Pergunta

Estou querendo comprar um Suzuki Vitara — 93 em diante.

É uma roubada?

Digo isso porque a Suzuki saiu do país neste ano e imagino que terei dificuldade em conseguir peças de reposição e oficinas gabaritadas para fazer a manutenção do carro.

Outra dúvida é a seguinte: como descobrir se o jipe foi malhado em trilhas?

Obrigado pela atenção,

Gerson

Resposta

Prezado Gerson,

Infelizmente o fato das operações Suzuki já terem sido enceradas no País é o que mais preocupa no pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

O discurso da importadora é que vai garantir assistência técnica e peças de reposição aos proprietários atuais, através de sua rede de revendas, mas quem é que vai manter um negócio, apenas para a manutenção de veículos. Estas revendas autorizadas existiam para vender e manter os veículos e é bem provável que este numero de postos autorizados venha a diminuir ainda mais.

Off road ou não: infelizmente os veículos da marca Suzuki sempre tiveram uma maior identidade com situações off road, ou seja, um pouco diferente daqueles sport utilities mais caros comprados e utilizados nas ruas das grandes metrópoles. O modelo Vitara é menos utilizado em condições off road, quando comparado com seu irmão mais rústico o Suzuki Samurai, até pelo fato deste modelo ser mais barato do que a família Vitara. Ainda assim foi um carro muito utilizado nestas condições.

Até seria fácil de se descobrir se o mesmo foi ou não utilizado em práticas de off road, se não fosse essas lojas especializadas em reparação ou rejuvenescimento de veículos. Hoje em dia é possível contratar este tipo de serviço que vai além de uma simples lavagem ou cera. O pessoal desmonta todo o veículo e partes internas do mesmo são minuciosamente limpas (motor, suspensão, lataria dos pára-lamas, grades, portas, borrachas, porta-malas, etc, etc). Neste caso fica mais difícil a percepção. Ainda assim uma verdadeira atividade offroad será bem difícil de ser limpa, pois aquela sujeira de barro vai grudando em partes do veículo (principalmente as partes de suspensão, amortecedores, pontas de eixos) que são passíveis de limpezas.

Ainda assim uma vistoria de seu mecânico de confiança seria uma estratégia prudente. Veja algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Observe também o perfil do proprietário atual. É meio fácil descobrir se o mesmo é adepto de uma atividade mais off road. O veículo pretendido também foi bastante comercializado junto ao publico feminino. Neste universo de proprietários seria mais provável de você encontrar um veículo livre dessas preocupações.

Esteja atento também ao manual do proprietário e o programa de revisões realizados em revenda autorizada. É evidente que quanto mais antigo o modelo pretendido menor são as chances de satisfazer estas dicas de sucesso em sua compra. Ainda assim há os chamados “mosca branca”. Eu mesmo tenho um Land Rover Discovery 97, com 7 mil milhas originais. Nunca fez trilhas, na verdade foram poucas as vezes que este pegou chuva……..Não vendo por nada. Em nossa homepage, pasta “quem somos” existem algumas fotos do veículo deste veículo, com o endereço do site inscrito na lateral do veículo.

Vamos nos falando, pois os Sport Utilities representam minha preferência no segmento automotivo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento