substituído em definitivo pelo modelo Stilo e a Marea Week vira na seqüência pelo modelo Stilo Wagon. Ainda assim este modelo (Stilo Wagon) não existe em nosso mercado, representando um maior tempo da Marea Week. Comprar uma Marea Week nos dias atuais não representa os mesmos riscos de se adquirir um Brava 0 km, mas ainda assim representa viver perigosamente.

Em relação ao veículo não há o que falar. A motorização 2.4 de 20 válvulas e 160CV representa um dos melhores motores disponíveis em nosso mercado. Com certeza estamos falando de um veículo mundial, vendido com relativo sucesso no mercado Europeu e só isto já seria um atributo para testar a qualidade do veículo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento